Pular navegação

O que são pagamentos instantâneos?

Não precisar esperar dias úteis para o dinheiro cair e nem pagar tarifas para movimentar: entenda como funciona a modalidade que vai permitir realizar transferências e pagamentos em tempo real.

o que são pagamentos instantâneos: relógio roxo com cifrão no lugar dos números, em um fundo preto

No dia 19 de fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou o Pix, que irá permitir a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos - ele será uma alternativa instantânea e gratuita a TEDs, DOCs, boletos e até cartões. Desde então, os pagamentos instantâneos têm sido assunto constante, já que podem facilitar o dia a dia das pessoas.

Abaixo, entenda o que são e quais as vantagens dos pagamentos instantâneos.

O que são pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos permitem que qualquer pessoa - física ou jurídica - realize transferências e pagamentos em tempo real. Por exemplo: em vez de pagar um boleto e esperar até um dia útil para que ele seja compensado, o dinheiro cai na hora na conta do destinatário.

Além disso, com esse sistema não é necessário o uso das maquininhas de cartão e nem mesmo de caixas eletrônicos: tudo pode ser feito por meio de um app instalado no celular.

Os pagamentos instantâneos já são realidade em mais de 46 países ao redor do mundo, como China, Austrália e Alemanha.

O que os pagamentos instantâneos têm a ver com o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pelo Banco Central e tem previsão de lançamento para novembro de 2020. Com ele, o dinheiro cairá em 10 segundos na conta, não importa o dia ou horário, e deverá ser gratuito para os clientes.

Segundo o Banco Central, o Pix começará a funcionar no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar. O objetivo é ter o sistema funcionando completamente até o dia 16 de novembro.

Saiba tudo sobre o Pix.

7 vantagens dos pagamentos instantâneos

Entre os benefícios da opção estão:

  1. Disponibilidade: é possível efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (mesmo fora do horário bancário), qualquer dia da semana (incluindo fins de semana e feriados) e ter o valor compensado no mesmo instante, sem precisar esperar - como é o caso de TEDs, DOCs e boletos, por exemplo;
  2. Na palma da mão: Não há a necessidade de carregar dinheiro físico por aí, nem mesmo o cartão e cheque - somente o celular é necessário. Para efetuar o pagamento, basta ler um QR Code com a câmera do smartphone e informar dados do recebedor, (como em TEDs e DOCs). Porém, com o pagamento instantâneo vai ser possível realizar pagamentos, em tempo real, em estabelecimentos comerciais, como supermercados e padarias, por exemplo;
  3. Rapidez: as transferências podem ser realizadas de maneira imediata, - acabando com aquele nervoso de não saber exatamente quando o dinheiro vai cair;
  4. Custo: pagamentos instantâneos são, tipicamente, gratuitos ou de baixo custo. No caso do Pix, pessoas físicas não pagarão nada e pessoas jurídicas devem ter um custo, mas bem menor do que outras opções – no Nubank, entretanto, o Pix também será gratuito para clientes da conta PJ.
  5. Controle: Para as empresas que usarem o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital;
  6. Tecnologia simples: O usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresenta um QR Code, que pode ser lido por qualquer tipo de smartphone - não é necessário ter a maquininha de cartão;
  7. Menos burocracia: Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras, por exemplo): o valor das transferências sai direto da conta do pagador paga para a conta de quem recebe.

O que é o Pix - meio de pagamento instantâneo no Brasil?

O Pix é, basicamente, um novo meio que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

A diferença, se comparado aos meios de pagamento usados atualmente, é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Conheçao Buscador de Boletos, o DDA do Nubank

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.