Sete em cada 10 brasileiros investem na poupança, segundo um estudo da CNDL em parceria com a CVM. Em março de 2019, havia mais de R$ 790 bilhões depositados em cadernetas de poupança no país. Mas… Esse é mesmo um bom investimento?
A resposta curta é: não.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.A poupança é muito usada como forma de separar o dinheiro que se guarda todo o mês do dinheiro gasto no dia-a-dia. Essa estratégia faz sentido: separar o dinheiro é a melhor forma de não misturar o que pode e o que não pode ser gasto. Além disso, deixá-lo na conta-corrente não é recomendado – afinal, nela, o dinheiro fica parado e não rende.
Na grande maioria das vezes, entretanto, a poupança não é a melhor opção de lugar para investir o dinheiro economizado todo o mês: existem outros tipos de investimento e de contas tão seguros quanto e que rendem mais.
Uma das alternativas é a conta do Nubank, a conta digital gratuita do Nubank. Ela rende mais que a poupança – diariamente, 100% do CDI.
Importante: estamos implementando uma mudança no rendimento da conta do Nubank em fases, como fazemos com todos os lançamentos de produtos, para garantir uma ótima experiência aos nossos clientes. Por isso, algumas das informações desse conteúdo podem não estar atualizadas em relação ao produto que você tem acesso neste momento. Se você recebeu um email comunicando alguma mudança ou acesso a um novo produto do Nubank, confira por lá as informações e condições para você.
Guardar dinheiro na conta do Nubank
Se você usa a conta do Nubank como a sua principal conta, não se preocupe: você ainda pode separar o dinheiro que deseja guardar.
Em maio, lançamos a função Guardar dinheiro, que permite que nossos clientes façam exatamente isso: separar a quantia que querem guardar do valor usado para transações do dia a dia – como TEDs, pagamentos e saques.
Todo o valor “separado” também rende mais que a poupança. A única diferença é que ele não ficará disponível para uso imediato.
O dinheiro separado, no entanto, pode ser resgatado a qualquer momento: basta acessar o app e passar o valor para o saldo disponível. Simples, sem custos ou burocracias.
Vale ressaltar: o valor que aparece no painel da conta, no nosso aplicativo, é apenas o do saldo disponível – e não inclui o dinheiro guardado. Na tela principal da conta o cliente pode visualizar ambos saldos, separados. Assim, tem visibilidade daquilo que realmente pode gastar.
Na imagem a seguir, você confere como funciona o fluxo para guardar seu dinheiro na conta do Nubank.
Guardar automaticamente
Anunciamos recentemente uma nova função da conta do Nubank, chamada Guardar Automaticamente, que é uma evolução da ferramenta Guardar Dinheiro. Com ela, os clientes da conta poderão determinar um valor para guardar todos os meses e um dia específico para isso, de forma automática.
Em outras palavras, o cliente da conta do Nubank define quanto e quando deseja guardar de seu saldo disponível na conta e nosso aplicativo faz a transferência dos recursos entre o saldo e a função Guardar Dinheiro.
Se você deseja ou precisa mudar a data ou quantia de dinheiro é guardado, é só entrar nas configurações e mudar o que for necessário. E vale lembrar: todo o dinheiro guardado com essa função rende 100% do CDI e tem liquidez diária, como o dinheiro no saldo disponível.
Aqui nós contamos tudo sobre como ela funciona.
Afinal: conta do Nubank ou poupança?
Além de ter um rendimento maior que a poupança, na função Guardar Dinheiro da conta do Nubank – e também no saldo disponível – o cliente tem a liberdade de resgatar os valores e seus rendimentos a qualquer momento.
Na poupança, isso só pode ser feito a cada 30 dias, o chamado aniversário da poupança. Um exemplo: se você depositou algum valor na poupança no dia 5 de janeiro, poderá resgatá-lo com seus rendimentos somente no dia 5 de fevereiro, exatos 30 dias depois. Antes disso, você pode solicitar o resgate, mas perde os rendimentos do período.
Comparamos, abaixo, a conta do Nubank com a poupança:
Conta do Nubank | Poupança | |
Rendimento | 100% do CDI | Menos de 95% do CDI |
Liquidez | Diária | Diária |
Liberdade | Total: dinheiro pode ser retirado a qualquer momento sem perder rendimentos | Rendimentos só podem ser retirados a cada 30 dias, no aniversário da poupança |
Taxas de manutenção | Zero | Algumas taxas podem ser cobradas, dependendo da instituição |
Além disso, quando o cliente da conta faz o resgate do saldo não disponível, ele pode transacioná-los sem nenhum custo: TEDs ilimitadas, pagamento de boletos e cobrar amigos que também têm a conta são alguns dos recursos que a ela oferece.
Ou seja: a conta do Nubank é completa. Com ela, é possível economizar e transacionar quando quiser.
A função Guardar Dinheiro é gratuita?
Sim. A conta do Nubank não possui taxas de manutenção ou tarifas escondidas.
Existem apenas dois impostos obrigatórios cobrados sobre o rendimento da conta – ou seja, sobre o quanto o seu dinheiro rendeu, e não sobre o valor inicial depositado: o Imposto de Renda e IOF.
- O IOF é cobrado apenas quando há o resgate do dinheiro – em transferências, por exemplo;
- O IR é cobrado se houver ou não transferências, automaticamente, sobre os rendimentos de seu dinheiro e têm alíquota progressiva;
No entanto, movimentar o dinheiro entre o saldo disponível e a função Guardar não acarreta na cobrança de impostos.
Aqui explicamos como esses impostos são cobrados na conta do Nubank.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
A NuConta mudou de nome e agora é a conta do Nubank. Ela continua ajudando nosso clientes a simplificar suas vidas financeiras e oferecendo os mesmos benefícios. Explicamos mais sobre essa mudança aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}