Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que é LTN, o Tesouro ...

O que é LTN, o Tesouro Prefixado?

A LTN, também conhecida como Tesouro Prefixado, é um título do Tesouro Direto. Entenda tudo sobre essa forma de investimento.

A LTN é a sigla para Letra do Tesouro Nacional, hoje chamada de Tesouro Prefixado. Ela é um tipo de investimento considerado de baixo risco e que pode ser feito por qualquer cidadão.

Além disso, instituições financeiras podem aplicar o dinheiro dos clientes na LTN e fazê-lo render.

Na prática, a LTN é um título prefixado do Tesouro Direto.

Calma, o que é um título público?

Os títulos públicos são emitidos pelo governo federal como forma de arrecadar recursos.

Isso significa que, ao comprar um título público, você está emprestando dinheiro para o governo brasileiro em troca de uma remuneração por este empréstimo, que você receberá quando vender o título.

Todos os títulos do Tesouro, incluindo a LTN ou Tesouro Prefixado, são ativos de Renda Fixa – ao comprar o título, você tem uma ideia de quanto terá no momento do resgate.

Ou seja: você compra o título por um valor determinado e, ao vendê-lo, recebe o valor inicial  mais juros sobre ele.

O que é um título prefixado?

A LTN é um título prefixado do Tesouro Direto. Vale lembrar que os títulos podem ser de dois tipos:

  • Prefixados – ou seja, em que é possível saber qual será o retorno no fim da aplicação, por exemplo, 6% ao ano. É aqui que a LTN se encaixa.
  • Pós fixados – quando o rendimento é atrelado a algum outro índice da economia. Por exemplo, um rendimento de 100% do CDI (uma taxa comum usada pelos bancos). Nesse caso, o investidor sabe que seu dinheiro vai render conforme algo específico – mas não sabe exatamente quanto porque esse indicador tem suas flutuações.

Com exceção dos títulos LTN, todos os demais comercializados no Tesouro Direto estão atrelados a algum índice, como a Selic ou o IPCA.

Ou seja: você receberá o valor emprestado mais os juros de acordo com a variação de um desses índices. Não se sabe, portanto, exatamente o quanto receberá no vencimento do título pós fixado, já que os índices variam.

Quais são os títulos de LTN?

Hoje a plataforma do Tesouro Direto disponibiliza três títulos prefixados – ou LTN – para compra:

  • O Tesouro Prefixado 2022;
  • O Tesouro Prefixado 2025;
  • E o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2029.

O que muda entre eles é a data de vencimento do título e, por consequência, a taxa de rendimento ao ano.

Quanto maior o prazo do título, maior será sua taxa de rendimento ao ano – mas isso não significa que você não pode sacar o investimento antes do prazo.

O Tesouro Direto é um investimento, como os demais de Renda Fixa, que possui liquidez diária e permite que você resgate o valor investido a qualquer momento. Em outras palavras, o seu dinheiro fica livre.

Comprar LTN ou Tesouro Prefixado

É possível comprar e vender os títulos do Tesouro Direto por três canais:

  • No site do Tesouro Direto,
  • No site de sua instituição financeira – normalmente, na plataforma de investidor
  • Através de sua própria instituição financeira, permitindo que ela aplique seu dinheiro na LTN.

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, a LTN é negociada por uma plataforma do governo federal.

O valor mínimo para investir no Tesouro Prefixado é, como os demais títulos públicos, R$ 30. O valor máximo para aplicação no Tesouro é de R$ 1 milhão por mês.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Almir Bezerra Júnior
    23 de maio de 2019, 19h30
    Parabéns NuBank, vocês estão indo na contra mão dos bancos, estão dando transparência e informação ao cidadão, mostrando o que é melhor para ele e não apenas para a instituição
    • Alfredo Claudio De Barros Braga
      02 de maio de 2019, 18h26
      Tenho MUITO INTERESSE ! Em PARTICIPAR DE TUDO! O que VOCÊS NOS OFERECEM. Devido a SERIEDADE E A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL, DE TODA A EQUIPE DO GRUPO. Mas sou apenas um pequeno iniciante! AGUARDO TODAS ESTAS OPORTUNIDADES! SE POSSÍVEL FOR ! E COM MUITO ORGULHO. OBRIGADO. ABRAÇOS A TODA EQUIPE.
      • Ludmila Donato
        02 de maio de 2019, 11h23
        Gostaria apenas de confirmar a frase \"O Tesouro Direto é um investimento, como os demais de Renda Fixa, que possui liquidez diária e permite que você resgate o valor investido a qualquer momento. Em outras palavras, o seu dinheiro fica livre.\" pois até onde eu sei isso se aplica apenas para o tesouro selic. O tesouro prefixado e pós fixado, se resgatados antes do vencimento, há a possibilidade de perda de dinheiro.
        • Time Nubank
          03 de maio de 2019, 09h34
          Oi, Ludmila, tudo bem? Sim, pode acontecer de você perder dinheiro se o resgate é feito antes do vencimento, mas o resgate pode ser feito a qualquer momento a qualquer momento garantindo parte dos rendimentos. Eles não ficam "presos" como em outras modalidades :) Qualquer dúvida, só nos escrever aqui :) Abraços!