Pular navegação

Dá para fazer Pix com cartão de crédito?

Para fazer um Pix, você precisa ter dinheiro em conta – mas alguns lugares oferecem a opção de usar limite do cartão para realizar transferências, como um empréstimo. Entenda como funciona e se vale a pena.

Dá para fazer Pix com cartão de crédito?

O Pix é pop. Desde que foi lançado, esse meio de pagamento conquistou os brasileiros, já virou letra de música e hoje ultrapassa TEDs em número de transações. E com tanta gente usando, vez ou outra surge alguma dúvida sobre suas possibilidades de uso, como: "dá para fazer Pix com cartão de crédito?"

A resposta curta é: não. O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para fazer transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, a qualquer dia e horário. 

Em outras palavras, o Pix é como um TED ou um boleto: as pessoas conseguem fazer um Pix a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira cadastrada. Mas, para realizar a transação, quem envia o dinheiro precisa ter saldo na conta.  

Na prática, pense no Pix como fazer uma transferência ou pagamento: para que seja realizado, é necessário ter o valor na conta. 

Por que algumas pessoas conseguem fazer Pix com cartão de crédito?

De acordo com o Banco Central, o Pix não se constitui como operação de crédito. Ou seja: ao menos por enquanto, quem faz esse tipo de transação precisa ter dinheiro na conta.

No entanto, recentemente, algumas instituições financeiras ou de pagamento passaram a oferecer a possibilidade de que seus clientes peguem uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix. O Nubank é uma delas.

Os clientes do Nubank agora têm à disposição o Pix no Crédito: a solução permite usar o limite do cartão de crédito em transações via Pix. 

Entenda aqui tudo sobre o Pix no Crédito do Nubank. 

Como funciona essa modalidade de pagamento?

Na prática, o cliente usa uma porcentagem do limite pré-aprovado do cartão e transfere esse dinheiro para a sua conta. Uma vez que o dinheiro está na conta, a pessoa consegue fazer um Pix para quem ela quiser. 

Mas é preciso ter atenção para saber se vale a pena: apesar da prática ser conhecida como "Pix com o cartão de crédito", ela se parece mais com um empréstimo. E, assim como esse tipo de operação, existe a cobrança de juros.

Como usar o Pix para transferências e pagamentos?

Existem três formas de enviar um Pix – seja para pessoas ou estabelecimentos comerciais, digital ou presencialmente:

  • Informando os dados de pagamento do Pix: para isso, é só acessar o app do seu banco, entrar na área do Pix, inserir os dados e o valor a ser transferido e confirmar a operação (como um TED);
  • Fazendo a leitura do QR Code gerado por quem vai receber o pagamento: na área Pix do app do seu banco, busque a opção "Pagar com QR Code". Ao clicar nela, o app deverá abrir a sua câmera e você conseguirá escanear o código (funciona de forma parecida a pagar um código de barras em boletos);
  • Informando um código do Pix copia e cola: é um código gerado a partir do QR Code de quem vai receber o pagamento. Basta copiar a sequência enviada pela pessoa ou estabelecimento e colar no app ou internet banking do seu banco.

E no Nubank? Como funciona o Pix no Crédito? 

Com o Pix no Crédito, você pode utilizar o limite do seu cartão de crédito em pagamentos via Pix, seja para pessoas físicas ou jurídicas (empresas). Elas continuam recebendo os valores na hora, mas você consegue pagar no seu ritmo. 

É possível fazer esse pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão. Ou seja, com o Pix no Crédito, você ganha mais uma opção para controlar o seu dinheiro. 

Tudo isso de forma simples e transparente: ao fazer um Pix no Crédito, você pode simular as parcelas e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação. 

Veja aqui o passo a passo para fazer o Pix no Crédito do Nubank.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.