Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Rendimento: NuConta, a c...

Rendimento: NuConta, a conta do Nubank, é melhor que a poupança?

Sim! Veja como seu dinheiro pode render mais na conta do Nubank.

Deixar dinheiro parado na conta corrente é uma cilada – e (quase) todo mundo sabe disso. É por isso que muitas instituições oferecem a poupança: nela, o dinheiro fica rendendo. Mas nem tanta gente assim entende que o rendimento da poupança é um dos piores do mercado.

Uma das alternativas à poupança é a NuConta, a conta do Nubank. Mas fica a dúvida: o que vale mais a pena? Qual é o rendimento da NuConta?

Dinheiro na conta do Nubank rende mais que poupança?

Sim. O rendimento da poupança está fixado em 70% da Selic + TR. Como a Selic e o CDI são muito semelhantes, para superar a poupança basta render mais que 70% do CDI – o rendimento da conta do Nubank é de 100% do CDI. Além disso, o rendimento da NuConta é diário.

Abaixo, a gente explica quais são as diferenças entre a poupança e a NuConta e o rendimento de cada uma delas.

Rendimento NuConta, a conta do Nubank

O dinheiro depositado na NuConta, a conta do Nubank, rende diariamente 100% do CDI, um índice muito usado na economia que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento – veja tudo sobre CDI aqui.

O CDI é sempre muito próximo da taxa Selic. Hoje, ela está em 3% e o CDI, em 2,9%. Na NuConta, portanto, seu dinheiro rende 2,9% ao ano.

Em nosso site, você pode calcular seus rendimentos na NuConta simulando um depósito.

Quanto rende mil reais na NuConta?

Rendimento Poupança

O rendimento da poupança está ligado a duas taxas no mercado brasileiro – a Selic e a Taxa Referencial (TR). O rendimento da poupança está fixado em 70% da Selic + TR.

Como a Selic e o CDI são sempre muito próximos, na prática, qualquer opção que renda mais de 70% do CDI já é mais rentável que a poupança (a NuConta está entre eles). Além disso, a Taxa Referencial está zerada há mais de 2 anos – ou seja, o rendimento da poupança vem representando apenas os 70% da Selic.

Com a Selic a 3%, o rendimento da poupança ao ano é de 2,1%.

Diferença entre NuConta e Poupança

Conta do NubankPoupança
Rendimento100% do CDI
(2,9% ao ano)
70% da Selic
(2,1% ao ano)
LiquidezDiáriaDiária
LiberdadeTotal: dinheiro pode ser retirado a qualquer momento sem perder rendimentosRendimentos só podem ser retirados a cada 30 dias, no aniversário da poupança
Taxas de manutençãoZeroZero. Mas, dependendo da instituição, ela pode estar ligada a uma conta-corrente com tarifa de manutenção.

A conta do Nubank não é nem uma conta corrente e nem uma poupança. Ela é uma conta de pagamentos, que permite que o dinheiro depositado nela seja aplicado em Títulos Públicos Federais e fique sempre rendendo. Os clientes da NuConta também podem optar por depositar seu dinheiro em RDB ao invés de títulos públicos – aqui nós explicamos sobre essa modalidade de depósito.

O dinheiro da NuConta mostrado no aplicativo sempre é o líquido – ou seja, já descontado o Imposto de Renda e IOF, únicos impostos obrigatórios que incidem sobre a NuConta; nenhuma taxa escondida é cobrada do usuário.

Todo o saldo, inclusive rendimentos, pode ser transferido para outras NuContas ou contas de outros bancos, ser usado para pagar contas ou ser gasto na função débito da NuConta.

Ou seja: Na conta do Nubank seu dinheiro do dia-a-dia, parado, rende a uma taxa melhor do que a poupança.

Não é preciso esperar uma data específica do mês (aniversário) para receber os rendimentos. Na poupança, no entanto, o rendimento é recebido a cada 30 dias, nos aniversários dos depósitos. Se alguma quantia for retirada antes da data de aniversário, perde-se o rendimento do período.

A poupança também está, na maioria das vezes, vinculada a uma conta-corrente de banco. Quem não tem uma conta corrente, não pode ter uma conta-poupança nesses casos — e por isso você pode ter que lidar com taxas abusivas de manutenção.

A NuConta rende mais do que a poupança mesmo com IR e IOF?

Sim. O IOF é um imposto cobrado sobre os rendimentos da conta do Nubank quando existe retirada de dinheiro – seja via transferência, pagamento de fatura, ou pagamento de boleto.

Já o IR é cobrado independentemente de ter ou não retirada, mas têm alíquota progressiva – quanto mais tempo uma mesma quantia transferida para a sua conta do Nubank permanece sem ser movimentada, o IR cobrado diminui.

Esses dois impostos não existem sobre os rendimentos da poupança – mas, mesmo assim, a nossa conta ainda é mais vantajosa. Isso acontece principalmente por dois motivos:

  • Ela rende diariamente, enquanto o rendimento da poupança é mensal.
  • O IOF e o IR são impostos cobrados apenas sobre o rendimento, e não sobre o valor total depositado.

Isso significa que, em um dia, o seu dinheiro na NuConta teve um pequeno rendimento – enquanto, na poupança, ele não rendeu nada. Ou seja: se você retirar o dinheiro, vai pagar o imposto somente sobre aquilo que ganhou e não sobre o valor inicial.

NuConta, a conta do Nubank

A NuConta, a conta do Nubank, foi criada para devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira. Lançada em 2017, ela é totalmente digital, transparente e livre de tarifas de manutenção.

Além de render mais que a poupança, ela ainda oferece TEDs gratuitas e ilimitadas, recarga para celular, a função Guardar Dinheiro e cartão com a função débito. Aqui falamos tudo sobre ela.

A NuConta mudou de nome e agora é a conta do Nubank. Ela continua ajudando nosso clientes simplificar suas vidas financeiras e oferecendo os mesmos benefícios. Explicamos mais sobre essa mudança aqui.

4.28

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post