Pular navegação

Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário?

Também chamado de Gratificação de Natal, o 13º é um salário a mais que trabalhadores com carteira assinada recebem no fim do ano. Entenda quando ele é pago.

Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário: fotografia de uma mão segurando um envelope branco fechado em frente de uma parede azul. Créditos da imagem: Erica Steeves

Para trabalhadores que têm direito ao décimo terceiro, final de ano tem um tempero especial de dinheiro extra entrando na conta. Esse valor a mais pode ser usado para guardar, pagar dívidas ou até investir em algo especial, mas, para que você consiga se planejar, é importante entender quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário (e a segunda também). 

​​Criado em 1962 por meio de uma lei, o décimo terceiro salário (também chamado de Gratificação de Natal) é, basicamente, um salário a mais que trabalhadores com carteira assinada recebem no fim do ano.

O valor do benefício varia de acordo com o tempo trabalhado na empresa. Uma pessoa que trabalhou metade do ano na mesma empresa, por exemplo, receberá apenas metade do valor total. Já quem ficou o ano todo recebe a gratificação integral.

Quanto ao pagamento, ele pode ser feito em uma única parcela ou em duas, e o prazo para isso ser feito também varia. Veja, abaixo, quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Quando são pagas a primeira e a segunda parcelas do décimo terceiro salário?

De acordo com a legislação, a primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro (ou até o último dia útil de novembro). Já o pagamento da segunda parcela deve acontecer até o dia 20 de dezembro.

Caso a empresa decida pagar o décimo terceiro de uma única vez, isso deve ser feito até o dia 30 de novembro.

E o que acontece se a empresa atrasar o pagamento do décimo terceiro salário?

A empresa que atrasar o pagamento do décimo terceiro deve pagar uma multa de R$ 170,25 por funcionário. Para reincidentes, esse valor dobra.

O empregado que não receber a primeira parcela ou o valor integral até o dia 30 de novembro deve procurar as Superintendências ou Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra alternativa é procurar orientação no sindicato da categoria.

O empregador que atrasar o pagamento será autuado pelo Ministério da Economia (que abriga o antigo Ministério do Trabalho).

Qual o valor de cada parcela do décimo terceiro salário?

A primeira parcela do décimo terceiro salário, que deve ser paga até 30 de novembro, corresponde a 50% do valor total a que o trabalhador tem direito. Já a segunda parcela, paga até dia 20 de dezembro, corresponde ao valor restante menos os encargos (Imposto de Renda e INSS).

Caso o pagamento seja feito de uma única vez, por outro lado, o trabalhador recebe o valor total menos os impostos.

Leia também:

10 dúvidas comuns sobre o décimo terceiro salário

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Como fazer o cálculo do décimo terceiro salário?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.