Pular navegação

A conta do Nubank tem FGC?

Seu dinheiro está seguro no Nu, seja pela cobertura do Fundo Garantidor de Crédito ou por estar separado do patrimônio do Nubank.

A conta do Nubank surgiu para simplificar a vida financeira das pessoas. Totalmente digital e sem tarifas de manutenção, ela tem rendimento maior que o da poupança e garante que o seu dinheiro está protegido, seja porque ele fica separado do patrimônio do Nu, seja pela cobertura do FGC.  

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que protege o patrimônio dos investidores que colocam seu dinheiro em instituições financeiras associadas a ele.

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

Em outras palavras, o FGC é um fundo que garante aos clientes a devolução de valores depositados caso a instituição financeira tenha algum problema, funcionando quase como um seguro. O FGC cobre valores de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Abaixo, entenda melhor como funciona essa cobertura.

Como é a cobertura do FGC no Nubank?

Clientes da conta do Nubank contam com a cobertura do FGC para os depósitos realizados em RDB. Como assim?

Até junho de 2019, a conta do Nubank não tinha cobertura do FGC porque o dinheiro depositado era aplicado em títulos públicos emitidos pelo governo com rendimento de 100% do CDI

Com o lançamento da opção de investimento em RDB, a conta do Nubank passou a contar com a cobertura do FGC – pois os RDBs estão no leque de cobertura do fundo. Aqui mostramos todos os investimentos que contam com essa proteção.

Isso significa que os clientes da conta do Nubank que optam por fazer os depósitos em RDB, e não em títulos públicos, têm a cobertura do FGC.

Os clientes que escolhem os depósitos apenas em títulos públicos, não são cobertos pelo fundo. Mas, se você é um deles, fique tranquilo: você também não corre nenhum risco.

Isso porque a conta do Nubank é uma conta de meios de pagamentos, e, assim, todo dinheiro aplicado em títulos públicos fica separado do patrimônio do Nubank. Isso significa que, se algo acontecer com o Nubank, você não perde seu dinheiro.

Conta do Nubank: qual a diferença entre depósitos em RDB e em conta do pagamentos? 

RDB na conta do Nubank

O RDB na conta do Nubank é opcional – ou seja, ainda é possível manter seu dinheiro aplicado em títulos públicos, se desejar.

Com exceção da proteção do FGC, nada muda com o RDB na conta do Nubank:

  • O rendimento continua sendo de 100% do CDI, taxa maior que a da poupança;
  • Todo dinheiro colocado na conta continua com liquidez diária, o que significa que você pode resgatá-lo quando quiser;
  • Somente o Imposto de Renda continua sendo cobrado. Explicamos aqui como ele incide sobre o dinheiro.
https://www.youtube.com/watch?v=wHXU8GEgu08

Como ativar o RDB na conta do Nubank?

Direto pelo app Nu, e em poucos cliques, você pode optar por ativar o RDB e aplicar seus futuros depósitos nessa modalidade. Para isso: 

  1. Acesse o aplicativo do Nubank e clique no ícone do seu perfil, acima do seu nome, no canto superior esquerdo;
  2. Toque sobre a opção “Configurar Conta” e, depois, em “Opções de depósito”;
  3. Uma nova tela explicando como funciona o RDB aparecerá. Leia toda a informação e clique em “Quero ativar”. Pronto!

Como desativar o RDB na conta do Nubank? 

Mesmo com as vantagens do RDB, caso queira depositar o seu dinheiro em conta de pagamento, basta desativar essa modalidade. Veja como fazer: 

  1. Na tela inicial do aplicativo do Nubank, clique no ícone do seu perfil, acima do seu nome, no canto superior esquerdo;
  2. Toque sobre a opção “Configurar Conta” e, depois, em “Opções de depósito”;
  3. Leia toda a informação e clique em “Desativar RBD”. Pronto!

Vale ressaltar que, independente da modalidade de depósito, o saldo e os rendimentos serão vistos de forma única no app do Nubank.

Leia mais sobre a conta do Nubank:

Quanto rende R$ 1 milhão na conta do Nubank? E na poupança?

Como receber pagamentos de maquininhas e apps na conta do Nubank?

Ter uma conta do Nubank te obriga a declarar o Imposto de Renda?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.