O Pix é pop. Desde que foi lançado, esse meio de pagamento conquistou os brasileiros, já virou letra de música e hoje ultrapassa TEDs e DOCs em número de transações. E com tanta gente usando, vez ou outra surge alguma dúvida sobre suas possibilidades de uso, como: “dá para fazer Pix com cartão de crédito?”
A resposta curta é: não. O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para fazer transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, a qualquer dia e horário.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Em outras palavras, o Pix é como um TED, DOC ou boleto: as pessoas conseguem fazer um Pix a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamentos pré-paga de qualquer instituição financeira cadastrada. Mas, para realizar a transação, quem envia o dinheiro precisa ter saldo na conta.
Na prática, pense no Pix como fazer uma transferência ou pagamento: para que seja realizado, é necessário ter o valor na conta.
Por que algumas pessoas conseguem fazer Pix com cartão de crédito?
De acordo com o Banco Central, o Pix não se constitui como operação de crédito. Ou seja: ao menos por enquanto, quem faz esse tipo de transação precisa ter dinheiro na conta.
No entanto, recentemente, algumas instituições financeiras ou de pagamento passaram a oferecer a possibilidade de que seus clientes peguem uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix.
Como funciona?
Na prática, o cliente usa uma porcentagem do limite pré-aprovado do cartão e transfere esse dinheiro para a sua conta. Uma vez que o dinheiro está na conta, a pessoa consegue fazer um Pix para quem ela quiser.
Mas é preciso ter atenção para saber se vale a pena: apesar da prática ser conhecida como “Pix com o cartão de crédito”, ela se parece mais com um empréstimo. E, assim como esse tipo de operação, existe a cobrança de juros.
Como usar o Pix para transferências e pagamentos?
Existem três formas de enviar um Pix – seja para pessoas ou estabelecimentos comerciais, digital ou presencialmente:
- Informando os dados de pagamento do Pix: para isso, é só acessar o app do seu banco, entrar na área do Pix, inserir os dados e o valor a ser transferido e confirmar a operação (como um TEd ou DOC);
- Fazendo a leitura do QR Code gerado por quem vai receber o pagamento: na área Pix do app do seu banco, busque a opção “Pagar com QR Code”. Ao clicar nela, o app deverá abrir a sua câmera e você conseguirá escanear o código (funciona de forma parecida a pagar um código de barras em boletos);
- Informando um código do Pix copia e cola: é um código gerado a partir do QR Code de quem vai receber o pagamento. Basta copiar a sequência enviada pela pessoa ou estabelecimento e colar no app ou internet banking do seu banco.
Quer saber mais sobre esse assunto? Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}