Dizem que, numa época em que não existia internet nem outras tecnologias de comunicação, comerciantes se reuniam na praça para compartilhar o nome das pessoas que compravam e não pagavam – o que as deixava com o nome sujo.
Os anos passaram, as tecnologias avançaram, mas ainda é comum ouvir essa expressão por aí. E ter o nome negativado, ou o nome sujo, continua a ser sinônimo de endividamento.
Mas o que significa na prática? Ter o nome sujo prejudica a concessão de crédito a uma pessoa? A seguir, confira as respostas às principais dúvidas sobre o tema.
O que é nome sujo? O que isso significa?
Ter o nome sujo significa que uma pessoa tem uma ou mais dívidas não pagas e que estão registradas em empresas de serviço de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.
Isso pode acontecer por atraso de contas, como cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, ou até mesmo contas de serviços essenciais, como luz e água.
De acordo com o mapa da inadimplência do Serasa mais de 70 milhões de brasileiros têm o nome negativado. E os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,1%.
Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e saber mais sobre o que realmente significa ter o nome sujo:
O que acontece se uma pessoa ficar com o nome sujo?
Quando uma pessoa fica com o nome sujo, quer dizer que o CPF está em status de inadimplência, o que pode impactar a vida financeira de alguém, já que existe a possibilidade dos credores perderem a confiança em você para conceder novos créditos ou realizar negociações.
Um nome negativado – termo técnico para o cadastro de inadimplência – é uma forma de alerta para o mercado de que associar-se financeiramente a essa pessoa pode ser arriscado.
No Nubank, nossos clientes podem contar com mais uma ajuda extra para lidar com práticas que impactam a reputação de um consumidor: o NuScore, o score de crédito próprio do Nu.
Ele foi desenvolvido para ajudar as pessoas a entender quais comportamentos contribuem na hora de definir o aumento ou a redução do limite do cartão Nubank.
Como saber se um nome está negativado?
O Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites para consultar gratuitamente o status de um nome, ou melhor, de um CPF. Basta fazer um cadastro simples e pronto.
Já para consultar um nome no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.
Como um nome vai parar nas listas de proteção ao crédito?
Quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.
Esses órgãos, então, entram em contato com o consumidor (por carta, telefone ou mensagem de celular) para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado.
Assim, qualquer empresa ou instituição que tenha acesso a estas bases de dados pode checar o histórico financeiro de alguém antes de conceder crédito.
Quando um nome fica sujo?
O nome sujo vem da inscrição nos órgãos de proteção ao crédito e esse processo não é automático. A partir do primeiro dia de inadimplência, o credor já pode inserir o nome do devedor no cadastro de inadimplentes se assim desejar.
É importante ressaltar que a pessoa que está em dívida deve ser, obrigatoriamente, avisada que suas informações serão enviadas aos serviços de proteção ao crédito.
E, no momento desta notificação, ela tem um prazo de até 10 dias para quitar ou negociar o débito. Caso o pagamento ou negociação não aconteça, aí dá para dizer que a pessoa está com o nome sujo.
Quais as consequências de estar com o nome negativado?
Estar com o nome sujo tem suas consequências, principalmente para:
- Ter uma boa pontuação no score de crédito;
- Conseguir um empréstimo;
- Fazer qualquer tipo de financiamento, seja de imóvel, carro ou outros bens;
- Obter boas condições de pagamentos e taxas de juros em serviços de crédito;
- Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito (para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque).
Como limpar um nome sujo?
Para limpar um nome sujo e sair das listas de proteção ao crédito, o único caminho é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento.
Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.
Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos. Mas a conta não deixa de existir: a empresa ainda poderá entrar na justiça com a cobrança.
É verdade que o nome sujo some depois de 5 anos?
Sim, é verdade. Pela legislação brasileira, uma dívida caduca após 5 anos, o que significa que ela deixa de constar nos cadastros de proteção ao crédito. No entanto, isso não significa que a dívida seja perdoada; o credor ainda pode cobrar judicialmente.
Apesar deste cenário, esta não é a melhor saída, já que cinco anos é um tempo considerável para enfrentar as inúmeras restrições de crédito e serviços.
Lidar com o nome sujo é, sem dúvida, uma situação complexa e desafiadora. Por isso, é importante buscar planejar suas finanças e evitar endividamentos que possam levar à negativação de seu nome ou, se for impossível escapar da dívida, organizar as contas o mais rápido possível e fazer um acordo para quitar o débito.
Depois de reverter os impactos do nome sujo e começar a reconstruir os hábitos financeiros, os clientes do Nubank têm a possibilidade de transformar dinheiro investido em limite do cartão de crédito. Com mais limite, é possível concentrar seus gastos no cartão de crédito do Nubank e, assim, se organizar melhor.
Atenção aos mitos sobre o nome sujo
Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei.
O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos com o nome sujo.
Além disso, quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior. Outro mito está relacionado com o impedimento para abertura de conta, pois mesmo quem tem nome sujo pode abrir conta.
Leia mais:
O que é score de crédito e como manter uma boa pontuação?
Como criar bons hábitos financeiros?
Por que é importante guardar a mesma quantia de dinheiro todo o mês?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.