Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Como juntar dinheiro? 6 ...

Como juntar dinheiro? 6 dicas reais de quem consegue guardar

Pedimos ajuda aos membros da comunidade do Nubank para reunir conselhos que realmente funcionaram. Veja o que eles disseram.

Qual é a sua relação com o dinheiro? Ele é tipo aquele crush do metrô –quando você acha que a hora de dizer “oi” finalmente chegou, ele já foi embora e deixou aquele sentimento de “saudades de tudo o que a gente não viveu”? 

Para a maioria das pessoas, não é fácil juntar dinheiro. Por isso, pedimos ajuda para os membros da NuCommunity – a comunidade do Nubank – para reunir histórias e conselhos de quem consegue fazer isso.

Abaixo, veja 6 dicas reais que podem funcionar para você também. 

1- Tenha objetivos para o seu dinheiro

“Minha estratégia para juntar dinheiro é cortar alguns gastos mensais. Mesmo apertando o laço, tenho o objetivo de mudar para outro estado e até 2023 espero juntar o necessário.”

Edvan Cds, membro da NuCommunity

Se tem uma palavra que aparece em muitos conselhos dos membros da comunidade é “objetivo“. Afinal, saber por que você está abrindo mão de gastar agora é essencial para se manter motivado e firme na missão de juntar dinheiro.

Por isso, comece respondendo uma pergunta básica: Para que eu quero guardar dinheiro? É para viajar? Comprar uma casa? Abrir um negócio? Casar? Morar sozinho? Ter uma reserva financeira?

Com a resposta, será possível estimar quanto dinheiro você precisa para cumprir seu objetivo – seja de curto, médio ou longo prazo – e, assim, calcular quanto poupar por mês.

Lembre-se: são os objetivos que vão te ajudar a poupar dinheiro. Sem eles, é fácil esquecer por que mesmo você estava tentando economizar.

2- Encare seus investimentos como uma dívida

“Eu trato o dinheiro que eu quero guardar como uma ‘dívida’ que têm de ser paga. Separo um valor para reserva de emergência e outro para aposentadoria e pago esses valores todo mês como se fossem dívidas.”

Felipe Moraes, membro da NuCommunity

Essa dica do Felipe fez sucesso na comunidade. Também pudera. Estamos tão acostumados a pagar boletos que fica mais fácil juntar dinheiro quando a gente lida com nossas finanças pessoais com essa mesma mentalidade.

Seu objetivo é guardar R$200 por mês? Uma boa dica pode ser colocar um lembrete mensal no calendário para “pagar esse boleto” assim que receber o salário.

3- Mexer no estilo de vida

“Mantenho um estilo de vida pelo menos dois níveis abaixo do meu orçamento, o que me permite investir cerca de 40% dos meus rendimentos.”

Luck Pass, membro da NuCommunity

O conselho do Luck é mudar a forma como você encara a sua renda e ajustar todos os gastos a apenas parte da sua receita.

Isso é possível para todo mundo? Depende. A melhor forma é analisar os gastos nos últimos meses e entender para onde está indo o dinheiro – talvez exista, sim, espaço para diminuir alguma conta.

Agora, se você olha para os boletos e não vê de onde mais cortar dinheiro – porque todo ele já vai para as contas essenciais da casa e da família –, respire fundo. Está tudo bem. Para muitas pessoas, não existe espaço de manobra para grandes cortes de gastos nas despesas.

Nesse caso, o ideal é ter os objetivos em mente e buscar manter as contas em dia. Não se perder em dívidas já é um passo importante para controlar melhor o orçamento.

Independentemente da situação, começar aprendendo mais sobre educação financeira é uma boa estratégia. Clique aqui para começar.

4- Renda extra é bom, mas não esqueça de buscar uma renda fixa maior

“Minha primeira estratégia para juntar dinheiro foi fazer trabalho extra, agora eu foco em um emprego melhor. Recebendo um salário melhor e tendo controle dos gastos, fica mais fácil guardar.”

Pati Alves, membra da NuCommunity

Quando se fala em juntar dinheiro, muita gente aconselha conseguir uma renda extra – seja vendendo doces, pegando trabalhos temporários, sendo freelancer. Mas não é fácil ter um trabalho fixo e ainda fazer jornada dupla para ter mais dinheiro – e, consequentemente, guardar mais.

Por isso, a dica da Pati é tentar buscar uma renda fixa melhor – seja conseguindo um emprego fixo que pague mais ou aumentando as vendas do próprio negócio…

5- Aprenda sobre investimentos

“Comecei a poupar com renda fixa CDB e depois parti para LCA. Atualmente estou mais ‘agressivo’ e parti para renda variável. Mas, antes de começar a aplicar nessas modalidades, é importante fazer uma pesquisa e estudar sobre o assunto.”

Alipio Mori, membro da NuCommunity

Depois que você entende onde dá para economizar, o conselho do Alipio é aprender mais sobre os melhores investimentos. Assim, é possível escolher a opção ideal para o seu dinheiro dependendo de cada objetivo.

Para começar a aprender sobre investimentos, veja os conteúdos abaixo:

6- Comece – não importa como

“Uma dica que dou é começar a poupar. Use apps, crie metas e, a partir daí, você criará um gosto por querer guardar.”

Edson Sousa, membro da NuCommunity

Para muita gente, começar a juntar dinheiro não é fácil. Pode parecer difícil demais, distante da realidade e até um pouco doloroso. Mas, depois que se começa, é mais fácil continuar guardando.

Por isso, a dica do Edson é começar. Pode ser com pouco, sem muita estratégia ou organização: o importante é começar a poupar.

No fim, você vai perceber que juntar dinheiro nada mais é do que cuidar de você; uma forma de atingir aqueles sonhos que pareciam tão distantes e inatingíveis. Quem sabe isso não vira até um hábito de poupar?

Ficou curioso para saber outras dicas da comunidade?

Todas as dicas do texto foram retiradas de um tópico da NuCommunity sobre como juntar dinheiro. Alguns depoimentos foram editados para garantir a clareza, mas caso você queira acompanhar todas as dicas na íntegra e fazer parte de nossa comunidade, clique aqui para acessar o tópico.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post