Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Quando é paga a primeira...

Quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário?

Também chamado de Gratificação de Natal, o 13º é um salário a mais que trabalhadores com carteira assinada recebem no fim do ano. Veja quando ele é pago.



Para trabalhadores que têm direito ao décimo terceiro, final de ano tem um tempero especial de dinheiro extra entrando na conta. Esse valor a mais pode ser usado para guardar, pagar dívidas ou até investir em algo especial, mas, para que você consiga se planejar, é importante entender quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário (e a segunda também). 

​​Criado em 1962 por meio de uma lei, o décimo terceiro salário (também chamado de Gratificação de Natal) é, basicamente, um salário a mais que trabalhadores com carteira assinada recebem no fim do ano.

O valor do benefício varia de acordo com o tempo trabalhado na empresa. Uma pessoa que trabalhou metade do ano na mesma empresa, por exemplo, receberá apenas metade do valor total. Já quem ficou o ano todo recebe a gratificação integral.

Quanto ao pagamento, ele pode ser feito em uma única parcela ou em duas, e o prazo para isso ser feito também varia. Veja, abaixo, quando é paga a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Quando são pagas a primeira e a segunda parcelas do décimo terceiro salário?

De acordo com a legislação, a primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro (ou até o último dia útil de novembro). Já o pagamento da segunda parcela deve acontecer até o dia 20 de dezembro.

Caso a empresa decida pagar o décimo terceiro de uma única vez, isso deve ser feito até o dia 30 de novembro.

E o que acontece se a empresa atrasar o pagamento do décimo terceiro salário?

A empresa que atrasar o pagamento do décimo terceiro deve pagar uma multa de R$170,25 por funcionário. Para reincidentes, esse valor dobra.

O empregado que não receber a primeira parcela ou o valor integral até o dia 30 de novembro deve procurar as Superintendências ou Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra alternativa é procurar orientação no sindicato da categoria.

O empregador que atrasar o pagamento será autuado pelo Ministério da Economia (que abriga o antigo Ministério do Trabalho).

Qual o valor de cada parcela do décimo terceiro salário?

A primeira parcela do décimo terceiro salário, que deve ser paga até 30 de novembro, corresponde a 50% do valor total a que o trabalhador tem direito. Já a segunda parcela, paga até dia 20 de dezembro, corresponde ao valor restante menos os encargos (Imposto de Renda e INSS).

Caso o pagamento seja feito de uma única vez, por outro lado, o trabalhador recebe o valor total menos os impostos.

Leia também:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

2.9

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post