Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que é 100% do CDI?

O que é 100% do CDI?

Saber o que isso significa é essencial para tomar decisões mais estratégicas para o bolso e ter mais controle sobre as finanças.

Quando se fala em rendimento ou investimento, é comum ouvir a expressão “100% do CDI“. Mas são tantas siglas que fica fácil se perder no meio das letrinhas e acabar ainda mais confuso.

De forma simples: render 100% do CDI significa que aquele investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI foi de 6,40%, o dinheiro renderá esses mesmos 6,40% pelo mesmo período.

Entender esse conceito é essencial para tomar decisões mais estratégicas para o bolso e ter mais controle sobre as finanças. Veja mais detalhes abaixo.

Primeiro, o que é o CDI?

Por uma regra do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo – ou seja, com mais dinheiro entrando via depósito do que saindo via saque, empréstimos ou crédito.

Quando isso não acontece, o banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo.

Esse título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e precisa ser pago pelo outro banco em até 24 horas – por isso é considerado de curtíssimo prazo.

Como em todo empréstimo, entretanto, o banco que tomou o CDI também precisa pagar juros. Da taxa média praticada nesses empréstimos entre bancos é que nasce a taxa CDI.

Considerando que esses empréstimos precisam ser pagos em 24 horas, a taxa CDI é calculada diariamente pela B3 (a bolsa de valores oficial do Brasil) a partir das operações feitas no dia.

Com as taxas diárias, é calculada uma média mensal e anual do CDI, que são consideradas para o rendimento de investimentos de renda fixa. Em 2018, por exemplo, a taxa CDI anual foi de 6,40%.

Entenda tudo sobre o CDI e como ele pode afetar seu dinheiro.

E o que é 100% do CDI?

Da próxima vez que você ouvir que um investimento rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, saiba que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Por exemplo: se durante o período em que o dinheiro ficou aplicado o CDI foi de 6,40%, ele renderá esses mesmos 6,40% pelo mesmo período.

Alguns títulos também podem render abaixo ou acima do CDI. Se um rende 90% da taxa, por exemplo, ainda considerando que a variação do CDI foi de 6,40%, o título renderá 5,76% (que representa 90% do valor do CDI).

Agora que você já sabe o que é 100% do CDI, que tal aprender mais sobre finanças?

A gente sabe que finanças pessoais parece um assunto complicado, mas não é. Aprender mais sobre isso é o primeiro passo para ter mais controle sobre seu dinheiro.

Que tal começar do começo, aprendendo o básico das finanças pessoais?

Outra opção é tirar lições importantes dos 7 erros mais comuns que atrapalham as finanças de qualquer pessoa.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter