Pular navegação

O que é crediário? Saiba mais sobre essa forma de pagamento

Com o aumento do uso do cartão de crédito, o famoso carnê - muito utilizado como opção de parcelamento em lojas - foi deixado um pouco de lado. Mas em alguns lugares ainda é possível pagar dessa forma.

o que é crediário

Alguns anos atrás, era muito comum ouvir que alguém ia fazer o carnê ou crediário em alguma loja.

No crediário, o produto é comprado em parcelas e, para fazer cada pagamento, o consumidor leva para casa uma espécie de caderneta. As datas de pagamento e o valor são disponibilizados em folhas, de acordo com a quantidade de parcelas.

Você se lembra ou sabe o que é isso? Se a sua resposta for não, tudo bem. Explicamos, abaixo, como funciona o crediário – ou o, popularmente chamado, carnê.

Como funciona o crediário

Para ser aprovado e abrir um crediário, é necessário passar por uma análise de crédito (como na hora de pedir um cartão). 

Essa análise pode ser feita por um banco, instituição financeira ou mesmo direto na loja que você deseja efetuar a compra.

A partir do momento que suas informações são checadas e o seu cadastro liberado, já pode começar a usar.

Diferentemente do cartão de crédito, que permite parcelamentos de até 12 vezes, com o crediário é possível parcelar em até 48 vezes.

Por exemplo: se você comprar um produto e parcelar o valor em 36 vezes, você irá receber uma espécie de caderneta com 36 folhinhas e o valor mensal em cada uma das folhas.

É importante ressaltar que, em caso de atraso no pagamento, os juros cobrados podem chegar até 6%, de acordo com o Banco Central. Por isso, fique atento e procure se organizar para não comprometer seu orçamento com uma dívida muito longa.

Muitas vezes, é mais vantajoso comprar produtos à vista – especialmente se, durante a negociação, o lojista oferecer um bom desconto.

Lembre-se: tente não se comprometer com gastos que vão além do seu planejamento financeiro.

Como pagar as parcelas do crediário

É bem simples! A maioria das lojas recebe diretamente no caixa (em dinheiro ou com cartão de débito). Mas é só dar uma olhadinha no carnê, pois alguns permitem que o pagamento possa ser feito, também, em qualquer agência bancária, escaneando ou digitando o código de barras (quando existir) no caixa eletrônico ou pelo internet banking do seu banco.

As folhas são mais ou menos como um boleto: possuem informações sobre data de vencimento, valor e, algumas vezes, código de barras.

O carnê costuma ser físico. Mas você pode verificar com o estabelecimento a possibilidade de enviarem as parcelas mensalmente por email.

Caso entre uma graninha extra e o consumidor queira adiantar as parcelas, é só ir até a loja e avisar que deseja quitar todo o valor. Assim, o cliente terá desconto.

Lembrando que os juros podem chegar a 6% em caso de atraso.

Se você não tem um cartão de crédito e quer saber mais como funciona esse meio de pagamento, clique aqui.

E, caso as suas contas tenham saído um pouquinho do orçamento, veja aqui dicas de como se organizar para sair das dívidas.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.