Pular navegação

Pix: qual a diferença entre o QR Code estático e QR Code dinâmico?

Pagamentos e transferências do Pix podem ser feitas usando um QR Code, que será compartilhado pelo recebedor - mas existem dois tipos desse código.

Pix QR Code: ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado

O Pix é o meio de pagamentos do Banco Central, digital, instantâneo, disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, e gratuito para pessoas físicas. Com ele, é possível fazer transferências e pagamentos a qualquer momento usando os dados bancários ou as chaves Pix, apelidos que podem ser adicionados à conta. Assim, o cliente não precisa compartilhar todos os seus dados bancários e pessoais com outras pessoas. 

Confira no vídeo abaixo como registrar as chaves Pix no app do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=vuJzLf1UcfM

Além das chaves do Pix, é possível compartilhar um QR Code gerado no aplicativo – assim, ao invés de passar seus dados bancários para receber um valor, é só gerar o QR Code de cada chave e dividí-lo com quem precisa te pagar. Basta fazer a leitura do código para saber onde depositar.

O QR Code pode ser gerado diretamente no aplicativo da instituição financeira e pode ser de dois tipos: QR Code estático ou QR Code dinâmico. Mas qual a diferença entre os dois? Para quê serve cada um?

QR Code estático e QR Code Dinâmico - qual a diferença?

Os dois tipos de QR Code têm o mesmo objetivo: funcionar como uma ferramenta de cobrança. A grande diferença entre eles está no número de transações que podem ser realizadas usando o QR Code - o estático pode ser usado para diversos pagamentos de um mesmo valor, enquanto o dinâmico vale apenas para uma única transação.

Veja mais sobre cada um deles abaixo:

QR Code estático

O QR Code estático pode ser usado para diversas transações e, segundo o Banco Central, permite:

  • Que o recebedor defina um valor fixo para um produto;
  • E também a inserção de um valor pelo pagador.

Na prática, um QR Code estático é como uma etiqueta de preço único. Ele não muda, e você pode usar ele para cobrar o mesmo valor de várias pessoas. Ele é, portanto, mais flexível. A recomendação do BC é de que ele é mais apropriado pra pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.

QR Code dinâmico

Diferente do anterior, o QR Code dinâmico é exclusivo para cada transação. Isso significa que ele só pode ser usado uma vez- para fazer uma segunda cobrança usando um QR Code, é necessário gerar um novo.

Além disso, também é possível incluir outros dados e informações no QR Code, como a identificação do recebedor.

Por ser exclusivo para cada transação e gerado por um sistema, a expectativa é de que este tipo de QR Code seja mais usado em compras online, por e-commerces, ou cobranças mais formais.

Pagamento com QR Code do Pix no e-commerce 

Para pagar com Pix no e-commerce, é necessário ter apenas o celular conectado à internet para acessar o aplicativo do banco. Para quem vai receber um pagamento, é possível gerar um QR Code do Pix de forma manual pelo menu Pix do aplicativo do banco onde irá receber o dinheiro, ou automaticamente por meio de uma API de pagamento (Application Programming Interface). 

Esse último caso é o mais comum entre os e-commerces, já que toda essa ferramenta está integrada ao sistema. Com isso, ficam liberadas todas as funcionalidades do Pix para a loja.

Para o pagador, ou seja, quem vai fazer o pagamento com Pix, é só acessar o aplicativo do banco, escolher “pagar com QR Code” e fazer a leitura do código com a câmera do celular, que abrirá automaticamente.

Se a transação for realizada pelo computador, é só apontar a câmera do celular para a tela e escanear o QR Code Pix que vai aparecer ao finalizar a compra usando o aplicativo de pagamento. Automaticamente, todas as informações sobre o recebedor irão surgir na tela e, logo em seguida, basta confirmar o pagamento.

Nos casos das compras feitas pelo celular, é necessário copiar o código gerado e usar o “Pix Copia e Cola”. A seguir, cole a informação copiada no aplicativo que está vinculado ao Pix e siga com as etapas. Quando o pagamento for efetuado, tanto o lojista quanto o cliente serão notificados em poucos segundos de que a compra foi concluída com sucesso.

O que é QR Code, mesmo? 

O nome QR Code vem de Quick Response Code, ou código de resposta rápida, em português. De forma simplificada, o QR Code é uma espécie de código de barras de duas dimensões capaz de armazenar muito mais informações do que as etiquetas de produtos que vemos em lojas e supermercados.

No lugar de ser escaneado pelo leitor de preços de um caixa, por exemplo, o QR Code pode ser lido pelas câmeras de smartphones. 

Isso faz com que, na prática, o QR Code funcione como uma espécie de hyperlink: ao apontar a câmera de celular para a imagem, é possível ativar uma função específica do telefone, como abrir certa página no navegador, abrir determinada aba dentro de um app, um formulário em um site ou até mesmo ligar para um número específico. 

Ainda não tem dúvidas sobre o Pix? Saiba tudo sobre o meio de pagamentos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.