Pular navegação

Caixinhas do Nubank são melhores que a poupança?

Na dúvida entre qual escolher? Saiba como planejar os seus objetivos de um jeito simples, personalizado e com dinheiro que rende.

Caixinhas do Nubank são melhores

Quem começa a organizar a vida financeira costuma se deparar com uma dúvida bem comum: onde guardar o dinheiro? A velha caderneta de poupança é uma das opções mais lembradas, mas ela pode não ser a melhor alternativa para o seu dinheiro. É por isso que nasceram as Caixinhas do Nubank.

As Caixinhas são uma ferramenta para guardar dinheiro de forma organizada, de acordo com os seus planos, direto no aplicativo do Nu – e com possibilidades de rendimento. Elas são simples de usar, e podem ser personalizadas para diferentes tipos de objetivos e desejos.

Ao criar uma Caixinha, o cliente Nu pode optar entre as possibilidades de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil. Por enquanto, as opções incluem RDBs (um tipo de investimento de renda fixa), cujo rendimento acompanha 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e o Fundo Nu Reserva Imediata, um fundo de renda fixa, que tem uma estratégia de diversificação e busca superar o CDI no longo prazo. Somente a Caixinha de Reserva de Emergência, que tem o RDB por trás, não permite a troca de investimento.

Se você ainda está na dúvida sobre o melhor lugar para guardar dinheiro, descubra a seguir se as Caixinhas são melhores que a poupança.

Foto mostra um homem negro, com barba e dread, vestido de verde, com uma mochila, esperando o elevador num lugar que tem paredes de tijolinhos.
Com as Caixinhas, você acelera os seus planos.

O que são as Caixinhas? Como usar?

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para você realizar os seus planos. Com elas, você guarda dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas.

Na prática, ao criar uma Caixinha dentro do aplicativo do Nubank, você vai conseguir separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos. É possível criar quantas Caixinhas quiser.

Você pode, por exemplo, criar uma Caixinha “Reserva de Emergência”, outra chamada “Viagem de férias” e outra “Meu carro”. A cada mês, você envia um valor para cada Caixinha, de acordo com sua organização e realidade financeira. Em um mês você pode enviar mais dinheiro para uma Caixinha do que para outra, dependendo do prazo de cada meta. 

Ou seja, você organiza o seu dinheiro do seu jeito e faz os depósitos no seu ritmo. Os valores guardados nas Caixinhas ficam separados do dinheiro da sua conta, aquele do dia a dia. Isso te ajuda a se organizar melhor e a manter o foco nos seus objetivos. A Caixinha ainda conta com a possibilidade de estabelecer metas e programar depósitos recorrentes.

https://youtu.be/v1Wp7c1gRTQ

Importante: Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Como usar as Caixinhas do Nubank?

A Caixinha é melhor que a poupança? Veja o que considerar na hora de escolher

Segurança 

Por enquanto, os investimentos por trás das Caixinhas são o RDB e o fundo Nu Reserva Imediata. Os dois investimentos são seguros e com alta liquidez.

O RDB é um investimento mais estável, que acompanha o rendimento de 100% do CDI. Nas Caixinhas, ele tem três modalidades:

  • A imediata, para a Caixinha da Reserva de Emergência, e que garante resgate diário, 24 horas por dia;
  • Para as demais Caixinhas com RBD, existe a modalidade diária, que tem resgate em até um dia útil;
  • E a planejada, com possibilidade de escolha de uma data específica para resgatar o dinheiro.

Todos os investimentos em RDB contam com a garantia do FCG (Fundo Garantidor de Créditos), que protege até R$ 250 mil por cliente e instituição financeira – a mesma garantia da poupança, mas com a vantagem de um rendimento maior do que a caderneta. Enquanto a poupança rende 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, o RDB rende 100% do CDI (uma taxa próxima à Selic).

Já o fundo Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa e, por ser um fundo, sofre as oscilações comuns do mercado financeiro. A estratégia do fundo é de diversificação de ativos (investimentos), sendo a maioria de baixo risco e alta liquidez. Com esta estratégia, ele busca superar o CDI no longo prazo. Sua liquidez é diária (resgate em até um dia útil).

https://youtu.be/pD62TFvvRp8

Personalização e praticidade

Essas características só as Caixinhas têm. Elas podem ser personalizadas de acordo com  seus planos e com o seu jeito. É só escolher um nome e uma foto para cada Caixinha criada. Ao separar o dinheiro para diferentes planos, o motivo de guardar essa quantia fica mais claro, te incentivando a chegar lá mais rápido.

Sem falar que cada Caixinha tem um acompanhamento próprio, em que é possível ver de maneira simples e transparente quanto dinheiro está guardado para cada objetivo e o rendimento alcançado em cada um. 

E tudo isso pode ser feito pelo seu aplicativo do Nubank. Assim, você verá a evolução e poderá acompanhar o quanto o seu sonho está próximo. 

Dinheiro na mão sempre que precisar

É possível retirar os valores (ou parte deles, se preferir) das Caixinhas quando quiser. Basta resgatá-lo a qualquer momento e ele estará disponível em até um dia útil na sua conta. 

A poupança também tem resgate imediato, mas se você retirar seu dinheiro fora da data de aniversário mensal do depósito, vai perder todo o rendimento do último período.

Por exemplo: se você fez um depósito na poupança em 25/10, o pagamento de juros acontecerá em 25/11, 25/12 etc. Ou seja, se você sacar a sua aplicação no dia 24/10, não vai receber juros nenhum.

E na conta do Nubank, como fica o rendimento quando eu resgatar?

Na Conta do Nubank, o dinheiro precisa ficar depositado por mais de 30 dias para render 100% do CDI automaticamente todos os dias úteis.

Isso significa que assim que chegar o 31º dia, seu dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis. 

Clique aqui e veja as regras para resgate de cada produto de investimento das Caixinhas.

Sem valor mínimo para começar a guardar

Com apenas R$ 1 (um real) já dá para começar a guardar dinheiro nas Caixinhas. E você ainda tem a liberdade de decidir quando pretende bater sua meta e quanto vai destinar para cada um dos seus sonhos.

As Caixinhas do Nubank rendem mais que a poupança?

Resposta rápida: as Caixinhas que têm o investimento de RDB, sim! Já as Caixinhas com o fundo Nu Reserva Imediata buscam ter um rendimento maior que o CDI no longo prazo com sua estratégia de diversificação, mas como é um fundo, não é possível garantir seu rendimento, que acompanha movimentos do mercado, como alterações na economia e o desempenho de empresas específicas, por exemplo. Entenda como funciona nos dois casos.

Como é o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança está atrelado a duas taxas do mercado brasileiro: a Taxa Selic e a Taxa Referencial (TR). Veja como funciona:

  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial;
  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial. Isso dá cerca de 6,17% ao ano. 

Em outras palavras, nos momentos em que a taxa básica de juros Selic está alta (como está acontecendo em 2023), a poupança tem um rendimento total em torno de 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial. E mesmo que os juros continuem aumentando, o rendimento da poupança não cresce junto.

Qual o rendimento das Caixinhas?

Por enquanto, são sugeridas duas possibilidades de investimentos: 

  • RDB do Nubank com liquidez imediata, diária ou planejada, com rendimento a partir de 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O RDB pode ser uma boa opção para metas de curto prazo e é o investimento por trás da Caixinha da Reserva de Emergência;
  • Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa que tem o objetivo de superar os 100% do CDI no longo prazo. É importante reforçar, porém, que assim como todo fundo de investimentos, o Nu Reserva Imediata pode sofrer com as oscilações do mercado.

Oscilações nas Caixinhas: por que elas acontecem?

Vale sempre ter em mente que ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando o dinheiro em algum investimento, que pode ser o fundo Nu Reserva Imediata ou RDB. As Caixinhas com o fundo podem variar com movimentos do mercado, como mudanças na economia ou no desempenho de empresas específicas, por exemplo. 

Por isso, é possível que em alguns momentos ocorra variações no valor das Caixinhas. Há eventos que podem impactar mais e outros menos.

Essas oscilações podem até assustar, mas vale lembrar que os fundos têm um time de especialistas que faz uma gestão profissional sobre os melhores investimentos para os objetivos do fundo e dos cotistas.

No caso do Nu Reserva Imediata, a Nu Asset Management – que é a gestora – adota uma estratégia de diversificação dos ativos (investimentos) de renda fixa e um objetivo de superar o CDI no longo prazoo. Além disso, ela monitora as variações de mercado para mudar rotas em caso de eventos atípicos ou de alto impacto.

Entenda mais sobre o rendimento das Caixinhas do Nubank

Perguntas e respostas sobre as Caixinhas

Avisos legais importantes para você

Seu dinheiro, seu jeito: esta comunicação é um material publicitário e não uma recomendação de investimento. A gente sabe que ninguém cuida do seu dinheiro melhor do que você. A decisão final de investir será sempre sua, levando em conta seus objetivos e tolerância a distintos níveis de risco. O app do Nubank traz soluções de investimento oferecidas pela Nu Invest e pela Nu DTVM e é importante você conhecer o seu perfil de investidor para saber se o produto está alinhado ao seu perfil ou se você está de acordo com o desalinhamento.Se quiser saber mais sobre esse produto e conhecer melhor os riscos, veja o material técnico, a lâmina e o regulamento. Leia o regulamento antes de investir. 

NU RESERVA IMEDIATA FICFI RENDA FIXA REFERENCIADO DI – “Fundo Nu Reserva Imediata” investe preponderantemente seus recursos no NU RESERVA IMEDIATA MASTER FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI (também gerido pela Nu Asset Management LTDA). O Fundo Nu Reserva Imediata é distribuído pela NuInvest Corretora de Valores S.A, inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”), e pela Nu DTVM Ltda., inscrita no CNPJ/ME sob nº 39.544.456/0001-58 (“Nu DTVM”).

Os recursos de clientes da NuInvest e da Nu DTVM são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Saiba mais sobre as diferenças entre contas de registro e contas de pagamento no blog do Nubank. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.