Pular navegação

Salário líquido e bruto: entenda as diferenças

O salário que a empresa paga a seus funcionários não é o mesmo que eles recebem todos os meses. Entenda as diferenças.

Salário líquido e bruto: imagem abstrata de uma pedra bruta e, ao lado, uma figura roxa em formato de diamante

Existe uma grande diferença entre o salário que uma empresa paga a seus trabalhadores e o quanto eles, de fato, recebem no final do mês - eles são, respectivamente, o salário bruto e salário líquido.

Entender melhor essa diferença pode ajudar na sua organização financeira e a saber como é calculado seu salário.

O que é salário bruto?

Salário bruto, também chamado de salário base, é a remuneração que um trabalhador recebe por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o Imposto de Renda. Geralmente, quando alguém fecha um contrato de trabalho, o valor do salário estabelecido é o bruto, ou seja, sem os descontos aplicados.

O que é salário líquido?

Já o salário líquido é o valor final da remuneração, depois de passar pela dedução de todos os impostos oficiais obrigatórios. Ou seja, o salário líquido é a quantia que o trabalhador receberá em mãos (ou em depósito na sua conta bancária) no fim do mês.

Basicamente:

  • o salário bruto, ou salário base, é o salário que a empresa paga aos funcionários, antes dos descontos;
  • o salário líquido é o que "sobra" de seu salário bruto após os descontos e contribuições descontados dele.

Quer fazer seu salário líquido render desde o dia do pagamento e ter liberdade para movimentá-lo quando quiser? Conheça a conta do Nubank - uma conta digital na qual seu dinheiro rende mais do que na poupança. A NuConta não tem tarifas de manutenção e oferece transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco.

Quais são os descontos no salário bruto?

No geral, esses descontos são a contribuição com o INSS e Imposto de Renda retido na fonte.

Essas são as contribuições obrigatórias que se aplicam a todo o empregado CLT, mas empresas também podem descontar outros descontos - como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, etc.

Vale dizer, portanto, que isso varia de empresa para empresa.

Também é importante lembrar que tanto a parcela do IR retido na fonte quanto a contribuição com o INSS são progressivos. Ou seja: quanto maior for seu salário, mais imposto será retido na fonte e maior será sua contribuição com o INSS.

O Imposto de Renda Retido na Fonte, por exemplo, vai da faixa de 5% até 27,5%, a depender do salário bruto do trabalhador - mas também pode não existir, se o trabalhador for isento. Explicamos mais sobre ele aqui.

Por isso, esses valores variam conforme o salário bruto que você receber.

Sabendo qual é o seu salário bruto, fica mais fácil calcular seu salário líquido - ou seja, aquele que cai na sua conta - assim como calcular quais são os descontos que serão aplicados.

Em seu holerite mensal, ou demonstrativo de pagamento, é possível conferir qual é o seu salário bruto e também quais são os descontos que são aplicados, tal como os valores de cada um deles.

Na hora de fazer o seu planejamento financeiro mensal, portanto, é bom considerar o salário líquido - ele é o efetivamente cai na sua conta todo mês.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.