Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que mudou na portabili...

O que mudou na portabilidade de conta-salário?

Entenda como as novas medidas diminuem a burocracia e dão mais opções para o trabalhador.



Desde o dia 1º de julho de 2018, o trabalhador brasileiro tem mais liberdade para escolher onde receber o seu pagamento no fim do mês. Uma nova medida do Banco Central mudou algumas regras ligadas à portabilidade da conta salário.

  • conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários.
  • portabilidade já existia e permitia que esse dinheiro fosse automaticamente transferido para uma outra conta em banco, sem nenhum custo.

Com as novas medidas, agora, é possível transferir o seu dinheiro automaticamente, e sem nenhum custo, também para as chamadas contas não-bancárias – como contas digitais e/ou pré-pagas. Além disso, a burocracia não fica mais nas mão dos clientes: os bancos ou instituições financeiras é que cuidam de toda a transferência (como funciona hoje com a portabilidade de telefone.)

Vale lembrar que, mesmo com a portabilidade, a conta-salário continua existindo sem qualquer custo para o trabalhador. A nova medida só trouxe algumas vantagens.

Detalhes do que mudou na portabilidade da conta-salário:

Mais Liberdade: A portabilidade já existia, porém era limitada. Ela garantia que o salário poderia ser automaticamente transferido, sem nenhum custo, mas apenas para uma outra conta-corrente. Ou seja, para uma conta em outro banco. Quem quisesse passar o dinheiro para outros tipos de conta precisava pagar as tarifas normais de transferência.

Agora, a portabilidade vale também para as chamadas contas de pagamento – contas que não são operadas por bancos, mas sim por outras instituições financeiras. Alguns dos tipos mais conhecidos são as contas digitais e as pré-pagas.

Menos burocracia: Antes da mudança, o trabalhador é quem precisava ir ao banco lidar com a transferência. Agora, quem cuida da portabilidade é a instituição da conta-destino (para onde onde vai a transferência). O processo leva até 10 dias úteis.

Como pedir a portabilidade da conta-salário?

A portabilidade da conta-salário funciona de forma similar à portabilidade de linha telefônica – quando o cliente entra em contato com a operadora e é ela que tem o trabalho de transferir a linha. No caso, o cliente escolhe a instituição financeira e ela cuida de de todo o processo.

A mudança na portabilidade faz parte de uma série de ações do Banco Central para dar mais opções e comodidade aos clientes, além de estimular a concorrência entre as instituições financeiras.

Se você está em busca de novas opções, confira as vantagens da NuConta – a conta digital do Nubank totalmente gratuita. Nela, seu dinheiro rende todos os dias a uma taxa maior do que a poupança.

4.41

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post