Cartão de crédito Nubank: virei cliente, e agora?

Confira as informações necessárias e saiba o que fazer se você acabou de virar cliente do cartão de crédito do Nubank.

O Nubank nasceu, em 2013, para descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. O cartão de crédito Nubank – o roxinho – foi o nosso primeiro produto, criado em 2013. De lá para cá, evoluímos muito, buscando sempre oferecer a melhor experiência para os nossos clientes. 

Se você acaba de entrar para o nosso mundo, boas-vindas!

Criamos este guia para facilitar a sua vida. Ele contém detalhes do nosso aplicativo e informações para deixar a rotina com o Nubank ainda mais simples. 

1. Quando chega o cartão de crédito Nubank?

O status do seu cartão (se ele está em processamento ou se já foi enviado) pode ser acompanhado pelo aplicativo.

Ao ser aprovado para receber o cartão de crédito Nubank, assim que fizer login no app, você terá na tela inicial uma previsão de quando ele será entregue. Mas, antes mesmo de o cartão físico chegar, você já pode começar a usar seu cartão virtual. Confira mais abaixo como fazer isso.

2. Como acessar o aplicativo e recuperar senhas?

No Nubank, você tem duas senhas:

  • Senha de acesso ao app (de 8 dígitos);
  • Senha de 4 dígitos (usada para transações com o cartão de crédito Nubank e a conta, se você tiver uma).

As  duas senhas foram definidas por você na finalização do cadastro.

Para entrar no aplicativo, é só fazer o seguinte:

  • Clique na opção "Começar", insira seu CPF e a senha de 8 dígitos;
  • Se quiser adicionar uma camada a mais de proteção no aplicativo, pode configurar o acesso por biometria, disponível para aparelhos Android e iOS. Para ativar é só fazer assim:
  • Toque no ícone de perfil;
  • Em seguida, toque em "Central de Proteção";
  • Depois, em "Ajustes de segurança";
  • No campo "Acesso ao app", ative a biometria.

"Esqueci a minha senha de acesso ao app Nubank. E agora?"

Resolver isso é simples:

  • Após apertar a opção "Começar", digite seu CPF e clique na opção "Esqueci a Senha".;
  • Uma mensagem de recuperação de acesso será enviada ao e-mail que você forneceu no cadastro.

"Esqueci a senha de 4 dígitos do cartão de crédito Nubank"

Para conferi-la, é só seguir as orientações abaixo:

  • Na tela inicial, toque no ícone acima do seu nome para acessar o seu perfil;
  • Toque na opção "Central de Proteção";
  • Em seguida, toque em "Ajustes de segurança”;
  • Toque em "Consultar senha de 4 dígitos";
  • Será preciso confirmar sua identidade. Clique em "Continuar" para o reconhecimento facial;
  • Pronto, a senha de 4 dígitos irá aparecer na tela do seu celular!

Se quiser trocar a senha do app, basta fazer assim:

  • Na tela inicial, toque no ícone acima do seu nome para acessar o seu perfil;
  • Toque na opção "Central de Proteção";
  • Em seguida, toque em "Ajustes de segurança”;
  • Depois, toque em "Alterar senha de acesso";
  • Insira sua senha atual e siga as orientações para criar uma nova.

3. Cartão virtual Nubank

O Cartão Virtual é um recurso que oferece ainda mais praticidade e segurança para clientes do cartão Nubank que costumam fazer compras em sites, aplicativos, serviços digitais ou pagamentos com carteiras digitais.

Ele é conectado à mesma fatura e limite do cartão físico, e pode ser gerado no próprio aplicativo do Nubank.

Você pode cadastrá-lo em sites, aplicativos e serviços digitais preferidos – como lojas virtuais, apps de transporte ou delivery de comida e plataformas de streaming. Ele funciona na maquininha presencial quando o pagamento é realizado com carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Para oferecer ainda mais controle e segurança, nossos clientes podem ter mais de um cartão virtual ao mesmo tempo. Além disso, é possível criar cartões virtuais que expiram automaticamente depois de 24 horas. Dessa forma, você não precisa se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo de sites não tão confiáveis ou daqueles em que fará apenas uma compra específica.

O cartão virtual do Nubank não é descartável. Você pode utilizá-lo em sites e aplicativos para pagamentos frequentes sem precisar alterar todos os cadastros. Você só deleta o cartão quando quiser e se quiser.

Para ativar e acessar o seu primeiro cartão virtual, é só fazer assim:

  • Na tela inicial do app, clique em "Meus cartões";
  • Depois selecione "Criar cartão virtual";
  • Dê um nome a ele e clique novamente em "Criar cartão virtual";
  • Digite sua senha de 4 dígitos, e pronto: você verá todas as informações que precisa saber para usá-lo.

Clientes aprovados para o cartão Nubank com a função crédito devem aguardar até 4 dias após a aprovação para gerar o primeiro cartão virtual.

https://www.youtube.com/watch?v=8Weh-K22tLA

4. Como desbloquear o cartão de crédito Nubank?

Quando seu cartão de crédito Nubank for entregue, basta fazer login no aplicativo instalado no seu celular e seguir as orientações:

  • Na tela inicial, clique em “Ativar cartão“;
  • Insira os 4 últimos dígitos que estão no verso do cartão;
  • Clique em “Ativar meu cartão”;
  • Pronto! Não precisa sair de casa ou perder tempo no telefone para desbloquear.

Como usar o cartão de crédito Nubank pela primeira vez?

5. Encontre as informações no app Nubank

O app do Nubank está organizado em três abas de informações, que podem ser acessadas a partir da tela inicial. Elas são identificadas por três símbolos: duas setinhas; um cifrão ($); e uma sacola de compras. Elas ficam na parte de baixo da tela e organizam todas as funcionalidades de um jeito prático. 

Transações: Identificada no menu pelo símbolo de duas setas, uma apontando para cima e outra para baixo. É aqui que você movimenta seu dinheiro. Ela reúne as informações da sua conta do Nubank e do cartão de crédito, além de permitir visualizar os atalhos para realização de Pix, pagamentos, contratação de empréstimos, transferências, depósitos, pagamento de boletos etc.

Planejamento: A aba seguinte é identificada por um cifrão ($). Nela, você pode se organizar e planejar as próximas decisões da sua vida financeira. Nessa parte você consegue ver detalhes dos seus investimentos, criptomoedas, seguros, além de acompanhar como andam seus planos dentro das Caixinhas. Aqui, você cuida do seu dinheiro.

Shopping: Essa é a aba onde você encontra novidades e descontos exclusivos nas empresas parceiras do shopping do Nubank.  Ela é identificada no menu por um ícone de sacola de compras.

Como consultar e alterar dados do cartão de crédito Nubank? 

No canto superior esquerdo, toque no ícone que dá acesso ao seu perfil. Basta tocar nele para ajustar configurações e pedir ajuda ao nosso time de atendimento por chat e e-mail.

Nessa área, clicando em "Editar dados do Perfil", é possível alterar seu nome de preferência, e-mail, telefone, endereço, atualizar o valor da renda mensal, consultar sua senha de 4 dígitos e visualizar as informações sobre juros, tarifas e impostos.

Como alterar a foto de perfil no app?

Também é possível deixar o app ainda mais com a sua cara, adicionando uma foto sua no perfil. Saiba como:

  • Acesse o aplicativo do Nubank e clique no ícone de perfil, acima do seu nome, no canto superior esquerdo;
  • Vai aparecer um ícone de foto, aí é só você clicar nele;
  • Caso queira tirar uma foto na hora, escolha a opção “Tirar foto”;
  • Se preferir usar uma foto do seu álbum, selecione “Escolher foto” (dá para cortar, ajustar e deixar do jeito que você achar melhor);
  • Caso deseje remover a foto, basta clicar no ícone e selecionar “Remover foto atual.”

6. Como alterar o limite e checar a fatura do cartão de crédito Nubank?

Para alterar o limite:

  • Na tela inicial do app, toque na área de "Cartão de crédito";
  • Depois, toque em "Meus limites";
  • Arrastando o ícone roxo para a esquerda, você consegue diminuir o valor e, para a direita, aumentar.

Como saber a data da próxima avaliação de limite no Nubank?

  • Na tela inicial do app, clique em "Cartão de Crédito";
  • Depois, toque em "Meus Limites";
  • Clique em "Limite Aprovado no cartão".
  • No campo "Análise de limite" você pode consultar as suas próximas análises.

Fatura do cartão Nubank: como funciona?

Para visualizar a fatura,  acesse a área de cartão de crédito, na tela inicial. 

A fatura é composta por todas as compras que você faz usando o cartão de crédito no período de um mês. Ou seja: todas as transações feitas usando o cartão virtual ou físico estão lá.

A fatura aberta aparece no seu aplicativo em azul. Ela é como um pacote vazio: a cada compra realizada, o pacote vai enchendo. Na data de fechamento nós calculamos o valor total do seu cartão de crédito Nubank e fechamos o pacote.

Esse pacote passa a ser a sua fatura fechada e aparece no seu app em vermelho. A partir daí, tudo o que for comprado passa para a fatura do mês seguinte. Quando a sua fatura fechar, enviaremos um boleto de pagamento em anexo, por e-mail.

Como consultar e alterar a data de vencimento?

A data de vencimento é o prazo máximo para o pagamento da fatura sem juros. Se quiser consultar ou alterar a data, basta seguir as orientações:

  • Na tela inicial, clique no ícone de perfil, no canto superior esquerdo, para acessar seu perfil;
  • Depois, toque em "Configurar";
  • Em seguida, toque em "Configurar cartão";
  • Clique em "Vencimento" para verificar a data;
  • Para alterar, é só escolher outra data de vencimento e clicar em "Alterar vencimento".

7. Pagamentos, boletos e liberação de limite

No dia do fechamento da fatura, enviamos um e-mail com o extrato e o boleto em anexo.

O pagamento pode ser efetuado em lotéricas, qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou pelo internet banking do seu banco até a data de vencimento da sua fatura.

Também é possível fazer o pagamento por DDA - Débito Direto Autorizado. Basta ativar essa funcionalidade no seu banco.

Clientes Nu que optarem pelo pagamento do cartão no débito automático podem escolher pagar no dia do fechamento ou do vencimento da fatura.
Se você for cliente conta também pode pagar a fatura do cartão de crédito Nubank por ela e liberar o seu limite em alguns instantes.

Como funciona a conta do Nubank?

A conta do Nubank é uma conta digital sem tarifas de manutenção ou outras taxas escondidas. Você não paga nada para manter a conta aberta, para transferir dinheiro entre clientes Nubank e nem para enviar dinheiro para contas de outros bancos via TED ou Pix.

A taxa de saque, que acontece quando um cliente usa seu cartão para resgatar dinheiro vivo, é a única cobrança da conta do Nubank. Explicamos todos os detalhes sobre ela aqui.

Um lembrete importante: outros bancos podem cobrar taxas de transferência para enviar dinheiro para a sua conta do Nubank – no caso de uma transferência via TED, por exemplo.

Também existe a opção de depositar dinheiro na conta do Nubank por um boleto. E, claro, você também sempre pode fazer um Pix para a sua conta do Nubank, de forma gratuita, instantânea e quando quiser.

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

Conheça o Assistente de pagamentos do Nubank

Todos os nossos clientes podem acessar o Assistente de pagamentos do Nubank usando o aplicativo. Para isso, você só precisa entrar na tela inicial do app, tocar em “Pagar” e rolar a página até a aba “Assistente de pagamentos”. Aí, é só clicar nela para começar a usar os benefícios dessa inteligência artificial do Nubank. 

Com o Assistente de pagamentos você pode:

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

O que é o Limite extra para pagamento de boletos e Pix?

Clientes do cartão Nubank tem um valor a mais de limite no cartão de crédito só para fazer pagamentos de boletos e transações via Pix com cartão de crédito. Este limite extra é um valor adicional, diferente do seu limite tradicional do cartão de crédito, exclusivo para pagamento de boletos e transações Pix. Dessa forma, você consegue usar o cartão para pagar contas como e quando quiser ou puder, sem comprometer o limite regular que você já tinha.

O valor do Limite Adicional varia de pessoa para pessoa. Você confere quanto tem disponível de Limite Adicional na hora de pagar um boleto ou uma transação via Pix com cartão de crédito. Caso você tenha esse limite, te avisaremos assim que você escolher o cartão de crédito como meio de pagamento. 

Limite adicional do cartão de crédito para pagar boletos e para fazer transações Pix: tem diferença?

Qual é a melhor data para comprar com o cartão?

A melhor data para você realizar compras com seu cartão Nubank é no dia de fechamento da sua fatura.

Ou seja: 7 dias corridos antes da data de vencimento.

A data de vencimento é o prazo máximo para pagar a sua fatura sem juros. A data de fechamento é  sete dias antes, quando fechamos o pacote de compras feitas nos últimos 30 dias.

A gente considera o fechamento o melhor dia porque, a partir dessa data, todas as compras realizadas só serão lançadas na fatura do mês seguinte.

Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito Nubank.

O que é a Função Construir Limite do Nubank?

A Função Construir Limite do Nubank funciona como uma porta de entrada para quem quer ter um cartão de crédito no Nubank. Basicamente, quem adere a ele ganha um cartão sem limite aprovado. Para ter o limite liberado, o cliente precisa puxar um valor de sua conta do Nubank – no aplicativo, essa opção aparece como “reservar valor como limite”.

Por exemplo: se uma pessoa deseja ter R$ 200 para usar na função crédito, ela transforma R$ 200 de sua conta em limite do cartão. Esse valor é liberado imediatamente para uso no crédito. 

Se essa pessoa fizer uma compra de R$ 150, parte do dinheiro fica separada e seu novo limite disponível passa a ser R$ 50. No fim do mês, o cliente paga a fatura do cartão e o limite volta a ser de R$ 200.

Vale ressaltar que é possível depositar qualquer valor até R$ 5 mil – o limite varia de acordo com quanto dinheiro for colocado lá.

Esse é um jeito que encontramos para que você comece a criar um histórico de crédito com a gente. Ao pagar a sua fatura em dia, a possibilidade de liberarmos um limite aprovado do cartão Nubank para você aumenta. 

Se tiver alguma dúvida, você pode entrar em contato com nossos especialistas pelos nossos canais oficiais de atendimento.

O que é o cartão Ultravioleta?

O cartão Ultravioleta é o cartão de crédito Mastercard Black exclusivo para clientes do Nubank Ultravioleta, a experiência do Nubank para clientes de alta renda. Além de oferecer 1% de cashback que cresce e nunca expira, o cartão Ultravioleta também garante vantagens nas viagens e nas compras. 

E os clientes do nosso cartão Black ainda podem usufruir da vantagem de ser Nubank Ultravioleta, e contar com uma experiência única no app, que reúne diversos produtos e serviços exclusivos. Entre eles estão o Espaço Família, a NuTag, nossa tag de pedágios e estacionamentos, atendimento exclusivo, benefícios exclusivos na Central de Proteção e muito mais.

Com design moderno, feito em metal, mais pesado, com a cor roxa mais escura, o cartão Ultravioleta carrega a única informação que importa: seu nome. O número do cartão, data de validade e todas as informações que apenas você deve ter acesso ficam guardados com segurança no aplicativo Nubank.

Entenda tudo clicando aqui.

Leia também: 

Limite do cartão Nubank: tire suas dúvidas

Senhas do Nubank: como funcionam?

Fatura do cartão de crédito Nubank: como encontrar as informações no app

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