Pular navegação

Conta do Nubank: tudo o que você precisa saber sobre ela

Você não paga tarifas de manutenção ao usar a conta do Nubank, vê o seu dinheiro render mais do que a poupança e ainda tem N possibilidades para controlar todos os seus compromissos financeiros em um único lugar.

Conta Nubank: fotografia de um homem deitado no sofá mexendo no celular com as duas mãos

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o seu dinheiro. Foi por isso que criamos a conta do Nubank. Ela existe desde 2017 e oferece uma experiência segura, totalmente digital e simples de usar. E o melhor: sem tarifas de manutenção. 

A conta do Nubank também oferece N possibilidades para que você mantenha o controle da sua vida financeira diretamente pelo app. Você pode fazer o seu dinheiro render mais do que na poupança e organizar o pagamento das suas contas do mês, guardando para cada um dos seus objetivos e muito mais.

Para completar, nossos clientes contam com um atendimento humano e focado em resolver os problemas das pessoas. 

A seguir, saiba tudo sobre a conta do Nubank e, no vídeo abaixo, entenda como usá-la no app do Nu. 

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

O que é a conta do Nubank?

A conta do Nubank oferece N possibilidades para você gerenciar a sua vida financeira pelo app do Nu. Com ela, você consegue: 

Ah! E não é preciso ter o cartão Nubank para abrir a sua conta digital com a gente: a conta do Nubank está disponível para todos e não requer análise de crédito. Com ela, todo mundo pode ser cliente Nu.

A conta do Nubank é grátis?

A conta do Nubank é uma conta digital sem tarifas de manutenção ou outras taxas escondidas. Você não paga nada para manter a conta aberta, para transferir dinheiro entre clientes Nubank e nem para enviar dinheiro para contas de outros bancos via TED ou Pix.

A taxa de saque, que acontece quando um cliente usa seu cartão para resgatar dinheiro vivo, é a única cobrança da conta do Nubank. Explicamos todos os detalhes sobre ela aqui.

Um lembrete importante: outros bancos podem cobrar taxas de transferência para enviar dinheiro para a sua conta do Nubank – no caso de uma transferência via TED, por exemplo. 

Também existe a opção de depositar dinheiro na conta do Nubank por um boleto. E, claro, você também sempre pode fazer um Pix para a sua conta do Nubank, de forma gratuita, instantânea e quando quiser.

Impostos da conta do Nubank

A conta do Nubank tem cobrança de um único imposto: o Imposto de Renda, que incide apenas sobre o rendimento. Mas fique tranquilo com os cálculos: ele já é descontado automaticamente do que seu dinheiro render. Na época da declaração do IR, enviamos seu informe de rendimentos para que você possa declarar tudo direitinho.

https://www.youtube.com/watch?v=AwyeqGdnDUQ

Vantagens e funções da conta do Nubank

A conta do Nubank é um produto desenhado para quem deseja um serviço mais inteligente, transparente e simples do que as contas oferecidas pelas instituições financeiras tradicionais. Além de todas as vantagens comuns a uma conta, ela tem funções exclusivas, como as Caixinhas do Nubank, para guardar seu dinheiro por objetivos.

Ela é indicada para qualquer pessoa que movimenta ou guarda dinheiro em uma conta corrente ou poupança.

Além de não pagar taxas, clientes da conta do Nubank ainda aproveitam diversas outras vantagens:

  • Rendimento de 100% do CDI: valores que permanecem na conta do Nubank por mais de 30 dias tem rendimento maior do que a poupança, mesmo com a cobrança de IR;
  • Pagar qualquer boleto, como os de contas de luz, água, telefone e até mesmo os de compras online;
  • Cartão com a função de débito. Se você quiser ter um cartão com a função débito ligado à sua conta do Nubank, basta solicitar o seu pelo nosso aplicativo – não cobramos nada por isso. Explicamos melhor como você pode pedir o seu aqui
  • Investir em RDB com proteção FGC: na conta do Nubank, você pode fazer depósitos em títulos de RDB (Recibos de Depósito Financeiro), que oferecem um rendimento de 100% do CDI;
  • Agendamento de transferências via TED ou Pix. Também é possível programar um Pix automaticamente;
  • Fazer transferência instantânea e ilimitada entre contas do Nubank pelo Código QR ou CPF. Se você precisa transferir dinheiro para outra conta do Nubank, o valor cai na hora;
  • Fazer transferências ilimitadas para outros bancos (TED). Não cobramos nada e nem estipulamos número máximo de transações;
  • Transferir para seus contatos mais frequentes com facilidade e mais rapidez com a função Transferências Frequentes;
  • Colocar dinheiro na conta do Nubank por TED, boleto ou Pix. Com o Pix, a transferência é gratuita e instantânea;
  • Acompanhar o rendimento do seu dinheiro direto no app. Nosso lema aqui é transparência. Você não precisa puxar um extrato, ir ao banco ou falar com o gerente para controlar o seu dinheiro;
  • Pagar a fatura do seu cartão Nubank com o saldo da sua conta e ter o limite liberado instantaneamente;
  • Buscar e pagar todos os boletos emitidos em seu CPF em um único lugar. Saiba como funciona;
  • Ter acesso a um serviço humano de atendimento ao cliente, que realmente se importa com você; 
  • Guardar dinheiro por objetivos com a função Caixinhas. Assim, você separa esses valores do dinheiro da conta que você usa no dia a dia;
  • Poder usar o seu saldo para recarregar o seu celular pré-pago ou de plano controle.
  • Dividir uma conta entre amigos e enviar lembretes de cobrança com a função Dividir Valor.
  • Comprar e vender criptomoedas com o Nubank Cripto;
  • Investir em ações, fundos e renda fixa, direto no app;
  • Facilidade na hora de acessar o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda.

Quanto rende a conta do Nubank?

O dinheiro depositado na conta do Nubank que permanece nela por mais de 30 dias, rende 100% do CDI, um índice muito usado na economia e que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento. Já a poupança rende, atualmente, 0,5% por mês mais a Taxa Referencial. 

Isso acontece porque a poupança está ligada a duas taxas no mercado brasileiro – a Selic e a Taxa Referencial (ou TR). Na prática, o rendimento da poupança funciona assim:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic.

Como a Selic está em 11,25% agora, em janeiro de 2024, logo a poupança rende 0,5% + TR ao mês.

Outra diferença importante é que, enquanto a poupança rende apenas uma vez no mês (nos aniversários dos depósitos), a conta do Nubank tem rendimento em todos os dias úteis após o 31º dia do depósito.

Como assim? 

O rendimento automático a 100% do CDI é aplicado sobre o dinheiro que ficar por mais de 30 dias na conta. Ou seja, no 31º dia após o depósito você terá à disposição o rendimento total desse valor dos 30 primeiros dias. 

Nós chamamos isso de rendimento retroativo: é como se o seu dinheiro estivesse rendendo desde o primeiro dia em que foi depositado. Após esse período inicial de 30 dias do depósito, o valor passa a render todos os dias úteis, ficando à disposição no saldo da conta.

Para ajudar, temos uma calculadora de rendimentos da conta do Nubank no nosso site. Quer ter certeza que ela é uma boa opção? Acesse e simule um depósito.

Saiba aqui: Quanto rende R$1 mil na conta do Nubank

Depósitos antigos saem da conta primeiro

Quando você usa seu dinheiro para pagar contas, fazer transferências, usa no débito, etc, a regra para retirada de depósitos na conta do Nubank segue a ordem dos depósitos mais antigos para os mais recentes.

Ou seja: toda vez que você usar o dinheiro depositado na sua conta do Nubank, o depósito feito há mais tempo será a fonte para a retirada. Isso também vale para o RDB.

É importante ressaltar que todos os depósitos feitos na conta do Nubank compõe o saldo total dela e estarão submetidos às mesmas regras de rendimento – rendendo 100% do CDI, todos os dias úteis após os 30 dias de seu depósito.

https://www.youtube.com/watch?v=wKoH7FEfeZE

Conta do Nubank x poupança x conta corrente

Oficialmente, a conta do Nubank é uma modalidade de conta chamada “Conta de Pagamento”. Na prática, essas são as principais diferenças entre a conta do Nubank e outras opções de conta disponíveis:

  • Em uma conta corrente, normalmente, o dinheiro não rende nada quando fica parado. Além disso, a maioria das instituições cobra taxas de manutenção e outras tarifas para fazer transferências ou usar outros serviços.
  • Em uma conta poupança, além do rendimento ser menor do que o da nossa conta (a poupança rende atualmente 6,17% ao ano, enquanto a conta Nubank rende 100% do CDI – o que, em janeiro de 2024, equivale a 11,15% ao ano), ele é recebido apenas a cada 30 dias, nos aniversários dos depósitos. Caso um valor depositado seja retirado antes da data de aniversário, perde-se o rendimento de todo o período. Nada disso acontece na conta do Nubank: não temos tarifas escondidas e seu dinheiro rende todos os dias úteis após o 31º dia a uma taxa justa.
  • A conta do Nubank não tem tarifas de manutenção. Nela, você não paga nenhuma tarifa e seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança. Além disso, tem transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer outra conta, em qualquer outro banco.

Vale lembrar que, na nossa conta, seu dinheiro está sempre livre. Todo o seu saldo, inclusive os rendimentos, pode ser usado para fazer transferências ou pagar a fatura do roxinho a qualquer momento.

Como abrir uma conta do Nubank

Para abrir a sua conta do Nubank, basta seguir o passo a passo:

  1. Clique no botão “Quero ser Nubank”, aqui no canto superior direito do nosso blog ou no botão aqui embaixo.
  2. Acesse o nosso site, preencha todos os campos com seus dados e aguarde os próximos passos.

A conta do Nubank é um produto aberto a todos os brasileiros. Os únicos critérios são: ser residente do Brasil; ter mais de 18 anos de idade; e ter um smartphone compatível com os nossos aplicativos para Android (versão 4 ou superior) ou iOS (versão 9 ou superior).

O smartphone é necessário para baixar o aplicativo do Nubank. É por meio dele que você vai controlar todas as movimentações na sua conta.

Depois do pedido, fazemos uma análise cadastral – ou seja, vamos checar alguns documentos para ter certeza de que os dados que você preencheu estão corretos.

Não existe análise de crédito para ser cliente da conta do Nubank. Portanto, mesmo quem não foi aprovado para ter o cartão de crédito ou quem tem nome sujo pode abrir conta no Nubank.

Como abrir uma conta do Nubank para menores de 18 anos?

É possível ter uma conta do Nubank caso você seja menor de idade. Adolescentes de 10 a 17 anos têm acesso à conta com todas as funções (exceto as que envolvem investimentos). Basta que o responsável legal comece o processo no seu próprio aplicativo Nubank, fazendo a solicitação para seus filhos. Ou seja, para que os responsáveis peçam a conta para os menores de idade, eles precisam ser clientes do Nubank

Conta do Nubank: menores de 18 anos agora também podem ter a sua

A conta do Nubank é segura?

Sim. O dinheiro depositado pelos clientes na conta do Nubank fica separado do nosso patrimônio e só pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais.

Ou seja: esse dinheiro não pode ser emprestado para terceiros ou aplicado em investimentos de risco, por exemplo. Por isso, ele dispensa outro tipo de garantia, como FGC.  

A conta do Nubank, desde 2019, também passou a oferecer a opção de depósitos em RDB do Nubank. Essa modalidade, que oferece o mesmo rendimento de 100% do CDI, é um tipo de investimento – e, se optar por ela, o cliente conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

https://www.youtube.com/watch?v=FSiDypWfUdY

Pix na conta do Nubank

O Pix é uma alternativa ao TED, DOC e boletos: uma forma de fazer transferências e pagamentos instantâneos, inclusive nos finais de semana e feriados. Ele foi criado pelo Banco Central e funciona em praticamente todos os bancos e fintechs do país.

Ele permite aos usuários fazer transferências e pagamentos instantâneos, que são concluídos em até dez segundos, de forma ilimitada e gratuita – no Nubank, tanto para usuários pessoa física quanto pessoa jurídica. Além disso, o Pix está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana – não é necessário esperar para fazer pagamentos ou transferências.

Outra vantagem do Pix é a possibilidade de pagar usando apenas um dado da pessoa que vai receber: a chave do Pix. Com ele, você pode fazer um pagamento informando somente o CPF, número de telefone, e-mail ou a chave aleatória – e só.

Saiba tudo sobre o Pix.

Como registrar as chaves do Pix no Nubank

As chaves do Pix são como um “apelido” para a sua conta, ou um endereço. Você registra uma informação sua como chave e só precisa passar esse dado na hora de receber um pagamento.

Por exemplo, você registra o seu e-mail como chave do Pix na conta do Nubank. Na hora de receber um depósito, não precisa passar o número da conta, agência, CPF, etc. Basta passar seu e-mail para quem vai fazer o pagamento. Ele estará vinculado à sua conta do Nubank e, sempre que alguém colocar seu e-mail como “destinatário” do Pix, o dinheiro cai direto nela.

Registrar uma chave não é obrigatório e você consegue fazer um Pix usando os dados bancários das contas. No entanto, as chaves são uma forma de facilitar e agilizar esse processo. 

O Pix funciona da mesma maneira em todas as instituições, mas, por aqui, nós garantimos que a experiência é do jeito Nubank que você já conhece: transparente, sem burocracia e com um atendimento incrível e humano.

Pix programado

O Pix programado foi criado para simplificar a vida das pessoas. A nova função permite que nossos clientes automatizem aquelas transferências Pix que fazem mensalmente, semanalmente e quinzenalmente. Tudo isso de forma simples e segura, dentro do Assistente de Pagamentos do app do Nu. 

Isso dá mais tempo para que elas se dediquem a outras atividades enquanto têm a garantia de que suas transferências serão feitas com segurança e dentro do prazo que precisam. 

Pix no Crédito 

Com o Pix no Crédito, você pode utilizar o limite do seu cartão de crédito em pagamentos via Pix, seja para pessoas físicas ou jurídicas (empresas). Elas continuam recebendo os valores na hora, mas você consegue pagar no seu ritmo. 

É possível fazer esse pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão. Ou seja, com o Pix no Crédito, você ganha mais uma opção para controlar o seu dinheiro. 

Tudo isso de forma simples e transparente: ao fazer um Pix no Crédito, você pode simular as parcelas e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação. 

https://www.youtube.com/watch?v=9Yo_6iiyCkM&t=1s

Portabilidade de salário para a conta do Nubank

Você sabia que está deixando de ganhar quando seu dinheiro fica parado na conta-salário?

Grande parte dos trabalhadores brasileiros recebe seus pagamentos mensais por meio de contas-salário – contas abertas pelos empregadores para fazer os depósitos mensais.

Mas, segundo as regras do Banco Central, o trabalhador que recebe pela empresa por meio de uma conta-salário pode pedir a portabilidade para a conta do Nubank.

A mudança nas regras também simplificou o processo de portabilidade de conta-salário. O Nubank pode cuidar de toda a burocracia para você: basta pedir a portabilidade do salário para a conta do Nubank pelo aplicativo e a gente lida com todo o resto.

https://www.youtube.com/watch?v=HZie-q7SxDU&t=10s

Como funciona?

A portabilidade da conta-salário é um direito garantido por lei. Com ela, o trabalhador pode solicitar que seu dinheiro saia, sem custos, da conta em que o empregador faz o depósito mensal para outra conta (uma conta corrente, ou conta digital, por exemplo).

O pedido de portabilidade de conta-salário funciona de forma parecida com a portabilidade telefônica: o cliente pede a transferência e a empresa cuida de toda a burocracia. No caso, o banco ou instituição financeira da conta-destino cuida de toda a transferência.

Cliente Nubank pode pedir a portabilidade pelo aplicativo. Basta enviar algumas informações que estão disponíveis no holerite:

  1. Na tela inicial do app do Nubank, na área "conta do Nubank", toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber Salário;
  2. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha – aperte Continuar
  3. Coloque a razão social do seu empregador – aperte Continuar
  4. Insira o nome do banco onde a sua empresa processa folhas de pagamento (atenção: esta não é necessariamente a conta em que você recebe seu salário).
  5. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 5 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.

Lembrando que que a conta do Nubank não vira uma conta-salário: nós continuamos sendo uma conta de pagamentos. A sua conta-salário, na qual o empregador processa a folha de pagamentos, também continua existindo, sem nenhum custo, independentemente da portabilidade.

Abra a sua conta do Nubank

Como cancelar a portabilidade de salário na conta do Nubank? 

Se a sua portabilidade ainda não tiver sido concluída, é possível realizar o cancelamento entrando em contato com o atendimento do Nubank via chat, telefone ou e-mail. Caso a sua portabilidade já tenha sido aprovada, não é possível cancelar pelo Nubank. 

Neste caso, é preciso que você faça um novo pedido de portabilidade de salário na outra instituição financeira em que deseja começar a receber o seu pagamento. Outra opção é descadastrar a portabilidade ativa junto ao banco que a sua empresa usa para depositar a sua remuneração. 

Se precisar, entre em contato com nosso time – a qualquer momento – para te ajudarmos a concluir o cancelamento da sua portabilidade de salário. 

Débito Nubank e saque na conta do Nubank

Todos os clientes da conta do Nubank que desejarem podem ter um cartão com a função débito ligado à nossa conta digital. Não é preciso ser aprovado no cartão de crédito para ter acesso ao Débito – basta ter uma conta do Nubank.

Todas as compras feitas no débito aparecem no feed da conta do Nubank no aplicativo, de forma fácil e transparente, para você conseguir controlar todos os seus gastos.

Além disso, com o débito, também podemos disponibilizar o saque direto do saldo da sua conta do Nubank. Clientes que tiverem a função débito ativada podem retirar dinheiro direto da sua conta de qualquer caixa eletrônico da rede Banco 24h/Tecban ou da rede Saque e Pague. 

Existe uma cobrança de R$ 6,50 por saque referente aos custos e impostos que o Nubank tem com essa operação – e fazemos questão de ser super transparentes sobre isso.

Todos os clientes da conta do Nubank, mesmo os que não tiverem o cartão de crédito Nubank, podem ter um cartão com a função débito. Para isso, basta pedir o seu através de nosso aplicativo. Confira, abaixo, como fazer o pedido:

Ter a conta do Nubank ajuda a conseguir o cartão de crédito?

O Cartão de Crédito Nubank e a conta do Nubank são hoje dois produtos diferentes e, por enquanto, ter um não garante acesso ao outro. De qualquer maneira, ter uma conta permitirá que a gente te conheça melhor e tenha mais informações sobre seu perfil de crédito. No futuro, pode ser que isso nos ajude a ajustar os critérios de aprovação para ter um roxinho.

Assistente de Pagamentos

O Assistente de Pagamentos do Nubank é uma tecnologia dentro do app do Nu que gerencia todas as suas contas e garante a paz de espírito de ter os pagamentos do mês em dia. No vídeo abaixo, saiba tudo sobre o Assistente de Pagamentos virtual do Nubank. 

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia mais sobre a conta do Nubank: 

Controle Parental: tudo sobre a ferramenta da conta do Nubank para menor de 18 anos 

IBAN Nubank: qual o número para receber dinheiro de outro país pelo Nu? 

Quais são os benefícios do Assistente de pagamentos do Nubank? 

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.