Pular navegação

O que é RDB?

Os RDBs são Recibos de Depósito Bancário, um investimento de renda fixa diferente do CDB e outros produtos.

RDB: uma pista de carros de formato oval, roxa, e dois carros em preto e branco circulando por ela

A sopa de letrinhas do mundo dos investimentos não tem fim: LTN, CDB, CDI e outras siglas são indispensáveis para entender as bases de como e onde começar a investir. Agora, é hora de entender o que é RDB, o Recibo de Depósito Bancário.

Basicamente, os RDBs são títulos de renda fixa privados emitidos por bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, sociedades de financiamento e cooperativas de crédito.

Eles funcionam de maneira semelhante aos CDBs: você empresta o seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros, como acontece com a maioria dos empréstimos.

Os RDBs também têm boa rentabilidade e segurança, mas apresentam uma diferença importante em relação à liquidez do investimento.

Como assim?

Os CDBs podem ter liquidez diária, o que significa que o dinheiro aplicado pode ser resgatado a qualquer momento antes do vencimento.

Os RDBs, por outro lado, não podem ser transformados em dinheiro antes do prazo final - ou seja: o valor investido só pode ser resgatado após o vencimento do título. Isso significa que ele praticamente não tem liquidez.

Mas isso não é necessariamente uma regra: o emissor do RDB pode possibilitar a liquidez e resgate antes do vencimento.

Além disso, os CDBs podem ser vendidos para outros investidores, o chamado mercado secundário. Segundo o Banco Central, isso não é possível com RDBs - por isso, ele é um título inegociável e intransferível.

Outra diferença é que eles são mais difíceis de se encontrar: são poucos os bancos que os oferecem aos clientes; normalmente, são as cooperativas de crédito que os emitem com maior frequência.

https://www.youtube.com/watch?v=wHXU8GEgu08

RDB é seguro?

Como o CDB, o RDB é um investimento de baixo risco – ao investir em um RDB, você está emprestando dinheiro para a instituição financeira, e pode perder o valor investido somente caso ela quebre.

Vale lembrar, entretanto, que neste caso o investidor é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até R$ 250 mil.

A variação da rentabilidade dos RDBs, como nos demais produtos de renda fixa, é baixa. Ela tende a ser maior em produtos de taxas pós-fixados, aqueles em que a rentabilidade está atrelada a algum índice econômico - Selic ou IPCA, normalmente - e, por isso, pode acontecer de a rentabilidade cair antes do vencimento do título. Da mesma maneira, ela também pode aumentar.

RDB tem alguma taxa?

Não é cobrada nenhuma taxa dos investimentos em RDB, com exceção dos impostos obrigatórios IOF e Imposto de Renda. A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação, portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate do dinheiro investido em menos de 30 dias após a aplicação.

RDB na conta do Nubank

Quando foi lançada, em 2017, a conta do Nubank oferecia apenas uma forma de rendimento: em títulos do governo. Todo o dinheiro depositado nela era aplicado pelo Nubank nesses investimentos.

No entanto, seguindo nosso compromisso de dar cada vez mais opções aos nossos clientes, agora a conta do Nubank também oferece a opção de aplicação em RDB – os Recibos de Depósito Bancário do Nubank.

Todo o dinheiro aplicado em RDB também rende 100% do CDI e têm liquidez diária – você pode usá-lo ou resgatá-lo quando quiser. Sabemos que esse é um ponto importante para nossos clientes e por isso garantimos essa liquidez.

Além disso, todo o dinheiro depositado em RDB do Nubank tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos – o FGC, que garante até R$ 250 mil para os clientes.

Aqui, explicamos o que é RDB, FGC e tiramos todas as dúvidas sobre essa mudança:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.