Pular navegação

O que é score de crédito e como manter uma boa pontuação?

Se você ainda tem dúvidas sobre a pontuação do score de crédito, descubra por que ela é importante, como impacta no seu dia a dia e dicas para melhorar o índice.

Ilustração em tons de rosa, roxa e branco, com um termômetro em meia lua, com ponteiro centralizado.

Você já teve um pedido de aumento de limite no cartão de crédito, empréstimo ou financiamento recusado por conta do score baixo? Quando falamos em perfil financeiro para aprovar ou não esses pedidos, a pontuação do score de crédito é um dos indicadores mais utilizados. Na prática, ele mede o nível de confiança que as instituições financeiras têm sobre a sua capacidade de pagamento.

Para medir esse nível de confiança de uma pessoa com as suas finanças, tudo o que ela faz com o dinheiro está sendo monitorado. Ou seja, a forma como você paga suas contas, organiza seus gastos, lida com o seu orçamento – tudo influencia no cálculo do score de crédito. 

Se essas informações são novidade para você ou ainda tem dúvidas sobre como funciona a pontuação, descubra abaixo por que ela é tão importante, como é calculada e como manter o índice mais alto. 

Antes, o que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e é uma classificação do seu perfil financeiro. O cálculo é feito pelo Serasa, empresa responsável pela análise de crédito com base no seu histórico de pagamentos e outros diversos critérios. 

Quando o índice está mais perto de mil, quer dizer que a sua avaliação está boa e são maiores as chances de ter crédito aprovado. Em contrapartida, quanto menor a pontuação, menor o nível de confiança no consumidor e, consequentemente, menores as chances de aprovação.

Para consultar o seu score de crédito, acesse o site ou aplicativo do Serasa Consumidor. A consulta é gratuita e você só precisa realizar um cadastro simples, com nome completo, CPF e dados para contato.

Saiba mais no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=slbS2jkCYDM

Por que o score de crédito é importante? 

De modo geral, as empresas e instituições querem saber se você é um bom pagador. Antes de aprovar uma linha de crédito – como empréstimos, financiamentos e até a concessão de cartão de crédito –, elas precisam avaliar sua credibilidade e é aí que o score de crédito entra.

Com essa pontuação, é possível entender a probabilidade de você cumprir com as suas obrigações financeiras e, assim, ter o pedido de crédito liberado. 

De certa forma, na prática, o score é importante para movimentar a economia como um todo. Mais liberação de crédito para as pessoas significa mais compras e vendas. Em outras palavras, a pontuação também faz parte do seu relacionamento com o mercado, porque todo mundo precisa de crédito em algum momento. 

E não é só sobre grandes empréstimos: isso inclui também parcelar compras com o cartão de uma loja, aumentar o limite do cartão de crédito do seu banco ou até realizar o sonho de financiar uma casa própria. 

Score alto não é garantia de aprovação 

Vale ressaltar: segundo a gerente executiva do Serasa Score, Amanda Castro, mesmo com score alto, não há uma garantia de que o consumidor terá o crédito liberado. Na verdade, ele funciona como um termômetro que ajuda a indicar uma maior ou menor probabilidade.  

Apesar de ter um peso grande, essa não é a única classificação usada pelas empresas e instituições financeiras. Uma pessoa pode ter um score excelente, por exemplo, mas se ela tiver um salário de R$ 3 mil por mês e pedir um financiamento com parcelas mensais de R$ 2 mil, o risco de inadimplência seria muito alto, por isso a nota do score não é o único critério que conta para aprovar um crédito. 

Como é feito o cálculo do score? 

A pontuação é um reflexo do seu relacionamento com as finanças e vários fatores entram nessa conta. Para chegar ao número final, é feita uma avaliação da maneira como você faz compras, como solicita crédito, como paga as suas contas e até seus dados de negativação, o famoso "nome sujo". Esses dados variam de acordo com o tempo, como é o caso de dívidas que prescrevem cinco anos depois da data de vencimento. 

Outro aspecto que compõe a nota é o Cadastro Positivo, que funciona como um currículo financeiro que registra suas transações e avalia todo o seu comportamento com as finanças. Antes de ele existir, só as "práticas ruins" eram levadas em consideração, como dívidas e atrasos em pagamentos.

Em abril de 2019, um projeto de lei foi sancionado para incluir automaticamente todos os cidadãos na lista do cadastro positivo, ou seja, as práticas boas também passaram a contar. 

Mais um ponto importante é que a dinâmica do sistema é auto sustentável, em outras palavras, quanto mais você cumprir com as suas obrigações financeiras, mais confiança você ganha para negociações futuras. 

Score 3.0 

Em agosto de 2023, a Serasa anunciou uma atualização no cálculo do score de crédito. Agora, é possível autorizar uma conexão bancária para compor a pontuação, com dados sobre saldo disponível em contas, investimentos, financiamento e histórico de cheque especial, e mais. 

Isso significa que as suas movimentações financeiras em uma conta bancária farão parte do sistema de cálculo do seu score de crédito, que irá definir se você é ou não um bom pagador.

De acordo com a instituição, o objetivo é que os consumidores tenham mais autonomia nesse processo e saibam mais detalhes sobre o que compõe o resultado do score.

Afinal, como manter uma boa pontuação do score de crédito? 

Essa é uma dúvida que era frequente entre as pessoas e, até há pouco tempo, quase um mistério a ser resolvido. Mas, hoje, já existem as respostas mais claras e que ajudam o consumidor a melhorar os próprios comportamentos financeiros para aumentar ou manter a pontuação alta do score. 

Entre as melhores práticas, de acordo com o Serasa, estão:

  • Pagar as contas em dia; 
  • Evitar cair na inadimplência; 
  • Manter os dados sempre atualizados na plataforma. 

Dessa forma, para ter um score mais alto, é preciso um planejamento para sair das dívidas, caso elas existam, e sempre manter o nome limpo, evitando atrasos e cumprindo com os compromissos financeiros. 

Clique aqui e descubra o que é verdade e o que é lenda para aumentar o score, de acordo com o Serasa. 

Se você precisa de ajuda para entender como começar a organizar sua vida financeira, veja o vídeo abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=R_dQ2BzL7kY

Leia também:

Finanças pessoais: aprenda em 5 passos rápidos como começar a se organizar 

Como limpar um nome sujo? 

Quitar dívidas (ou negociá-las): 5 dicas para te ajudar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.