Pular navegação

Estagiário recebe o décimo terceiro salário? Saiba o que diz a lei

Apesar de ser protegido por uma legislação, quem faz estágio não tem os mesmos direitos dos trabalhadores CLT. Confira o que a Lei de Estágio prevê.

No final do ano, todo mundo quer fazer os planos se encaixarem no orçamento, seja para comprar os presentes de Natal, fazer uma viagem ou começar o próximo ano com as contas em dia. 

Por isso, qualquer dinheiro extra é bem-vindo para ajudar nos gastos. Daí surge a dúvida para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho: afinal, estagiário recebe o décimo terceiro salário

Assim como os profissionais registrados no regime CLT, os estagiários também possuem direitos e deveres, conforme a lei 11.788/08. Veja abaixo como funciona a legislação e o que ela prevê sobre esse benefício.

Estagiário tem direito ao décimo terceiro salário? 

De acordo com a norma, não. A Lei de Estágio não prevê o pagamento do 13º salário, mesmo que o estagiário cumpra carga horária e desenvolva as atividades profissionais previstas. Como não há vínculo empregatício por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas não têm a obrigação de fazer esse pagamento.

No entanto, existem empresas que optam por pagar um valor de gratificação anual pelo trabalho e desempenho do estagiário, como um bônus de final de ano. 

Também de acordo com a legislação, estagiários que exerceram atividade por um ano têm o direito de tirar até 30 dias de férias remuneradas – preferencialmente no período de recesso escolar.

Relembre as datas de pagamento do décimo terceiro salário

Para os trabalhadores com carteira assinada, o pagamento do 13º salário pode ser feito em até duas parcelas, dependendo do valor a ser pago. Segundo a lei, nesse caso, a data limite para receber a primeira parte é até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser depositada até 20 de dezembro. 

Saiba aqui como calcular o seu décimo terceiro

Aqueles que recebem o valor todo em uma única parcela devem ser pagos até o dia 20 de dezembro. 

Leia mais 

10 dúvidas comuns sobre o décimo terceiro salário

Planeje seu fim de ano: quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Adiantamento do 13º salário: vale a pena fazer?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.