Pular navegação

Rendimento e liquidez: entenda os termos

Uma explicação simples sobre dois conceitos fundamentais na hora de escolher um bom investimento.

Rendimento e liquidez: colagem de um coelho que se multiplica em outros três.

Rendimento e liquidez são conceitos diferentes, mas que se aplicam a todos os tipos de investimento do mercado financeiro - por isso, é normal que exista alguma confusão na hora de falar sobre eles.

  • Rendimento está ligado ao quanto você receberá por seu investimento em determinado período;
  • Liquidez indica a rapidez com que você pode ter o dinheiro investido (e os rendimentos) de volta.

Um investimento com alta liquidez não necessariamente terá uma boa rentabilidade, por exemplo, e vice-versa.

Entender bem o significado de cada um deles é extremamente importante para fazer as melhores escolhas de acordo com seus objetivos e necessidades.

https://www.youtube.com/watch?v=1gYuuPFCqA0

O que é rendimento

O rendimento mostra o quanto você vai receber por aquela aplicação. Ele é um dos indicadores mais importantes que você deve observar em um investimento.

Investir seu dinheiro em algum lugar, portanto, significa depositar uma quantia e ver esse valor render ao longo do tempo.

Veja tudo sobre Investimentos e Como Começar a Investir aqui.

O rendimento é, na maioria das vezes, um percentual que indica justamente o quanto você receberá. Ele mostra o quanto seu dinheiro está rendendo ou renderá no período em que fica aplicado.

Normalmente, o rendimento está atrelado a algum índice econômico.

Dois dos principais índices usados para indicar o quanto um investimento rende - ou a rentabilidade dele - são: o CDI e a Selic, taxa de juros básica do governo.

No caso dos investimentos cujo rendimento está atrelado ao CDI, o ideal, é que paguem no mínimo 100% dele; abaixo disso, o rendimento deixa de ser vantajoso. A NuConta, por exemplo, rende, diariamente 100% do CDI.

Já a Selic é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias e se aplica aos investimentos de Renda Fixa -- CDBs, Tesouro Direto, LCIs e LCAs e poupança.

Alguns investimentos também podem estar atrelados a outros índices econômicos, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador de inflação calculado pelo IBGE. Um título que paga o IPCA+5%, por exemplo, em um ano em que a inflação está na casa dos 4%, pagará 9% de rentabilidade.

O que é liquidez

Um investimento pode ter liquidez alta e baixa, mas o que isso significa?

Na prática, a liquidez de um investimento indica o quão rápido ele pode ser convertido em dinheiro.

Basicamente, a liquidez indica quando o seu dinheiro aplicado demora para ser pago a você depois que o resgate for solicitado.

Nos investimentos de liquidez imediata, por exemplo, seu dinheiro cai na sua conta no mesmo dia em que você solicita o resgate; com a liquidez no vencimento, isso acontece só ao final do período de investimento.

Podemos dizer que quanto maior for a liquidez, mais rápido você terá seu dinheiro (e rendimentos, dependendo de qual for o investimento) de volta.

Um investimento de alta liquidez é a poupança, já que você pode sacar os valores investidos a qualquer momento. Mas lembre-se: se a retirada for feita antes do aniversário da poupança, o investidor perde rentabilidade - afinal, na poupança, os rendimentos são pagos no aniversário da aplicação (a cada 30 dias).

A liquidez varia de investimento para investimento. Normalmente, ela é indicada pela sigla "D+" seguida pelo número de dias necessários para que o dinheiro retorne para sua conta-corrente.

Veja os exemplos mais comuns de liquidez:

  • Liquidez diária (ou D+1): significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta no próximo dia útil do pedido de resgate;
  • Liquidez imediata (ou D+0): significa que, o dinheiro entrará na sua conta no momento do pedido de resgate;
  • Liquidez no vencimento: o dinheiro só retornará no fim do prazo de vencimento;
  • D+N: significa que o dinheiro só retornará N dias após o pedido de resgate;
  • Liquidez nula: o dinheiro não tem prazo para entrar na sua conta.

Como escolher o melhor investimento?

É preciso avaliar tanto a liquidez quanto o rendimento da aplicação e escolher uma a partir de suas necessidades e objetivos.

Se a ideia é investir e criar uma reserva de emergência, o ideal é optar por investimentos que tenham liquidez diária e possam ser resgatados a qualquer momento, mesmo que a rentabilidade seja mais baixa.

Por outro lado, se o seu objetivo é investir para a aposentadoria, com foco no longo prazo, o ideal é escolher aqueles que têm maior rentabilidade, sem dar muita atenção para a liquidez.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.