Pular navegação

Pix Copia e Cola: o que é e como usar para fazer e receber pagamentos

Para quem precisa fazer um pagamento ou receber um pagamento e não quer (ou não consegue) usar o QR Code, o Pix Copia e Cola é uma alternativa simples e rápida.

Pix Copia e Cola: ilustração de uma mão segurando uma carteira

O Pix, meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central no final de 2020, permite que os usuários façam pagamentos e transferências de forma totalmente digital e a qualquer momento -- ele está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. 

Existem três principais maneiras de fazer pagamentos usando o  Pix, como pessoa física

  • Informando uma chave do Pix do usuário que vai receber; essa chave pode ser o CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória;
  • Passando os dados completos da conta que vai receber o Pix (nome, agência, número da conta, CPF, código do banco);
  • Fazendo a leitura de um QR Code, gerado por quem vai receber os valores;
  • Ou informando um código do Pix Copia e Cola;

Uma novidade mais recente do Pix é o chamado Pix Copia e Cola, que facilita o pagamento pela leitura de QR Code. Afinal, como fazer a leitura de um QR Code que está no seu próprio celular -- quando ele é enviado por printscreen, por exemplo? Ou quando não é possível ou fácil ler o código no celular de outra pessoa?

É esse problema que o Pix Copia e Cola resolve. Veja, a seguir, como ele funciona e como usá-lo.

O que é o Pix Copia e Cola?

O Pix Copia e Cola é uma funcionalidade desse meio de pagamentos que todas as instituições que operam com o Pix devem oferecer. Ela permite que o QR Code enviado a alguém para fazer o pagamento seja transformado em um link ou código. 

Ou seja: o Pix Copia e Cola é um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento -- basicamente, todos os dados da imagem transformados em um código. 

Como posso usar?

O Pix Copia e Cola é usado para fazer pagamentos e para cobrar outros usuários

Para quem está enviando os dados para pagamento (tanto o valor quanto os dados da conta) ou cobrando alguém, ele é uma boa alternativa -- afinal, ele funciona como um boleto: o usuário que fará o pagamento copia o código (assim como copiaria as informações do código de barras) e cola no momento de completar a transação. 

Na prática, o Pix Copia e Cola é ainda melhor que um boleto, já que os valores transferidos pelo Pix caem na hora e essas transações estão sempre disponíveis, 24 horas por dia, 7 dias da semana; no caso do pagamento por boleto, ele pode levar três dias para ser compensado e pode ser feito apenas em dias úteis, em horário comercial.

O Pix Copia e Cola também facilita o pagamento para quem não consegue, naquele momento, fazer a leitura de QR Code -- na hora de pagar, é só copiar o código e colá-lo no campo informado, no aplicativo por onde você vai fazer o pagamento. Essa opção sempre fica dentro da área Pix. 

Como funciona o Pix Copia e Cola?

O Pix Copia e Cola funciona de um jeito para quem vai receber um pagamento e de outro para quem vai fazê-lo:

  • Para quem vai receber um pagamento: no aplicativo da sua instituição, dentro da área Pix, você deve gerar o QR Code com o valor do pagamento; depois, é só compartilhar o link ou código Pix referente a ele com a pessoa que fará o pagamento -- a opção de transformar o QR Code em código ou link vai aparecer no seu aplicativo.
  • Para quem vai fazer um pagamento: basta copiar o código referente ao QR Code que você recebeu da pessoa para quem vai pagar. Na hora de fazer o pagamento, é só informar esse código dentro da área Pix do seu aplicativo, em "Pagar" e "Pix Copia e Cola". 

Qual a diferença entre o Pix Copia e Cola e a chave aleatória?

O código do Pix Copia e Cola e a chave aleatória não são a mesma coisa. 

  • A chave aleatória é gerada no próprio aplicativo da sua instituição financeira e você pode compartilhar com quem quiser para receber pagamentos. Ela é um código referente apenas à conta onde você vai receber as transações ou pagamentos do Pix;
  • No caso do código do Pix Copia e Cola, ele funciona como um boleto e traz todas as informações de pagamento, incluindo o valor. Quando você envia uma cobrança de Pix para uma pessoa, pode gerar um QR Code com todas essas informações -- o Pix Copia e Cola é gerado a partir dele. 

Como diferenciar a chave aleatória e o código Pix Copia e Cola?

Eles são diferentes no número de caracteres e nas informações que contém.. Mas vale ressaltar que a chave aleatória também pode ser compartilhada por QR Code -- neste caso, é possível identificar que é uma chave aleatória pois ela não informará o valor que deve ser pago.

Veja exemplos de chave aleatória e código do Pix Copia e Cola, segundo o próprio Banco Central: 

  • Chave aleatória:

123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000

  • Pix Copia e Cola:

00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 5204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D

Como usar o Pix Copia e Cola no Nubank

No Nubank, usar o Pix Copia e Cola é simples, como toda a experiência do Pix. Veja como usá-lo abaixo -- tanto para cobrar alguém quanto para fazer pagamentos.

Para gerar um QR Code e transformá-lo num código:

  • No nosso aplicativo, dentro da área Pix, vá em “Cobrar”;
  • Informe o valor que você deseja cobrar de quem fará o pagamento e toque na seta no canto inferior direito;
  • Confirme o valor, insira uma mensagem, se desejar,  e toque em "Criar QR Code"
  • Na tela seguinte, que já mostra o QR Code, toque em "Compartilhar link"; esse link, quando aberto pelo pagador, direciona para um site que contém o código daquele QR Code;
  • Escolha como e com quem compartilhar esse código;
  • E pronto! Sua cobrança foi enviada. 

Para pagar usando um código do Pix que você recebeu:

  • No nosso aplicativo, dentro da área Pix, vá em “Pagar”;
  • Selecione a opção "Pix Copia e Cola";
  • Insira o código recebido no campo em questão; se você recebeu um link de pagamento do Nubank, ao abri-lo, seu aplicativo já abrirá automaticamente na tela com os valores da transação; 
  • Na tela seguinte, confirme os dados do pagamento -- valor, quem vai receber etc;
  • Digite sua senha de 4 dígitos;
  • E pronto! Seu pagamento foi feito e concluído. 

Saiba mais sobre o Pix, como ele pode ser usado e as principais novidades.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.