Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Perfil de investimento: ...

Perfil de investimento: saiba como é o teste do Nubank

Antes de investir seu dinheiro, o Nubank te ajuda a descobrir seu perfil: afinal, você é o tipo de pessoa “devagar se vai longe”, “equilíbrio é tudo” ou “nervos de aço”?

O Nubank nasceu para facilitar a vida das pessoas e devolver a elas o controle sobre suas finanças. Em abril de 2021, demos um novo passo nessa missão ao criar uma nova experiência de investimentos dentro do nosso aplicativo.

Essa opção de investimentos do Nubank ainda está em fase de testes, liberados para apenas um grupo pequeno de clientes. Neste primeiro momento, há três fundos disponíveis (conheça tudo sobre eles), e mais produtos chegando nos próximos meses. Antes de poder aplicar, no entanto, é preciso passar por uma etapa chamada de teste de perfil de investimento.

O que é perfil de investidor, ou de investimento?

O perfil de investidor é uma classificação que ajuda a determinar quais produtos são mais indicados para cada pessoa. Ele também é conhecido como suitability, ou “adequação”, em tradução livre – isso porque ajuda a direcionar a empresa na hora de indicar os investimentos mais adequados para cada perfil.

Ou seja: antes de recomendar onde aplicar seu dinheiro, as empresas devem te ajudar a definir seu perfil de investimentos. Essa é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão que regula esse mercado.

A forma de descobrir isso é aplicando um teste de perfil – um questionário com algumas perguntas que permitem conhecer melhor a pessoa e entender em qual momento ela está.

Importante: o perfil de um investidor não é igual para sempre. Uma pessoa que hoje é menos disposta a correr riscos pode se tornar mais confortável com isso, ou vice-versa. Por isso, o teste costuma ser reaplicado após algum tempo (mas isso pode variar de empresa para empresa).

Como fazer o teste de perfil de investimentos do Nubank?

Como é sempre o caso no Nubank, esse teste é rápido, fácil e pode ser respondido diretamente no aplicativo. Quem já tiver os investimentos liberados no app deve seguir os seguintes passos:

  • Faça login no aplicativo do Nubank;
  • Na tela principal, role até “Investimentos” e clique em “Conhecer”;
  • Na tela seguinte, clique em “Começar”;
  • Clique em “Descobrir perfil” para responder às perguntas.

Lembrando: você só verá a área de investimentos se estiver nesse primeiro grupo de testes.

É muito importante responder às perguntas com honestidade, porque esse teste é a nossa forma de te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu dinheiro. As respostas devem refletir seu momento atual para que o investimento selecionado atenda às suas necessidades reais.

Estas são as perguntas:

  • Em quanto tempo você pretende usar o dinheiro dos seus investimentos?
  • Você tem, pelo menos, seis vezes o valor dos seus gastos mensais para cobrir algum imprevisto?
  • Você investe parte da sua renda todos os meses?
  • Aproximadamente, quanto você tem investido em poupança, tesouro direto, CDB ou outra renda fixa?
  • Aproximadamente, quanto você tem investido em ações, fundos imobiliários ou outra renda variável?
  • Quanto risco você topa correr considerando seu objetivo?
  • Como você classificaria seu nível de conhecimento sobre investimentos?

Essas perguntas ajudam a entender o seu momento atual, sua experiência e conhecimento sobre investimentos e o nível de risco que você se sente confortável com as suas aplicações.

Quais são os perfis de investimento do Nubank?

Após responder as perguntas, você verá em qual perfil de investidor se encaixa: se você é uma pessoa que acredita que  “devagar se chega longe”, “equilíbrio é tudo” ou que tem “nervos de aço”. No mercado de investimentos, essas categorias são normalmente chamadas de conservador, moderado e arrojado (ou agressivo).

Por aqui, acreditamos que essas palavras não refletem direito como é cada perfil – uma pessoa que quer correr pouco risco não é necessariamente conservadora, certo? Assim como a pessoa que busca mais rentabilidade não é sempre agressiva.

Por isso, decidimos escolher nomes que explicassem melhor cada perfil.

  • Devagar se vai longe: esse é o perfil de pessoas que buscam mais segurança e estabilidade em seus investimentos, mesmo que isso signifique que a rentabilidade será menor;
  • Equilíbrio é tudo: pessoas nesse perfil tentam encontrar um meio do caminho nas aplicações que escolhem, topando algum risco em troca de um aumento nos rendimentos;
  • Nervos de aço: esse perfil reúne as pessoas que estão mais dispostas a correr riscos em seus investimentos, já que isso pode gerar ganhos maiores.

Com esse resultado, você deverá clicar no botão “Ver estratégia para você” para conhecer o produto que tem mais a ver com seu perfil.

Lembrando: os investimentos no Nubank ainda estão em fase de testes, para que a gente possa construir junto aos nossos clientes. Se você ainda não tem acesso a essa opção, mantenha seu app atualizado – em breve ela aparecerá por aí.

Importante: esse texto é um material de divulgação, para que você conheça as características dos nossos fundos. Se quiser saber mais sobre os produtos e conhecer melhor os riscos, veja aqui o material técnico, a lâmina e o regulamento deles. A gente sempre vai prezar pela transparência para que você possa tomar a melhor decisão para o seu dinheiro.

4.17

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post