Pular navegação

Como registrar chaves do Pix?

A partir do dia 5 de outubro, será possível registrar chaves do Pix no aplicativo da sua instituição financeira.

Chave do Pix: imagem de um cifrão roxo usado como chaveiro de um molho de chaves

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, será lançado somente em 16 de novembro. Antes disso, já a partir do dia 5 de outubro, será possível registrar e gerenciar suas chaves do Pix nos canais digitais de sua instituição financeira. 

Como assim?

Para usar o Pix, não é necessário fazer nenhum cadastro ou solicitação - basta ter uma conta em uma das instituições que vão oferecer este meio de pagamento para poder fazer e receber transferências e pagamentos do Pix. 

Uma das principais facilidades do Pix, entretanto, é poder compartilhar apenas um dado para receber valores, ao invés de passar todos os seus dados pessoais e bancários. Esse dado é uma chave do Pix que você pode registrar em sua conta - apesar de não ser obrigatório registrar chaves no Pix, o Banco Central recomenda essa prática  para garantir uma experiência mais rápida e completa.

Ok, mas como registrar chaves do Pix?

A experiência pode mudar conforme a instituição, mas, na prática, o passo a passo é:

  1. Vá até a seção "Pix" no canal digital de sua instituição - é obrigatório que, no aplicativo ou site, os bancos sinalizem uma área específica para o Pix;
  2. Lá, vá na opção que indica o registro de chaves - "Adicionar chave" ou "Registrar chave", por exemplo; 
  3. Escolha qual chave você deseja adicionar: CPF, número de telefone, e-mail ou gerar uma chave aleatória;
  4. No caso de registro de um número de telefone ou e-mail, é necessário informar o código verificador enviado para o número e endereço de e-mail;
  5. Depois de confirmar o número de telefone ou e-mail, é só confirmar o registro de chaves; sua instituição pode ou não confirmar na mesma hora se o registro foi feito ou não;

E pronto. É possível conferir quais chaves já registrou e gerenciá-las na seção "Minhas chaves". 

Como registrar chaves do Pix no Nubank?

https://www.youtube.com/watch?v=vuJzLf1UcfM&t=4s

O status de seu registro de chaves ficará como "Pendente" enquanto enviamos o registro para o Banco Central. Pode levar alguns dias para que elas sejam confirmadas, mas não se preocupe: te avisaremos de cada novidade, inclusive quando elas forem confirmadas.  

Lembrando que o Pix começa a funcionar somente em 16 de novembro. Até lá, é possível somente gerenciar suas chaves e pedir a portabilidade delas. 

Dúvidas sobre as chaves do Pix? Saiba tudo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.