Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que são pagamentos in...

O que são pagamentos instantâneos?

Não esperar 3 dias para o dinheiro cair e nem pagar tarifas para movimentar: entenda como funciona a modalidade que vai permitir realizar transferências e pagamentos em tempo real.

No dia 19 de fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou o Pix, que irá permitir a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos – ele será uma alternativa instantânea e gratuita a TEDs, DOCs, boletos e até cartões. Desde então, os pagamentos instantâneos têm sido assunto constante, já que podem facilitar o dia a dia das pessoas.

Abaixo, entenda o que são e quais as vantagens dos pagamentos instantâneos.

O que são pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos permitem que qualquer pessoa – física ou jurídica – realize transferências e pagamentos em tempo real. Por exemplo: em vez de pagar um boleto e esperar 3 dias úteis para que ele seja compensado, o dinheiro cai na hora na conta do destinatário.

Além disso, com esse sistema não é necessário o uso das maquininhas de cartão e nem mesmo de caixas eletrônicos: tudo pode ser feito por meio de um app instalado no celular.

Os pagamentos instantâneos já são realidade em mais de 46 países ao redor do mundo, como China, Austrália e Alemanha.

O que os pagamentos instantâneos têm a ver com o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pelo Banco Central e tem previsão de lançamento para novembro de 2020. Com ele, o dinheiro cairá em 10 segundos na conta, não importa o dia ou horário, e deverá ser gratuito para os clientes.

Segundo o Banco Central, o Pix começará a funcionar no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar. O objetivo é ter o sistema funcionando completamente até o dia 16 de novembro.

Saiba tudo sobre o Pix.

7 vantagens dos pagamentos instantâneos

Entre os benefícios da opção estão:

  1. Disponibilidade: é possível efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (mesmo fora do horário bancário), qualquer dia da semana (incluindo fins de semana e feriados) e ter o valor compensado no mesmo instante, sem precisar esperar – como é o caso de TEDs, DOCs e boletos, por exemplo;
  2. Na palma da mão: Não há a necessidade de carregar dinheiro físico por aí, nem mesmo o cartão e cheque – somente o celular é necessário. Para efetuar o pagamento, basta ler um QR Code com a câmera do smartphone e informar dados do recebedor, (como em TEDs e DOCs). Porém, com o pagamento instantâneo vai ser possível realizar pagamentos, em tempo real, em estabelecimentos comerciais, como supermercados e padarias, por exemplo;
  3. Rapidez: as transferências podem ser realizadas de maneira imediata, – acabando com aquele nervoso de não saber exatamente quando o dinheiro vai cair;
  4. Custo: pagamentos instantâneos são, tipicamente, gratuitos ou de baixo custo. No caso do Pix, pessoas físicas não pagarão nada e pessoas jurídicas devem ter um custo, mas bem menor do que outras opções – no Nubank, entretanto, o Pix também será gratuito para clientes da conta PJ.
  5. Controle: Para as empresas que usarem o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital;
  6. Tecnologia simples: O usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresenta um QR Code, que pode ser lido por qualquer tipo de smartphone – não é necessário ter a maquininha de cartão;
  7. Menos burocracia: Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras, por exemplo): o valor das transferências sai direto da conta do pagador paga para a conta de quem recebe.

O que é o Pix – meio de pagamento instantâneo no Brasil?

O Pix é, basicamente, um novo meio que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

A diferença, se comparado aos meios de pagamento usados atualmente, é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.86

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post