Pular navegação

Conta do Nubank agora oferece investimento em RDB e proteção do FGC

Nova opção de investimento na conta do Nubank vem acompanhada da proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Três pessoas, duas mocas e um rapaz, de pé, olhando para o telefone na mão da jovem do meio.

A conta do Nubank surgiu para simplificar o dia a dia das pessoas: ela é uma conta digital, sem tarifas de manutenção, na qual o dinheiro rende todos os dias a uma taxa maior do que a poupança.

Hoje, mais de 60 milhões de pessoas já usam a conta do Nubank – e foi pensando em oferecer cada vez mais opções a esses clientes que, nos últimos meses, trabalhamos para incluir um novo tipo de investimento nela: o RDB.

Agora, novos depósitos na conta do Nubank podem ser feitos em aplicações em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank – um tipo de investimento seguro, em renda fixa.

Se você optou por essa última modalidade, seus depósitos são feitos em RDB com garantia do FGC. Entretanto, quando essa opção não estiver disponível, eles serão feitos em RDB vinculado a títulos públicos – e continuam rendendo 100% do CDI

Os depósitos feitos nessa última opção não contam com a garantia do FGC, mas não se preocupe: todo o dinheiro depositado é garantido por títulos do governo federal e fica separado do caixa do Nubank. Ou seja, seu dinheiro continua seguro. 

Calma… O que exatamente isso quer dizer?

Essa é uma novidade que envolve muitas siglas - por isso, vamos dar um pouco mais de contexto.

Desde que a conta do Nubank foi lançada, muitos clientes perguntavam sobre a proteção do FGC – o Fundo Garantidor de Crédito. Na prática, esse é um fundo que garante aos clientes a devolução de valores depositados caso a instituição financeira tenha algum problema. O FGC cobre depósitos de até R$ 250 mil.

Antes do RDB, a conta do Nubank não tinha cobertura FGC porque o dinheiro depositado era aplicado em títulos públicos. Ou seja: todo o dinheiro era aplicado em títulos do governo e oferecia um rendimento de 100% do CDI.

Agora, além disso, vamos oferecer a possibilidade de que os novos depósitos feitos na conta sejam em aplicações em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank - um investimento de renda fixa de baixo risco e que possui a proteção do FGC.  

Ou seja: a partir de hoje, os clientes terão a opção de escolher colocar o dinheiro na conta de pagamentos ou em RDB.

https://www.youtube.com/watch?v=wHXU8GEgu08

Na prática, o que mudou?

De forma simplificada, a conta do Nubank agora oferece mais uma opção para os seus clientes:

  • Antes, todo dinheiro depositado na conta era aplicado em títulos públicos – uma modalidade de investimento que não requer proteção do FGC. O rendimento é de 100% do CDI e há cobrança de Imposto de Renda e IOF sobre os rendimentos de forma regressiva;
  • Agora, os clientes podem escolher colocar novos depósitos na antiga modalidade ou na nova modalidade em RDB - um investimento de renda fixo de baixo risco e que possui a proteção do FGC. O RDB também rende 100% do CDI e a cobrança de Imposto de Renda ocorre da mesma forma: sobre os rendimentos, de forma regressiva;
  • Hoje, o rendimento das duas opções é igual.

O que acontece com o dinheiro já depositado na conta do Nubank?

Os valores já depositados continuam aplicados em títulos públicos. Nós recomendamos que apenas novos depósitos sejam colocados em RDB para evitar cobrança de impostos.

O Imposto de Renda é cobrado quando há movimentação dos rendimentos. Passar o depósito de uma modalidade para a outra implicaria na cobrança dos impostos. Quanto mais tempo seu dinheiro estiver parado, menor a cobrança.

Como hoje tanto o modelo tradicional como o RDB oferecem o mesmo rendimento (100% do CDI), não vale a pena mudar o dinheiro já colocado.

Lembrando que essa novidade é optativa e não fazemos nada sem o consentimento dos nossos clientes: você precisa aceitar que seus novos depósitos sejam em aplicações em RDB.  Além disso, a qualquer momento, você pode revisitar a decisão e optar por desativar as aplicações em RDB.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é título público, RDB e exatamente como tudo isso vai funcionar na conta do Nubank? Tire todas suas dúvidas sobre aqui.

Como ativar o RDB na conta do Nubank?

Para quem já é cliente da conta do Nubank: no nosso app, você pode optar por aplicar seus futuros depósitos na conta em RDB. Para isso: 

  1.  Acesse o aplicativo do Nubank e clique no ícone do bonequinho – ou sua foto de perfil –, acima do seu nome, no canto superior esquerdo;
  2. Toque sobre a opção “Configurar Conta” e, depois, em “Opções de depósito”;
  3. Uma nova tela explicando como funciona o RDB aparecerá. Leia toda a informação e clique em “Quero ativar”. Pronto!

Para quem ainda não abriu sua conta do Nubank, a opção de depósitos em RDB aparece durante o fluxo de abertura da conta, basta aceitá-la.

Os depósitos serão feitos em RDB somente após seus documentos serem verificados, um requisito para a abertura da conta que pode levar até cinco dias úteis para ser completado. Até que a sua conta esteja verificada, seus depósitos serão feitos na conta de pagamentos – depois, eles automaticamente serão feitos em RDB.

Leia mais sobre a conta do Nubank: 

RDB Nubank: tudo sobre o RDB na conta do Nubank

Assistente de pagamentos: o que é, para que serve e como usar?

Quanto rende R$ 1 milhão na conta do Nubank? E na poupança?   

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.