Pular navegação

O que é e como funciona uma carta extrajudicial?

Entenda o que é essa comunicação que pode ser recebida por alguém que está em dívida.

Carta extrajudicial: imagem de um homem de costas passando por um detector de metal com a mão esquerda na cabeça. Ao lado, um grande X roxo em sinal de negativo.

Talvez você já tenha ouvido esse termo por aí. E pode ser que você, ou alguém próximo, já tenha até recebido a tal da carta extrajudicial. Mas, você sabe exatamente para quê ela serve e como ela funciona?

A carta extrajudicial é uma  comunicação recebida por algumas pessoas que devem para alguém ou para alguma instituição financeira.

Antes de mais nada, vale dizer que a notificação extrajudicial é feita fora de um processo judicial. Na verdade, ela é enviada  antes, como uma tentativa de resolver a situação de forma amigável.

O que é carta extrajudicial?

A carta extrajudicial - também chamada de notificação ou intimação extrajudicial - é um documento utilizado para fazer uma cobrança ou tentar solucionar um conflito. Ela pode ser feita por qualquer pessoa que queira comunicar uma situação a alguém.

Em casos de instituições financeiras, quando o cliente não consegue arcar com uma dívida, a instituição passa a tarefa de realizar a cobrança para uma empresa especialista no assunto. 

A carta deve conter:

  • Nome e endereço completo da pessoa a ser notificada;
  • Título “Notificação Extrajudicial”;
  • Dados pessoais do notificado.

Além disso, o texto do documento deve conter informações que deixem claro o objetivo da notificação, as exigências e as providências que o notificado deverá tomar. Também é importante comunicar os prazos para o cumprimento das obrigações e as medidas que serão tomadas caso o combinado não seja respeitado.

Após isso, a carta deve ser impressa em 2 vias e assinada pelo remetente.

É importante lembrar que o conteúdo da carta não pode ir contra a moral, os bons costumes e a segurança nacional.

Para que seja válida, a notificação extrajudicial precisa passar por um Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

E se o destinatário se recusar a receber a notificação?

Se isso acontecer, o Oficial do Cartório responsável pela entrega vai anotar a situação na certidão de entrega. Da mesma forma, se a entrega for feita através dos Correios, o Aviso de Recebimento (AR) terá a anotação da negativa de recebimento.

Esse fato é importante para comprovar que o remetente da notificação extrajudicial tentou solucionar o conflito, sem obter resposta da outra parte.

Fique atento

  • A empresa de cobrança não pode ligar para o seu local de trabalho;
  • Caso as notificações extrajudiciais não ofereçam o resultado esperado, a empresa ou pessoa que tem o dinheiro a receber pode tomar outras providências - como acionar a justiça. 

E quando a dívida é com o Nubank?

Se você é cliente do cartão de crédito Nubank e, por algum motivo, acabou atrasando pagamentos e tem uma dívida com a gente , entre em contato com o nosso time pelo canais oficiais de atendimento. Sabemos que imprevistos acontecem e iremos te auxiliar da melhor forma possível para que você resolva a sua situação.

Mas, é importante deixar claro que, dependendo do tempo que você ficar sem efetuar o pagamento da sua fatura, seu cartão pode ser bloqueado ou mesmo cancelado definitivamente, e uma carta extrajudicial pode ser enviada para a sua casa.

Quer saber como organizar suas finanças e sair das dívidas? Leia mais:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.