Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Por que é importante gua...

Por que é importante guardar a mesma quantia de dinheiro todo o mês?

Estudos apontam que guardar dinheiro fica mais fácil quando se torna um hábito. Veja aqui como é possível ajudar a tornar essa ação parte da sua rotina.



Guardar dinheiro não é fácil para boa parte das pessoas: em outubro de 2019, somente 22% dos brasileiros conseguiram poupar alguma quantia, mostram dados do SPC Brasil.

Os motivos para esse número tão baixo são variados – dificuldades para controlar gastos e manter a disciplina, imprevistos financeiros e até receber uma renda muito baixa são algumas das justificativas, segundo outra pesquisa do SPC Brasil.

Mas algo que pode ajudar quem está tentando guardar é fazer desse processo algo constante; em outras palavras, transformar isso em um hábito.

Mas por que?

Um hábito é como uma ação inconsciente que segue um determinado padrão, segundo Charles Duhigg, jornalista norte-americano premiado e autor do livro best-seller “O Poder do Hábito”. Em outras palavras, quando adquirimos um hábito, essa ação é repetida de forma automática.

Outros dados reforçam a tese de Duhigg:

  • Um estudo da revista norte-americana Nature Communications aponta que o cérebro humano está condicionado a buscar por oportunidades de guardar dinheiro, mas não reconhece as chances de economizar;
  • O mesmo estudo aponta que nosso cérebro percebe mais facilmente as oportunidades de ganhar dinheiro, mas não de economizar – e isso acontece por “falta de prática” e influências culturais. 

Nesse sentido, ao criar o hábito de guardar dinheiro, ele se torna automático

Mas… como criar o hábito de guardar?

Algo que pode ajudar é criar uma “regra”: todo o mês, por exemplo, separar um valor determinado ou porcentagem de sua renda para guardar – e vale fazer isso em um dia específico. Quem define valores e datas é você, a partir de sua situação e perfil financeiro.

Como assim?

É importante entender sua vida financeira e o quanto você gasta por mês – onde e com quê – antes de definir um valor para guardar. Por um motivo: não é bom que você atrapalhe suas contas e outras despesas. 

A ideia é, basicamente, não perder o ritmo nem costume de guardar dinheiro – mesmo que, por algum imprevisto, não seja possível guardar em um determinado mês.

Organizando as finanças para poder guardar

Antes de tudo, é importante organizar sua vida financeira e encontrar espaço para uma “regra” de guardar dinheiro. Um método muito conhecido que pode ajudar é a regra do 50-15-35; ela determina que, de toda sua renda mensal, você deve destinar:

  • Até 50% para suas despesas básicas e essenciais;
  • 15% para suas prioridades financeiras – ou seja, para guardar;
  • E 35% para estilo de vida.

A regra 50-15-35 é uma maneira de criar e manter um orçamento e, a partir dele, determinar o quanto deseja guardar por mês e quanto você usará para manter suas contas básicas e padrão de vida.

Vale dizer que esses valores não são fixos, mas funcionam como um guia: você pode destinar 40% de sua renda para despesas básicas, por exemplo, e guardar 25% -tudo depende do seu perfil financeiro e de suas prioridades.

Guardar dinheiro na NuConta

A gente sabe que guardar dinheiro é difícil. Por isso, criamos ferramentas da NuConta que facilitam separar o dinheiro do dia a dia daquele que você deseja guardar – e, mais ainda: com a nova função Guardar Automaticamente, é possível determinar um valor para guardar todo o mês de forma automática.

Não entendeu? A gente explica.

A NuConta possui, desde maio, a função Guardar Dinheiro, que permite ao usuário separar do saldo disponível o dinheiro que pretende guardar – como em “caixinhas” diferentes. Além dela, a NuConta agora possui outra ferramenta que ajuda quem guarda ou deseja começar a guardar dinheiro: a chamada Guardar Automaticamente. 

Com a Guardar Automaticamente, isso fica ainda mais fácil: os usuários podem definir um valor e um dia do mês para guardar dinheiro de maneira automática.

Por exemplo, guardar R$ 100 todo o dia 5 do mês; neste dia, pelo período o recurso estiver ativo, a NuConta moverá automaticamente R$ 100 do saldo disponível para Guardar Dinheiro.

Essa é uma possibilidade de começar a guardar dinheiro já com uma quantia pré-determinada – que, se você desejar ou precisar, pode ser alterada a qualquer momento.

Quer saber mais? Veja tudo sobre a nova função da NuConta aqui

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.27

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post