Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro “Afinal, qual é o...

“Afinal, qual é o valor do CDI?”: Entenda quanto rende essa taxa.

O CDI é um índice conhecido no mercado financeiro e que tem grande impacto em suas finanças. Saiba qual é o seu valor.

O CDI é um índice bem conhecido no mercado financeiro – e está diretamente ligado, na grande maioria das vezes, ao rendimento que aplicações financeiras e investimentos oferecem. Por isso, é muito importante saber do que ele se trata e também, o valor do CDI.

Valor do CDI

Em 2018, por exemplo, o CDI rendeu 6,4%.

O valor do CDI anual é calculado com base nas taxas mensais do CDI.

No acumulado de 2019, que considera os meses de janeiro a agosto, o valor do CDI é o seguinte:

Mês/2019CDI Mensal
Janeiro0,54%
Fevereiro0,49%
Março0,47%
Abril0,52%
Maio0,54%
Junho0,47%
Julho0,57%
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
ACUMULADO DO ANO3,66%

Fonte: B3

Mas, calma: o que é CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. Sim, os bancos também fazem empréstimos entre si.

E por uma razão: por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo dele – em outras palavras, fechar o dia com caixa positivo. Mas nem sempre isso acontece, e por motivos variados — o número de saques no dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo.

Nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. E é exatamente dos outros bancos que eles pegam esse empréstimo. Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que, neste caso, são definidos pela Taxa CDI.

Como é calculado o valor do CDI

O valor CDI é equivalente à Taxa CDI, que, por sua vez, indica o quanto rendeu o CDI em determinado período. 

Ficou confuso? Nós voltamos um pouco para explicar.

A taxa CDI são os juros cobrados pelos bancos pelos empréstimos que fazem entre si. Os juros são definidos diariamente pela Taxa DI, uma média diária calculada pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, parte da B3, a bolsa de valores), a partir das operações feitas naquele dia. 

E a taxa CDI, por sua vez, é determinada a partir da conversão da taxa DI em uma taxa anualizada, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Em outras palavras: a taxa CDI reflete o quanto os bancos estão ganhando de juros por emprestar dinheiro para outros bancos e é utilizada para indicar a rentabilidade de produtos financeiros. Falar da taxa CDI ou do valor CDI é falar o quanto o CDI rendeu.

Por exemplo: um investimento que garante um rendimento de 100% do CDI, como é o caso da NuConta, renderá ao ano o mesmo que a taxa CDI ou valor CDI – em 2018, rendeu 6,4% ao ano. 

Ainda tem dúvidas sobre o que é o CDI e como ele afeta a sua vida? Aqui você confere uma série de posts que explicam tudo sobre ele.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter