Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Caixinhas do Nubank: tud...

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber

Você pediu, a gente atendeu: com as Caixinhas do Nubank, nossos clientes terão uma nova experiência no aplicativo para guardar e separar o seu dinheiro por objetivos. Entenda como funcionam e quando estarão disponíveis.



imagem mostra menina sorrindo com um celular na mão e a tela reflete a nova experiência de guardar dinheiro no app do Nu

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Agora, damos mais um passo nessa missão com as Caixinhas do Nubank, uma nova ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os objetivos de cada pessoa, direto no aplicativo do Nu. 

Elas são simples de usar e podem ser personalizadas para diferentes tipos de objetivos e desejos – você pode ter, por exemplo, uma Caixinha para sua reserva de emergência, outra para uma reforma da casa, outra para a viagem de férias. Tudo para você ser protagonista da sua vida financeira.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

A ideia das Caixinhas nasceu de uma necessidade dos nossos clientes. Foram muitos pedidos para criarmos uma solução que os ajudassem a guardar o dinheiro de uma forma mais organizada, separado para seus diferentes planos.

Na prática, você poderá criar e personalizar várias Caixinhas direto no app do Nu. Também poderá dar nome e selecionar uma foto para as suas Caixinhas, deixando-as com a sua cara. Além disso, elas contam com possibilidades de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil, com opções que incluem RDBs rendendo 100% do CDI  (Certificado de Depósito Interbancário) e um fundo com potencial de superar o CDI ao longo do tempo. Desde janeiro de 2022, este fundo tem uma performance equivalente a 164% da poupança. E, para completar, dá para acompanhar os resultados de um jeito simples e transparente.

Essa novidade será disponibilizada para um pequeno grupo de clientes nos próximos dias. Aos poucos, vamos liberando as Caixinhas para cada vez mais pessoas.

Confira abaixo mais detalhes sobre as Caixinhas do Nubank:

  • O que são as Caixinhas do Nubank?
  • Como as Caixinhas funcionam?
  • Como é o rendimento das Caixinhas?
  • Qual é o valor mínimo que devo colocar nas Caixinhas?
  • As Caixinhas do Nubank valem a pena?
  • Como criar uma Caixinha?
  • Como resgatar meu dinheiro?

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas. Na prática, ao criar as suas Caixinhas, você conseguirá separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e definirá quanto deseja guardar em cada uma delas. 

Por exemplo: ao receber seu salário em um mês, você pode já enviar um valor para sua Caixinha “reserva de emergência”, outro para a Caixinha “comprar carro”, e outro para a Caixinha “férias 2023”. Os valores guardados nas Caixinhas ficam separados do dinheiro do dia a dia, aquele que será usado com as contas e compras do mês.

Além disso, as Caixinhas terão possibilidades de rendimentos, que fazem com que seu dinheiro guardado não fique parado. Por enquanto, serão sugeridas duas possibilidades de investimentos disponíveis para você: o RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), e o Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com potencial de rentabilidade acima de 100% do CDI ao longo do tempo. Essas opções serão pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também terá a liberdade de escolher.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, será possível acompanhar o caminho até a realização dos seus sonhos com mais facilidade. 

Assim, com o apoio de um monitoramento simples e transparente, o caminho que separa você dos seus sonhos pode se tornar menor e mais rápido de ser alcançado.

Como funcionam as Caixinhas do Nubank?

Existirão alguns temas de Caixinhas sugeridos no app do Nubank, como “reformar a casa” e “fazer uma viagem”, mas cada pessoa também poderá criar as suas próprias Caixinhas personalizadas, com qualquer plano para o futuro. As possibilidades são muitas e estão todas no seu controle.

Não existe um número limitado de Caixinhas – você pode criar quantas quiser. Depois, é só escolher o nome e uma foto para identificá-las. Inicialmente, você vai encontrar no app do Nu cinco Caixinhas básicas:

  1. Reserva de emergência: montar uma reserva é indispensável para encarar problemas financeiros de última hora. Tenha uma para chamar de sua. 
  2. Reformar a casa: que tal ir separando um dinheiro todo mês para a obra da casa? Reformas fazem um barulhinho, mas o resultado compensa.
  3. Focar na carreira: sabe aquele curso que você já está namorando há muito tempo? Chegou a hora de começar a juntar dinheiro para ele. Bota na Caixinha.
  4. Meu sonho de consumo: os itens da sua lista de desejos estão prontos para sair do papel. O primeiro passo para conquistá-los é separar uma grana para cada um. 
  5. Fazer uma viagem: para ir juntando e pensando na tão aguardada viagem de férias, viagem de fim de ano ou no mochilão.

Cheguei ao meu objetivo. E agora?

Ao criar sua Caixinha, você poderá estabelecer o valor que tem como objetivo. Assim que chegar nele, é só resgatar o dinheiro, deletar a Caixinha e planejar a próxima meta, ou continuar a poupar. Se ainda não tiver chegado a hora, basta deixar o seu dinheiro na Caixinha. 

O dinheiro das Caixinhas também rende?

Sim. Nas Caixinhas do Nubank o seu dinheiro guardado não fica parado. Todas as Caixinhas do Nubank têm possibilidades de rendimentos, pré-selecionados de acordo com seu objetivo e perfil. Elas fazem com que os valores que estão guardados tenham o potencial de gerar rendimentos maiores do que o CDI ao longo do tempo, desde o momento do primeiro depósito.

Por enquanto, dois produtos financeiros estarão por trás das Caixinhas: o RDB do Nubank (que rende 100% do CDI) e o fundo Nu Reserva Imediata, um fundo de renda fixa com potencial de superar o CDI ao longo do tempo. Na hora de criar uma Caixinha, você terá uma sugestão de investimento mais adequado para seus objetivos, mas o cliente também poderá ter a opção de alterar a indicação.

Esses produtos possuem baixo risco e alta liquidez, ou seja, você pode resgatá-los quando precisar, e os valores ficam disponíveis na sua conta em até um dia útil. Veja mais detalhes sobre cada um deles.

RDB do Nubank

A sigla RDB significa Recibo de Depósito Bancário. É um investimento de renda fixa atrelado ao CDI que funciona de maneira semelhante ao CDB – Certificado de Depósito Bancário. 

Em outras palavras, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro para a instituição financeira (no caso, o Nubank), que emite o título, e você o recebe de volta com juros, que, no caso, são os rendimentos do RDB.

É um investimento considerado seguro, pois conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite total de R$ 250 mil por cliente em cada instituição financeira. E a liquidez é imediata (D+0) ou em até um dia útil.

Principais características do RDB do Nubank:

  • Resgate rápido no mesmo dia ou em até um dia útil;
  • Risco baixo;
  • Rende 100% do CDI.

Fundo Nu Reserva Imediata

O fundo Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa de baixo risco que permite resgatar seu dinheiro rapidamente, pois tem liquidez diária (D+0). Isso significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta em no máximo um dia útil após o pedido de resgate. 

A estratégia desse fundo é investir em renda fixa por meio de cotas de fundos que possuem títulos públicos do Tesouro Nacional e títulos privados de baixo risco como CDBs e debêntures. Por meio desta estratégia, o fundo tem potencial de superar o CDI no longo prazo. 

Principais características do Nu Reserva Imediata:

  • Resgate rápido em até um dia útil;
  • Risco baixo;
  • Tem o potencial de superar o CDI ao longo do tempo.

Tá, mas o que é 100% do CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. É uma taxa que os bancos cobram para ficar emprestando dinheiro entre eles durante o dia e que sempre tem um valor muito próximo da nossa taxa básica de juros, a Selic. Sim, as instituições financeiras emprestam dinheiro entre elas o tempo todo.

De forma simples: render 100% do CDI significa que um determinado investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI for de 13,15% ao ano, o dinheiro renderá esses mesmos 13,15% pelo mesmo período.

Da próxima vez que você ouvir que um ativo rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, saiba que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Veja quanto o CDI está valendo hoje clicando aqui

Vou precisar escolher um produto financeiro para as minhas Caixinhas?

Sabemos que investir pode ser assustador para algumas pessoas, e as Caixinhas vieram justamente para facilitar esse processo. Elas permitem que você guarde dinheiro de forma mais organizada e inteligente, com potencial de rendimento superior ao CDI.

O produto de investimento de cada Caixinha vai ser pré-selecionado pelo Nubank com base no objetivo, no valor que você deseja guardar e quando você pretende sacar esse dinheiro. Simples assim! Claro que a decisão final é sempre sua, e você poderá trocar a opção pré-sugerida se desejar.

Posso guardar qualquer valor nas Caixinhas do Nubank? 

É possível começar a guardar a partir de apenas R$ 1 (um real). O valor é você que vai definir, já que depende do seu objetivo.

O mais importante é que o poder de escolha sempre fica nas suas mãos. Você tem a liberdade para decidir quanto dinheiro vai guardar e quando quer fazer isso.

Quais as vantagens de guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

A organização financeira é uma poderosa estratégia para realizar seus objetivos. Com ela, fica muito mais fácil tirar os sonhos do papel.

Confira algumas vantagens de usar as Caixinhas para guardar e organizar o seu dinheiro. 

Personalização de acordo com os seus sonhos

Seu sonho, sua Caixinha. É possível criar quantas Caixinhas você quiser e deixar seus planos com o seu jeito. É só escolher um nome e uma foto para cada uma delas. Ao separar o dinheiro para diferentes planos, o motivo de guardar essa quantia fica mais claro, te incentivando a chegar lá mais rápido.

Aqui o dinheiro guardado não fica parado

Para que o dinheiro não fique parado dentro das Caixinhas, elas contam com possibilidades de investimentos, pré-sugeridas pelo Nubank de acordo com os seus objetivos e em quanto tempo você pretende retirar. Simplificando: são sonhos que ganham uma forcinha para virar realidade, com seu dinheiro guardado, mas não parado.

Um jeito simples de acompanhar suas metas

Cada Caixinha com o seu sonho tem um acompanhamento próprio, em que é possível ver de maneira simples e transparente quanto dinheiro está guardado para cada objetivo e o rendimento alcançado em cada um. E tudo isso pode ser feito pelo seu aplicativo do Nubank. Assim, você verá a evolução e poderá acompanhar o quanto o seu sonho está próximo. 

Tenha o dinheiro à mão sempre que precisar

Assim que a sua meta for atingida, você poderá resgatar o dinheiro de um jeito bem simples. Depois, basta deletar a Caixinha ou, se preferir, poderá continuar juntando mais. E como sabemos que imprevistos acontecem, você poderá resgatar o dinheiro guardado sempre que precisar em, no máximo, um dia útil. 

Como usar as Caixinhas do Nubank no aplicativo?

O processo para guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank é fácil, e todas as etapas trazem informações claras e descomplicadas. Confira o passo a passo:

  • Abra o seu app e vá até Caixinhas; 
  • Toque em “Comece a guardar”;
  • Na tela seguinte, terá a opção de criar a primeira Caixinha ou começar por outro objetivo como: fazer uma viagem, reformar a casa, focar na carreira, meu sonho de consumo e reserva de emergência;
  • Ao selecionar um tema, basta criar o nome que quiser para a sua Caixinha ou deixar o nome sugerido pelo Nu;
  • Depois, responda em quanto tempo você quer conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  • Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e coloque um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor deve ser maior que R$ 1 (um real). Ao preencher, continue na seta roxa;
  • Na tela seguinte, é imprescindível ler as informações de como funciona. Se quiser entender melhor sobre o produto selecionado, toque no botão “Saiba mais”;
  • Então, se você tiver concordado com as condições, toque no botão “Confirmar”;
  • Por fim, digite sua senha e pronto. Parabéns! Você criou a Caixinha.

Importante: para ter o Fundo Nu Reserva Imediata disponível nas Caixinhas, você precisa ter o perfil de investimento preenchido e uma conta de investimento ativa. Caso você não tenha, fique tranquilo. Vamos te direcionar para completar esses passos diretamente no app do Nubank.

Como criar uma Caixinha com outro objetivo?

É simples! E ainda dá para personalizar com nome e foto. O passo a passo é bem parecido com o anterior. Quando chegar na tela “Qual é o seu objetivo para essa Caixinha?”, siga este caminho:

  • Toque em “Outro objetivo”;
  • Na tela seguinte, crie um nome para a sua Caixinha;
  • Depois, se preferir, clique no ícone acima do lado esquerdo e escolha a foto preferida;
  • Toque na seta roxa e prossiga com o mesmo passo a passo citado acima. Fácil, né?

Como faço para acompanhar meu dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

Ao realizar um depósito na sua Caixinha, aparecerá a seguinte mensagem no app: “Seu dinheiro está sendo preparado”. Em no máximo um dia útil, você poderá acompanhar o saldo do dinheiro guardado fazendo o seguinte caminho:

  • Entre no seu aplicativo e vá até “Caixinhas” e depois em “Guardar”;
  • Na tela seguinte, abaixo do botão “Fazer novo depósito”, você vai ver o rendimento atual da sua Caixinha;
  • Em “últimas movimentações”, na mesma tela, será possível acompanhar se estão em processamento ou concluídas;
  • Logo abaixo, confira o valor do dinheiro guardado no Fundo Nu Reserva Imediata ou RDB.
  • Pronto!

Como resgatar o dinheiro das Caixinhas do Nubank?

Se você precisar do dinheiro que guardou nas Caixinhas, não tem problema nenhum.

Basta resgatá-lo a qualquer momento e ele estará disponível em até um dia útil na sua conta. Confira as regras de cada produto de investimento das Caixinhas.

Caixinha Reserva de Emergência:

  • RDB Resgate Imediato: rende 100% do CDI com resgate imediato (concluído a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana).

Demais Caixinhas do Nubank:

  • RDB Resgate Diário: rende 100% do CDI com resgate diário (para os pedidos feitos até as 14h em dias úteis, o dinheiro fica disponível na conta após as 18h do mesmo dia. Em resgates pedidos depois das 14h ou em finais de semana ou feriados, o dinheiro fica disponível na conta no próximo dia útil).
  • Fundo Nu Reserva Imediata, com potencial de rendimento acima de 100% do CDI ao longo do tempo e resgate diário (para os pedidos feitos até as 14h em dias úteis, o dinheiro fica disponível na conta após as 18h do mesmo dia. Em resgates pedidos depois das 14h ou em fins de semana ou feriados, o dinheiro fica disponível na conta no próximo dia útil).

Veja o passo a passo para resgatar o dinheiro das Caixinhas:

  • Entre no seu aplicativo e vá até “Caixinhas” e depois em “Resgatar”;
  • Na tela seguinte, responda quanto quer resgatar. O saldo da Caixinha aparecerá embaixo da pergunta;
  • Escolha o valor a partir de R$ 1 (um real);
  • Se quiser resgatar tudo, também tem a opção disponível de resgate total;
  • O valor do resgate entrará na sua conta do Nubank em até um dia útil;
  • Pronto!

Dicas para conquistar seu objetivo com as Caixinhas do Nubank

Uma boa estratégia para atingir suas metas financeiras pode ser nomeá-las. Sabia que dar nome aos seus objetivos é muito mais motivador do que simplesmente dizer que quer guardar dinheiro? 

Quer entender mais sobre isso? A gente te explica. Confira, abaixo, quatro motivos para nomear os seus objetivos financeiros.

1. Nomear suas metas ajuda a torná-las mais reais

“Guardar dinheiro” é vago. “Fazer uma pós-graduação” ou “reformar a cozinha” são metas específicas.

É por isso que uma das primeiras dicas para começar a guardar dinheiro é entender o porquê você está fazendo isso. O dinheiro vai ser usado para quê? Como você vai se sentir ao realizar esse objetivo? 

Responder a essas perguntas ajuda a tornar suas metas mais reais e palpáveis. Além disso, sempre que você olhar para o lugar onde está o dinheiro, ou seja, na Caixinha, lembrará exatamente do motivo pelo qual está juntando dinheiro.

2. É mais fácil traçar um plano para atingi-lo

Quando você dá um nome para sua meta, sabe exatamente aonde quer chegar. Não é uma busca sem fim como “guardar dinheiro”, é uma jornada com destino certo. Por isso, traçar um plano para chegar lá fica mais simples.

Uma pessoa que quer fazer uma viagem de fim de ano para um destino específico, por exemplo, sabe quanto isso custará, quanto tempo terá até viajar, quanto precisará guardar até lá e qual o prazo final para retirada dos valores.

Com isso em mente, é mais simples pensar em um plano para terminar o período exatamente onde gostaria de estar. 

3. Você pode lidar com cada meta de uma forma diferente

Apesar de todos os sonhos parecerem igualmente importantes, no fundo eles provavelmente têm prioridades diferentes. Ao dividir a grande meta “guardar dinheiro” em pequenos objetivos específicos, é possível tratar cada um com um peso diferente.

“Reformar a cozinha”, por exemplo, pode ser mais importante para você do que “comprar um celular novo”. Caso surja uma emergência e você precise gastar um dinheiro, poderá tirar da Caixinha do celular – e não da reforma. O contrário também pode acontecer, já que você vai decidir conforme as suas necessidades. 

4. É mais fácil acompanhar sua evolução

Depois de dar nome às metas financeiras e traçar planos para atingi-las, será muito mais simples acompanhar a evolução de cada uma e fazer ajustes, se necessário. 

Caixinha de reserva de emergência pode ser o primeiro passo

Um dos primeiros passos para ter tranquilidade financeira pode ser a criação de uma reserva de emergência com alta liquidez e produtos mais seguros. Por isso, as Caixinhas do Nubank também podem ser um bom lugar para o seu dinheiro ficar guardado para esta finalidade.

Basicamente, a reserva de emergência funciona como um kit de primeiros socorros. É um dinheiro que fica guardado e que você pode usar para emergências sempre que precisar. 

Ninguém está livre dos imprevistos da vida. Uma despesa médica de última hora, um gasto inesperado ou uma repentina situação de desemprego. 

Eles acontecem o tempo todo e é aí que uma reserva de emergência pode ajudar. Ela nada mais é do que aquele dinheiro reservado para qualquer necessidade que surgir, ou seja, que serve para aliviar os momentos de aperto financeiro. 

Importante: você pode sacar o dinheiro da Caixinha de reserva de emergência quando quiser, 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas o indicado é não fazer isso sempre, ok? O ideal é que esse dinheiro seja usado apenas em situações urgentes, isto é, quando realmente for preciso. 

Qual o valor ideal da reserva de emergência?

O valor da reserva de emergência varia de pessoa para pessoa, afinal, as necessidades, as rendas e as despesas de cada um são diferentes. O mais indicado é que ela seja capaz de cobrir as suas despesas totais por um período que vai de quatro a seis meses.

Se você tiver gastos que somam R$ 1 mil por mês, sua reserva poderá ser de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Se os gastos forem de R$ 2 mil, precisará de R$ 8 mil a R$ 12 mil, e assim por diante. 

Acompanhe os exemplos na tabela abaixo:

Gastos mensaisTempoReserva de emergência
R$ 1 mil 4 meses a 6 mesesR$ 4 mil a R$ 6 mil
R$ 2 mil4 meses a 6 mesesR$ 8 mil a R$ 12 mil
R$ 3 mil4 meses a 6 mesesR$ 12 mil a R$ 18 mil

Não se assuste com estes valores. A princípio, pode parecer muito, mas a ideia é construir a sua reserva de emergência aos poucos, com calma. O importante é criar o hábito de ir juntando. 

Também tem uma outra maneira de calcular a reserva de emergência: você pode somar todas as despesas dos últimos seis meses e traçar uma média mensal.

O importante é, sempre que possível, guardar dinheiro para alcançar todos os seus objetivos – e a Caixinha do Nubank pode ser uma aliada para chegar lá.

Leia também:

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

Como juntar dinheiro? 6 dicas reais de quem consegue guardar

Reserva de emergência: por que ela é importante e como criar a sua

Avisos legais importantes para você

Esse texto é um material de divulgação e aqui temos informações sobre as características do fundo Nu Reserva Imediata. A gente sempre vai prezar pela transparência para que você possa tomar a melhor decisão para o seu dinheiro. Se quiser saber mais sobre esse produto e conhecer melhor os riscos, veja o material técnico, a lâmina e o regulamento. Leia o regulamento antes de investir. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Créditos – FGC.

NU RESERVA IMEDIATA FICFI RENDA FIXA REFERENCIADO DI – “Fundo Nu Reserva Imediata” investe preponderantemente seus recursos no NU RESERVA IMEDIATA MASTER FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI (também gerido pela Nu Asset Management LTDA). O Fundo Nu Reserva Imediata é distribuído pela NuInvest Corretora de Valores S.A e pela Nu DTVM Ltda, inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”).

Os recursos de clientes da NuInvest são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente pela NuInvest para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Saiba mais sobre as diferenças entre contas de registro e contas de pagamento no blog do Nubank. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

3.87

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post