Pular navegação

Transferir para Caixinhas: como funciona o botão que aparece na função Guardar dinheiro?

Clientes que têm dinheiro guardado podem transferir os valores direto para as Caixinhas do Nubank. A opção vai aparecer aos poucos para todos os clientes.

Mulher ruiva de cabelo cacheados, segurando um celular com o aplicativo do Nubank na tela, com um dos pés em uma poltrona cinza, com um gato deitado em cima, ao fundo um vaso de planta.

Em 2022, lançamos as Caixinhas do Nubank como parte da nossa missão de acabar com a complexidade do sistema financeiro e porque acreditamos que nossos clientes precisam de ferramentas simples e fáceis para guardar dinheiro e realizar os seus planos. 

As Caixinhas são uma ferramenta para te ajudar a economizar de forma organizada, no seu tempo e de acordo com os seus planos. Antes delas, os clientes já separavam recursos na função Guardar dinheiro e, a partir de agora, será possível transferir o dinheiro dessa função para as Caixinhas. 

Essa funcionalidade já está liberada para grande parte dos nossos clientes. Entenda abaixo como acontece essa transferência. 

O que é o Transferir para Caixinhas?

É um botão que aparece na função Guardar dinheiro. Com ele, os clientes podem transferir os recursos dessa ferramenta direto para uma Caixinha. 

Preciso pagar imposto nessa transferência?

O dinheiro que está na função Guardar Dinheiro está aplicado em RDB que rende 100% do CDI após 30 dias do depósito.   

Ao fazer a transferência para as Caixinhas, você faz um resgate desse investimento e, depois, aplica esse dinheiro em outro investimento. E esse resgate aparece no histórico da sua conta. 

Nós não cobramos nenhuma taxa de manutenção da nossa conta e a função Guardar Dinheiro é completamente gratuita. Contudo, como qualquer resgate de RDB, há cobrança de Imposto de Renda. Esse imposto incide sobre os rendimentos do dinheiro guardado e é cobrado toda vez que você resgata um valor total ou parcialmente, ainda que seja para colocá-lo na Caixinha. Você consegue ver o valor cobrado ao clicar em "Rendimento total da conta". 

É importante lembrar que o saldo que aparece no Dinheiro Guardado já é o valor líquido, com o desconto do Imposto de Renda. 

A alíquota de Imposto de Renda aplicada segue a tabela regressiva. Ou seja, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro guardado, menos imposto paga. Confira a tabela abaixo: 

Prazo do investimentoAlíquota do IR
Até 180 dias (6 meses)22,5%
De 181 a 360 dias (1 ano)20%
De 361 a 720 dias (2 anos)17,5%
Acima de 720 dias (+ de 2 anos)15%

Transferência equivale a um novo depósito

Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Por isso, na prática, ao usar o botão Transferir para Caixinhas, você faz um resgate e, depois, um depósito nas Caixinhas. Ou seja, o dinheiro é retirado da função Dinheiro Guardado, pinga na sua conta e, na sequência, é enviado para uma Caixinha. Mas isso tudo acontece dentro de um fluxo simples e único. Confira o passo a passo. 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Passo a passo para Transferir para Caixinhas

  • Na tela inicial do aplicativo, clique em "Conta" e, depois, em "Dinheiro guardado";
  • Na sequência, toque em "Transferir para Caixinhas";
  • Defina o valor que quer transferir;
  • Escolha uma Caixinha que você já tem ou crie uma nova;
  • Se decidir criar uma nova, escolha um nome para a sua Caixinha – é só pensar na sua meta: pode ser a compra de um carro novo, da sua casa própria, uma viagem. Você quem decide;
  • Depois de escolher um nome, é necessário definir um prazo: quando você quer usar o dinheiro que está guardando;
  • Com essas informações, o aplicativo sugere um investimento e você pode aceitar a sugestão ou escolher outro, assim como faz na hora de criar qualquer Caixinha. Somente a Caixinha de Reserva de Emergência não permite a troca do investimento sugerido;
  • Após escolher o investimento que tem mais a ver com o seu perfil, digite sua senha de quatro dígitos e pronto! Você transferiu o dinheiro da função Guardar dinheiro para as Caixinhas.  

Como fica meu rendimento depois da transferência?

Quando você transfere o dinheiro para as Caixinhas, você começa um novo investimento. Por isso, o rendimento desse dinheiro passa a seguir as regras do investimento que você escolheu na hora de criar a Caixinha. 

  • Se escolheu o RDB com liquidez imediata ou diária, o seu dinheiro tem um rendimento constante de 100% do CDI – o mesmo da função Guardar dinheiro;
  • Caso tenha escolhido o fundo Nu Reserva Imediata, o seu rendimento varia de acordo com as oscilações do mercado; 
  • Outra opção é o RDB Planejado. Com ele, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. O RDB Planejado está em fase de testes e disponível para um grupo de clientes.

Entenda aqui como funciona o rendimento das Caixinhas que têm o fundo Nu Reserva Imediata 

Preciso colocar tudo numa única Caixinha?

Não. Você escolhe o valor que quer transferir da função Guardar dinheiro para as Caixinhas. Assim como é você quem escolhe se quer colocar esses valores numa Caixinha existente ou se quer criar uma nova. 

Sou obrigado a fazer essa transferência?

Não. Ela é só mais uma opção para organizar o dinheiro que você guarda no Nubank.

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas são uma ferramenta para facilitar os seus planos. Com ela, você guarda dinheiro por objetivo. Esses valores ficam separados dos recursos da sua conta do dia a dia. Além disso, os valores não ficam parados porque por trás das Caixinhas existem investimentos. 

Ao criar uma Caixinha e estabelecer um prazo para usar o dinheiro, o aplicativo mostra uma sugestão de investimento, que pode ser alterada pelo usuário. Entenda quais são as opções de ativos: 

RDB do Nubank

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Ele é uma boa ideia para quem busca estabilidade. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil. O RDB do Nubank ainda tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e é o investimento por trás da sua Caixinha de Reserva de Emergência. Ele também pode ser usado por quem busca mais estabilidade.

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs que você viu acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido. 

Isso significa que a sua Caixinha poderá ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficarão trancados até a data que você selecionou. Lembrando que nos detalhes da Caixinha você conseguirá ver seus valores no saldo trancado e no saldo disponível. 

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante: Neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção. Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

Durante a fase de testes, o RDB planejado estará disponível para uma parte dos clientes Nubank. A nossa intenção é melhorar cada vez mais os produtos, e, aos poucos, ir liberando o acesso para mais pessoas.

Fundo Nu Reserva Imediata

Esse é um fundo de investimento com estratégia majoritariamente de renda fixa. Vale ressaltar que o rendimento dos fundos de investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como movimentações do mercado e economia, por exemplo.

Cliente pode escolher onde vai investir

Essas opções são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil, de acordo com seus objetivos e com o prazo que você estabeleceu para realizar sua meta.

Apesar disso, quem tiver seu perfil de investidor preenchido terá a liberdade de trocar os investimentos para escolher o mais adequado para os seus planos. Só não será possível fazer essa troca na Caixinha da Reserva de Emergência, que tem o RDB por trás.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, é possível acompanhar o andamento com facilidade, com o apoio de um monitoramento simples e transparente.

Na prática, ao criar uma Caixinha e guardar dinheiro nela você está investindo em um desses produtos. 

Leia também 

Programar Caixinhas: a nova ferramenta que permite agendar depósitos mensais

Como programar depósitos automáticos para as Caixinhas do Nubank?

Investimentos dentro das Caixinhas: entenda como funcionam

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.