Pular navegação

"Afinal, qual é o valor do CDI?": Entenda quanto rende essa taxa

O CDI é um índice conhecido no mercado financeiro e que tem grande impacto em suas finanças. Saiba qual é o seu valor.

Valor do CDI: prédios em preto e branco com sombra roxa, um em frente ao outro, e algumas linhas ligando-os.

O CDI é um índice bem conhecido no mercado financeiro - e está diretamente ligado, na maioria das vezes, ao rendimento que aplicações financeiras e investimentos oferecem. Por isso, é muito importante saber do que ele se trata e também, o valor do CDI.

Entenda melhor o que é o CDI no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pD62TFvvRp8

Valor do CDI

Em 2021, por exemplo, o CDI rendeu 4,42%. O valor do CDI anual é calculado com base nas taxas mensais do CDI. No acumulado de 2022, que considera os meses de janeiro a setembro, o valor do CDI é o seguinte:

Mês/2022CDI Mensal
Janeiro0,73%
Fevereiro0,76%
Março0,88%
Abril0,83%
Maio1,03%
Junho1,02%
Julho1,03%
Agosto1,17%
Setembro1,07%
Outubro-
Novembro-
Dezembro-
ACUMULADO DO ANO7,75%

Fonte: B3

Valor do CDI 2021

O valor do CDI 2021 é a soma das taxas mensais do CDI. Veja na tabela abaixo as variações mês a mês:

Mês/2021CDI Mensal
Janeiro0,15%
Fevereiro0,13%
Março0,20%
Abril0,21%
Maio0,27%
Junho0,31%
Julho0,36%
Agosto0,43%
Setembro0,44%
Outubro0,49%
Novembro0,59%
Dezembro0,77%
ACUMULADO DO ANO4,42%
Fonte: Banco Central

Mas, calma: o que é CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome da taxa de juros cobrada nos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. Sim, os bancos também fazem empréstimos entre si.

E por uma razão: por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo dele – em outras palavras, fechar o dia com caixa positivo. Mas nem sempre isso acontece, e por motivos variados – o número de saques no dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo.

Nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. E é exatamente dos outros bancos que eles pegam esse empréstimo. Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que, neste caso, são definidos pela taxa CDI.

https://youtu.be/pD62TFvvRp8

Como é calculado o valor do CDI

O valor CDI é equivalente à taxa CDI, que, por sua vez, indica o quanto rendeu o CDI em determinado período. 

Ficou confuso? Nós voltamos um pouco para explicar.

A taxa CDI são os juros cobrados pelos bancos pelos empréstimos que fazem entre si. Os juros são definidos diariamente pela Taxa DI, uma média diária calculada pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, parte da B3, a bolsa de valores), a partir das operações feitas naquele dia. 

E a taxa CDI, por sua vez, é determinada a partir da conversão da taxa DI em uma taxa anualizada, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Em outras palavras: a taxa CDI reflete o quanto os bancos estão ganhando de juros por emprestar dinheiro para outros bancos e é utilizada para indicar a rentabilidade de produtos financeiros. Falar da taxa CDI ou do valor CDI é falar o quanto o CDI rendeu.

Por exemplo: um investimento que garante um rendimento de 100% do CDI renderá ao ano o mesmo que a taxa CDI ou valor CDI – em 2021, rendeu 4,42% ao ano. 

Ainda tem dúvidas sobre o que é o CDI e como ele afeta a sua vida? Aqui você confere uma série de posts que explicam tudo sobre ele.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.