Pular navegação

Investimentos dentro das Caixinhas do Nubank: entenda como funcionam

Entenda quais são os investimentos que estão por trás das Caixinhas e como funciona o rendimento de cada um deles.

Foto de fundo roxo mostra homem negro, de cabelos cacheados, segurando o celular e mostrando.

As Caixinhas do Nubank são um novo jeito de guardar dinheiro, de forma personalizada e planejada para que você possa conquistar seus planos.

Para ajudar a acelerar essas conquistas, todas as Caixinhas do Nubank têm um investimento por trás.

Quais são os investimentos por trás das Caixinhas?

As Caixinhas possuem atualmente duas possibilidades de investimentos: em RDB do Nubank, com rendimento a 100% do CDI, e no fundo Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa. Entenda melhor cada um deles.

RDB do Nubank

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Ele é uma boa ideia para quem busca estabilidade. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil. O RDB do Nubank ainda tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e é o investimento por trás da sua Caixinha de Reserva de Emergência. Ele também pode ser usado por quem busca mais estabilidade.

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs que você viu acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido. 

Isso significa que a sua Caixinha poderá ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficarão trancados até a data que você selecionou. Lembrando que nos detalhes da Caixinha você conseguirá ver seus valores no saldo trancado e no saldo disponível. 

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante: Neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção. Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

Durante a fase de testes, o RDB planejado estará disponível para uma parte dos clientes Nubank. A nossa intenção é melhorar cada vez mais os produtos, e, aos poucos, ir liberando o acesso para mais pessoas.

Fundo Nu Reserva Imediata

Esse é um fundo de investimento com estratégia majoritariamente de renda fixa. Vale ressaltar que o rendimento dos fundos de investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como movimentações do mercado e economia, por exemplo.

Cliente pode escolher onde vai investir

Essas opções são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil, de acordo com seus objetivos e com o prazo que você estabeleceu para realizar sua meta.

Apesar disso, quem tiver seu perfil de investidor preenchido terá a liberdade de trocar os investimentos para escolher o mais adequado para os seus planos. Só não será possível fazer essa troca na Caixinha da Reserva de Emergência, que tem o RDB por trás.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, é possível acompanhar o andamento com facilidade, com o apoio de um monitoramento simples e transparente.

O que é render 100% do CDI?

Render 100% do CDI significa que um determinado investimento terá o mesmo rendimento da taxa CDI durante o período em que ficar aplicado. 

Por exemplo: se o CDI estiver em 13,15% ao ano, o dinheiro renderá esses mesmos 13,15% pelo mesmo período. Ou seja, se você colocar R$ 1.000, ao fim de um ano, terá R$ 1.131,50 (menos impostos), um rendimento mais alto do que a poupança atualmente.

Oscilações nas Caixinhas: por que elas acontecem?

Vale sempre ter em mente que ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando o dinheiro em algum investimento, que pode ser o fundo Nu Reserva Imediata ou RDB. As Caixinhas com fundos podem variar com movimentos no mercado, como mudanças na economia ou no desempenho de empresas específicas, por exemplo. Por isso, é possível que ocorram variações no valor das Caixinhas.

Saiba mais sobre as Caixinhas do Nubank no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=v1Wp7c1gRTQ

Importante: Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Leia também:

Entenda mais sobre o rendimento das Caixinhas do Nubank

Perguntas e respostas sobre as Caixinhas

Caixinhas do Nubank são melhores que a poupança?

Avisos legais importantes para você

Seu dinheiro, seu jeito: esta comunicação é um material publicitário e não uma recomendação de investimento. A gente sabe que ninguém cuida do seu dinheiro melhor do que você. A decisão final de investir será sempre sua, levando em conta seus objetivos e tolerância a distintos níveis de risco. O app do Nubank traz soluções de investimento oferecidas pela Nu Invest e pela Nu DTVM e é importante você conhecer o seu perfil de investidor para saber se o produto está alinhado ao seu perfil ou se você está de acordo com o desalinhamento.Se quiser saber mais sobre esse produto e conhecer melhor os riscos, veja o material técnico, a lâmina e o regulamento. Leia o regulamento antes de investir. 

NU RESERVA IMEDIATA FICFI RENDA FIXA REFERENCIADO DI – “Fundo Nu Reserva Imediata” investe preponderantemente seus recursos no NU RESERVA IMEDIATA MASTER FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI (também gerido pela Nu Asset Management LTDA). O Fundo Nu Reserva Imediata é distribuído pela NuInvest Corretora de Valores S.A, inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”), e pela Nu DTVM Ltda., inscrita no CNPJ/ME sob nº 39.544.456/0001-58 (“Nu DTVM”).

Os recursos de clientes da NuInvest e da Nu DTVM são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Saiba mais sobre as diferenças entre contas de registro e contas de pagamento no blog do Nubank. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.