Pular navegação

Como usar as Caixinhas do Nubank?

Com essa nova ferramenta, você poderá criar, personalizar e guardar dinheiro em várias Caixinhas para diferentes objetivos direto no app do Nu. Entenda como usá-las.

imagem mostra grupo de amigos no carro se preparando para uma viagem

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o seu dinheiro. Acreditamos que todas as pessoas devem ser protagonistas de suas vidas financeiras. Por isso, as Caixinhas do Nubank chegaram para dar ainda mais autonomia para os nossos clientes. A ideia é facilitar os seus planos.

Seja para montar uma reserva de emergência ou para realizar planos para o futuro, com as Caixinhas do Nubank é possível guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, personalizando-as de acordo com as suas metas. 

O valor guardado em cada Caixinha é você quem define, pois tudo vai depender do seu objetivo. A ideia é que você possa usar sua Caixinha para, sempre que possível, ir guardando de pouquinho em pouquinho até chegar aonde deseja.

O mais importante é que o poder de escolha sempre fica nas suas mãos. Você tem a liberdade para decidir quanto dinheiro vai guardar e quando quer usar o dinheiro guardado.

Abaixo, entenda melhor como usar as Caixinhas do Nubank diretamente no aplicativo do Nu.

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada, personalizada e simples, de acordo com os diferentes objetivos de cada pessoa. Elas foram criadas a partir de pedidos dos próprios clientes, e são personalizáveis. 

Na prática, ao criar as suas Caixinhas no app do Nu, você consegue separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e consegue definir quanto deseja guardar em cada uma delas. 

Além disso, o dinheiro não fica parado: as Caixinhas têm opções de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil. As opções incluem RDBs do Nubank, que têm rendimento a partir de 100% do CDI, e o fundo Nu Reserva Imediata, que tem estratégia de renda fixa. Saiba mais detalhes sobre isso abaixo.

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber 

Como usar as Caixinhas do Nubank na prática?

No aplicativo do Nubank existem algumas sugestões de Caixinhas, como “reformar a casa” e “fazer uma viagem”, mas cada pessoa também pode criar as suas próprias Caixinhas personalizadas, com qualquer plano para o futuro. As possibilidades são muitas e estão todas no seu controle.

Não existe um número limitado de Caixinhas – você pode criar quantas quiser. Depois, é só escolher o nome e uma foto para identificá-las. Por enquanto, você encontra no app do Nubank cinco sugestões de Caixinhas básicas:

  1. Reserva de emergência: esta é a Caixinha recomendada para deixar aquele dinheiro que pode ser necessário na hora de um aperto. O investimento por trás dessa Caixinha é o RDB na modalidade de resgate imediato, que tem as características essenciais de um investimento para a reserva. Esta é a única Caixinha em que não é possível trocar o investimento.
  1. Reformar a casa: desde reparos gerais até aquela sonhada reforma, esta Caixinha pode ser o primeiro passo para deixar a casa nos trinques.
  1. Focar na carreira: um curso que você está namorando há tempos, um equipamento que você quer ter para aprimorar habilidades. Chegou a hora de começar a juntar dinheiro. Bota na Caixinha e facilite os seus planos.
  1. Meu sonho de consumo: pode ser desde um tênis até a casa própria – sonhos não têm tamanho (nem preço) fixo, mas o primeiro passo para conquistá-los é começar a guardar. Use a Caixinha a seu favor.
  1. Fazer uma viagem: é a Caixinha para ir juntando e pensando na sua viagem, seja ela uma escapada de fim de semana, férias ou um sabático de seis meses.

Além dessas Caixinhas pré-sugeridas, você também pode criar suas próprias Caixinhas, para colocar o plano que quiser. Para isso, basta clicar em "Outro objetivo".

https://youtu.be/v1Wp7c1gRTQ

Como criar uma Caixinha do Nubank?

O processo para guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank é fácil e todas as etapas trazem informações claras e descomplicadas. Confira o passo a passo:

  • Abra o seu app e vá até Caixinhas – elas estão na aba de Planejamento do seu app, identificada pelo símbolo do cifrão ($);
  • Toque em “Criar Caixinha”;
  • A tela seguinte apresenta a opção de criar a primeira Caixinha personalizada ou começar por um dos objetivos já sugeridos: fazer uma viagem, reformar a casa, focar na carreira, meu sonho de consumo e reserva de emergência;
  • Ao selecionar um tema, basta criar o nome que quiser para a sua Caixinha ou deixar o nome sugerido pelo Nu;
  • Depois, responda em quanto tempo você quer conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  • Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e coloque um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor deve ser maior que R$ 1 (um real). Ao preencher, continue na seta roxa;
  • Na tela seguinte, é imprescindível ler as informações de como funciona. Se quiser entender melhor sobre o produto selecionado, toque no botão “Saiba mais”;
  • Então, se você tiver concordado com as condições, toque no botão “Confirmar”;
  • Por fim, digite sua senha e pronto. Parabéns! Você criou a Caixinha.
como usar as Caixinhas do Nubank

Importante: para ter o Fundo Nu Reserva Imediata disponível nas Caixinhas, você precisa ter o perfil de investimento preenchido e uma conta de investimento ativa. Caso você não tenha, fique tranquilo: vamos te direcionar para completar esses passos diretamente no app do Nubank. Vale reforçar que um fundo de investimentos está sujeito às oscilações de mercado.

O dinheiro guardado nas Caixinhas rende?

Por enquanto, as Caixinhas têm alguns produtos de investimentos disponíveis. Saiba quais são eles:

RDB do Nubank

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Ele é uma boa ideia para quem busca estabilidade. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil. O RDB do Nubank ainda tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e é o investimento por trás da sua Caixinha de Reserva de Emergência. Ele também pode ser usado por quem busca mais estabilidade.

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs que você viu acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido. 

Isso significa que a sua Caixinha poderá ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficarão trancados até a data que você selecionou. Lembrando que nos detalhes da Caixinha você conseguirá ver seus valores no saldo trancado e no saldo disponível. 

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante: Neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção.

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

Durante a fase de testes, o RDB planejado estará disponível para uma parte dos clientes Nubank. A nossa intenção é melhorar cada vez mais os produtos, e, aos poucos, ir liberando o acesso para mais pessoas.

Fundo Nu Reserva Imediata

Esse é um fundo de investimento com estratégia majoritariamente de renda fixa. Vale ressaltar que o rendimento dos fundos de investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como movimentações do mercado e economia, por exemplo.

Cliente pode escolher onde vai investir

Essas opções são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca do investimento.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, é possível acompanhar o andamento com facilidade, com o apoio de um monitoramento simples e transparente.

Saiba o que significa 100% do CDI

Dá para tirar o dinheiro da Caixinha?

Se você precisar do dinheiro que está nas Caixinhas, o processo para retirar o valor é bem simples. Basta resgatá-lo a qualquer momento e ele estará disponível na sua conta imediatamente ou em até um dia útil, dependendo do investimento escolhido.

No caso do RDB Planejado, só é possível resgatar o dinheiro na data escolhida no momento da aplicação.

Clique aqui e saiba como resgatar o dinheiro da sua Caixinha.

Posso transferir os recursos da função Dinheiro Guardado para as Caixinhas?

Sim! A função Dinheiro Guardado tem o botão Transferir para Caixinhas. Com ele, os clientes podem transferir os recursos dessa ferramenta direto para uma Caixinha. 

Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Por isso, na prática, ao usar o botão Transferir para Caixinhas, você faz um resgate e, depois, um depósito nas Caixinhas. Ou seja, o dinheiro é retirado da função Guardar dinheiro, pinga na sua conta e, na sequência, é enviado para uma Caixinha. Mas isso tudo acontece dentro de um fluxo simples e único. 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Entenda aqui tudo sobre essa transferência

Objetivo alcançado. E agora?

Ao criar sua Caixinha, você pode estabelecer o valor que tem como objetivo. Assim que chegar nele, é só resgatar o dinheiro, deletar a Caixinha e planejar a próxima meta, ou continuar a poupar. Mas se ainda não tiver chegado a hora, basta deixar o seu dinheiro na Caixinha. 

Se surgir um novo plano, você pode criar uma nova Caixinha seguindo o passo a passo acima. As Caixinhas do Nubank são assim: um jeito fácil e simples de acompanhar suas metas. E o melhor: é aquela forcinha que você tanto precisava para conquistar o que sempre quis.

Oscilações nas Caixinhas: por que elas acontecem?

Vale sempre ter em mente que, ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando o dinheiro em algum investimento, que pode ser o fundo Nu Reserva Imediata ou RDB. As Caixinhas com o fundo podem variar com movimentos do mercado, como mudanças na economia ou no desempenho de empresas específicas, por exemplo. 

Por isso, é possível que em alguns momentos ocorra variações no valor das Caixinhas. Há eventos que podem impactar mais e outros menos.

Essas oscilações podem até assustar, mas vale lembrar que os fundos têm um time de especialistas que faz uma gestão profissional sobre os melhores investimentos para os objetivos do fundo e dos cotistas.

No caso do Nu Reserva Imediata, a Nu Asset Management – que é a gestora – adota uma estratégia de diversificação dos ativos (investimentos) de renda fixa e um objetivo de superar o CDI no longo prazo. Além disso, ela monitora as variações de mercado para mudar rotas em caso de eventos atípicos ou de alto impacto.

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

Como juntar dinheiro? 6 dicas reais de quem consegue guardar

Reserva de emergência: por que ela é importante e como criar a sua

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.