Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Dá para fazer Pix com ca...

Dá para fazer Pix com cartão de crédito?

Para fazer um Pix, você precisa ter dinheiro em conta – mas alguns lugares oferecem a opção de usar limite do cartão para realizar transferências, como um empréstimo. Entenda como funciona e se vale a pena.



O Pix é pop. Desde que foi lançado, esse meio de pagamento conquistou os brasileiros, já virou letra de música e hoje ultrapassa TEDs e DOCs em número de transações. E com tanta gente usando, vez ou outra surge alguma dúvida sobre suas possibilidades de uso, como: “dá para fazer Pix com cartão de crédito?”

A resposta curta é: não. O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para fazer transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, a qualquer dia e horário. 

Em outras palavras, o Pix é como um TED, DOC ou boleto: as pessoas conseguem fazer um Pix a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira cadastrada. Mas, para realizar a transação, quem envia o dinheiro precisa ter saldo na conta.  

Na prática, pense no Pix como fazer uma transferência ou pagamento: para que seja realizado, é necessário ter o valor na conta. 

Por que algumas pessoas conseguem fazer Pix com cartão de crédito?

De acordo com o Banco Central, o Pix não se constitui como operação de crédito. Ou seja: ao menos por enquanto, quem faz esse tipo de transação precisa ter dinheiro na conta.

No entanto, recentemente, algumas instituições financeiras ou de pagamento passaram a oferecer a possibilidade de que seus clientes peguem uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix. 

Como funciona?

Na prática, o cliente usa uma porcentagem do limite pré-aprovado do cartão e transfere esse dinheiro para a sua conta. Uma vez que o dinheiro está na conta, a pessoa consegue fazer um Pix para quem ela quiser. 

Mas é preciso ter atenção para saber se vale a pena: apesar da prática ser conhecida como “Pix com o cartão de crédito”, ela se parece mais com um empréstimo. E, assim como esse tipo de operação, existe a cobrança de juros.

Como usar o Pix para transferências e pagamentos?

Existem três formas de enviar um Pix – seja para pessoas ou estabelecimentos comerciais, digital ou presencialmente:

  • Informando os dados de pagamento do Pix: para isso, é só acessar o app do seu banco, entrar na área do Pix, inserir os dados e o valor a ser transferido e confirmar a operação (como um TEd ou DOC);
  • Fazendo a leitura do QR Code gerado por quem vai receber o pagamento: na área Pix do app do seu banco, busque a opção “Pagar com QR Code”. Ao clicar nela, o app deverá abrir a sua câmera e você conseguirá escanear o código (funciona de forma parecida a pagar um código de barras em boletos);
  • Informando um código do Pix copia e cola: é um código gerado a partir do QR Code de quem vai receber o pagamento. Basta copiar a sequência enviada pela pessoa ou estabelecimento e colar no app ou internet banking do seu banco.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post