Pular navegação

Pague com Pix: todas as possibilidades de usar o meio de pagamento 

De compras online à tarifa de pedágio, saiba como dar agilidade aos pagamentos e ainda aproveitar descontos e ofertas especiais.

O Pix é o meio de pagamentos preferido dos brasileiros e foi o mais utilizado em 2022. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram 24 bilhões de transações ao longo do ano passado, superando cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheque

Além da facilidade e do reconhecimento instantâneo do pagamento, estabelecimentos como lojas e sites de e-commerce oferecem vantagens e descontos exclusivos para quem usa o Pix na hora de pagar à vista – justificando a preferência dos brasileiros. 

https://www.youtube.com/watch?v=pPzdrqNfF0o&t=1s

Saiba abaixo todas as possibilidades de usar o Pix na hora de realizar pagamentos. 

Pague com Pix: compras em lojas física 

Lojas, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos comerciais oferecem o Pix como forma de pagamento de seus produtos ou serviços. O pagamento pode ser disponibilizado por meio de um código QR Code estático, que normalmente fica impresso e fixado próximo ao caixa do local, ou o número da chave Pix, – normalmente é o número do CNPJ do estabelecimento. 

Também existe a possibilidade da loja gerar um código QR Code dinâmico por meio da maquininha de cartão ou de seu próprio sistema. 

Como funcionam as chaves do Pix? 

Compras online

Diversos sites de e-commerce e de passagens aéreas oferecem descontos para pagamentos à vista usando o Pix, tornando-o ainda vantajoso. Em março de 2023, 27% das transações Pix foram realizadas por pessoas para empresas, segundo dados do Banco Central.   

Além disso, o Pix é aceito em aplicativos de entrega de comida, de transporte particular e transporte público – como o bilhete digital TOP do metrô da cidade de São Paulo. 

Como pagar o delivery com Pix? 

Pagamento de taxas públicas

O PagTesouro, plataforma digital do Tesouro Nacional, permite o pagamento de taxas, contribuições e outros serviços públicos usando o Pix, como custas judiciais, emissão de passaporte, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DAS MEI), multas etc.

DAS MEI: como pagar pelo Pix na conta PJ do Nubank 

Casas lotéricas

É possível sacar dinheiro em espécie em casas lotéricas por meio do Pix Saque e do Pix Troco, além de fazer os pagamentos das apostas nos jogos da Loteria Federal. Estabelecimentos comerciais, como padarias, lojas de departamento e supermercados também oferecem a possibilidade de sacar dinheiro usando um dos recursos. 

6 situações que ficaram no passado por causa do Pix 

Pedágios

Algumas rodovias do Brasil já aceitam o Pix no pagamento da tarifa de pedágio. No estado do Mato Grosso (MT), desde 2021, todas as rodovias estaduais aceitam o meio de pagamento instantâneo. Também há a discussão no Senado Federal de um projeto de lei (PL 4.463/2020) que torna obrigatória a possibilidade do pagamento da tarifa de pedágio usando o Pix e cartões de crédito e débito, mas ainda segue em análise. 

Cartórios

Desde 2022, qualquer débito com a Justiça Eleitoral pode ser pago via Pix ou cartão de crédito. Além disso, muitos cartórios de registro pelo Brasil também passaram a aceitar o meio de pagamento instantâneo.  

Dívidas

Empresas de serviço de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC, oferecem descontos exclusivos para negociação de dívidas e possibilitam o pagamento do acordo via Pix, agilizando o pagamento e a retirada do nome nas listas de proteção ao crédito. 

Como sair das dívidas? Veja qual pagar primeiro 

Tem como usar o Pix de outras formas?

Tem. Muitas instituições financeiras oferecem a possibilidade de usar o limite do cartão de crédito para fazer transferências e pagamentos via Pix, mas cobram taxas e juros sobre o valor da compra. Por isso, é importante avaliar se realmente vale a pena essa forma de usar o Pix. 

Como usar o Pix com cartão de crédito sem se enrolar?  

Leia mais sobre o Pix: 

Siglas do Pix: afinal, quem é quem nessa história?

Como denunciar um Pix fraudulento?

Mecanismo Especial de Devolução do Pix: como funciona no Nubank?  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.