Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Taxa CDI, rendimento e v...

Taxa CDI, rendimento e valor: entenda tudo sobre esse tema

Muitos investimentos falam sobre o que é CDI, taxa CDI, 100% do CDI… E saber o que isso significa tem impacto em seu dinheiro.

Muito se ouve falar sobre a taxa CDI em relação a investimentos, taxas de rentabilidade e o mundo financeiro num geral. E saber o que é a taxa CDI é, de fato, importante: ela é um indicador fundamental de investimentos e pode afetar suas economias.

Assim, tendo em vista a relevância da taxa CDI, no artigo abaixo, vamos esclareceu vário pontos sobre esse tema e tirar algumas dúvidas que ainda são pertinentes.

Antes de saber o que é a taxa CDI, entretanto, é importante saber o que é o CDI, sigla para Certificado de Depósito Interbancário. 

Mas, calma: o que é a taxa CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. Sim, os bancos também fazem empréstimos entre si.

E por uma razão: por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo dele – em outras palavras, fechar o dia com caixa positivo. Mas nem sempre isso acontece, e por motivos variados — o número de saques no dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo.

Nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. E é exatamente dos outros bancos que eles pegam esse empréstimo.

Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que, neste caso, são definidos pela Taxa CDI.

Ela é usada como índice de rentabilidade para muitos investimentos de Renda Fixa, como a NuConta – que garante 100% da taxa CDI.

Como é calculado o valor do CDI?

O valor CDI é equivalente à Taxa CDI, que, por sua vez, indica o quanto rendeu o CDI em determinado período. 

Ficou confuso? Nós voltamos um pouco para explicar.

A taxa CDI são os juros cobrados através dos bancos pelos empréstimos que fazem entre si. Os juros são definidos diariamente pela Taxa DI, uma média diária calculada pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, parte da B3, a bolsa de valores), a partir das operações feitas naquele dia. 

E a taxa CDI, por sua vez, é determinada a partir da conversão da taxa DI em uma taxa anualizada, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Em outras palavras: a taxa CDI reflete o quanto os bancos estão ganhando de juros por emprestar dinheiro para outros bancos e é utilizada para indicar a rentabilidade de produtos financeiros. Falar da taxa CDI ou do valor CDI é falar o quanto o CDI rendeu.

Por exemplo: um investimento que garante um rendimento de 100% do CDI, como é o caso da NuConta, renderá ao ano o mesmo que a taxa CDI ou valor CDI – em 2018, rendeu 6,4% ao ano. 

Ainda tem dúvidas sobre o que é o CDI e como ele afeta a sua vida? Aqui você confere uma série de posts que explicam tudo sobre ele.

Valor do CDI

Em 2018, por exemplo, o CDI rendeu 6,4%. O valor do CDI anual é calculado com base nas taxas mensais do CDI.

E como a taxa CDI é calculada?

Como acontece com todo empréstimo, os bancos também pagam juros entre si. Neste caso, eles são definidos pela Taxa DI, uma média diária calculada pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, parte da B3, a bolsa de valores), a partir das operações feitas naquele dia. 

A taxa CDI, por sua vez, é determinada a partir da conversão da taxa DI em uma taxa anualizada, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Ou seja: a taxa CDI reflete o quanto os bancos estão ganhando de juros por emprestar dinheiro para outros bancos e é utilizada para indicar a rentabilidade de produtos financeiros. Vale ressaltar que pessoas físicas não podem investir no CDI.

Quanto rende o CDI?

Como já mencionado, em 2018, o CDI rendeu 6,4% ao ano. Isso significa que um investimento que rende 100% do CDI aplicado ao longo de 2018 rendeu essa mesma porcentagem.

Rendimento CDI em 2019

O rendimento do CDI também pode ser indicado mês a mês – já que sempre varia. É o que se chama de CDI Mensal. Em 2019, o CDI Mensal teve os seguintes resultados:

Mês/2019CDI Mensal
Janeiro0,54%
Fevereiro0,49%
Março0,47%
Abril0,52%
Maio0,54%
Junho0,47%
Julho0,57%
Agosto0,50%
Setembro0,46%
Outubro0,47%
Novembro0,38%
Dezembro0,37%
ACUMULADO DO ANO5,96%

Fonte: B3

Rendimento CDI 2020

Mês/2020CDI Mensal
Janeiro0,37%
Fevereiro0,29%
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
ACUMULADO DO ANO0,66%

Fonte: Banco Central

Resumindo: o que é CDI, taxa CDI e CDi mensal?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo.

Por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo dele (em outras palavras: fechar o dia com saldo positivo).

Como nem sempre isso acontece, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença.

Esse empréstimo é feito com outros bancos – e os juros são definidos pela Taxa CDI. A taxa CDI, portanto, é uma taxa diária – mas a taxa usada para indicar a rentabilidade de investimentos é determinada a partir da conversão do CDI diário em uma taxa anual, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Taxa CDI e Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia, definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central), e considerada nas operações de empréstimo de dinheiro de bancos e pessoas físicas ao governo federal. Ela também é um índice que indica o rendimento de alguns produtos financeiros. 

A taxa Selic e a taxa CDI sempre estarão muito próximas – mas por quê? Simples: se a Selic for muito maior que a Taxa CDI, fica mais vantajoso para os bancos emprestar dinheiro ao governo, e não a outras instituições financeiras. 

Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da Selic, a rentabilidade dos títulos que têm  essa taxa como índice sobe, o que também não é interessante para os bancos.

Ficou com dúvidas sobre a taxa CDI, o que é CDI, valor do CDI, CDI Mensal ou rendimento do CDI? Saiba tudo sobre o CDI e suas aplicações aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.67

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post