Desde o dia 1º de julho de 2018, o trabalhador brasileiro tem mais liberdade para escolher onde receber o seu pagamento no fim do mês. Uma nova medida do Banco Central mudou algumas regras ligadas à portabilidade da conta salário.
- A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários.
- A portabilidade já existia e permitia que esse dinheiro fosse automaticamente transferido para uma outra conta em banco, sem nenhum custo.
Com as novas medidas, agora, é possível transferir o seu dinheiro automaticamente, e sem nenhum custo, também para as chamadas contas não-bancárias – como contas digitais e/ou pré-pagas. Além disso, a burocracia não fica mais nas mão dos clientes: os bancos ou instituições financeiras é que cuidam de toda a transferência (como funciona hoje com a portabilidade de telefone.)
Vale lembrar que, mesmo com a portabilidade, a conta-salário continua existindo sem qualquer custo para o trabalhador. A nova medida só trouxe algumas vantagens.
Detalhes do que mudou na portabilidade da conta-salário:
Mais Liberdade: A portabilidade já existia, porém era limitada. Ela garantia que o salário poderia ser automaticamente transferido, sem nenhum custo, mas apenas para uma outra conta-corrente. Ou seja, para uma conta em outro banco. Quem quisesse passar o dinheiro para outros tipos de conta precisava pagar as tarifas normais de transferência.
Agora, a portabilidade vale também para as chamadas contas de pagamento – contas que não são operadas por bancos, mas sim por outras instituições financeiras. Alguns dos tipos mais conhecidos são as contas digitais e as pré-pagas.
Menos burocracia: Antes da mudança, o trabalhador é quem precisava ir ao banco lidar com a transferência. Agora, quem cuida da portabilidade é a instituição da conta-destino (para onde onde vai a transferência). O processo leva até 10 dias úteis.
Como pedir a portabilidade da conta-salário?
A portabilidade da conta-salário funciona de forma similar à portabilidade de linha telefônica – quando o cliente entra em contato com a operadora e é ela que tem o trabalho de transferir a linha. No caso, o cliente escolhe a instituição financeira e ela cuida de de todo o processo.
A mudança na portabilidade faz parte de uma série de ações do Banco Central para dar mais opções e comodidade aos clientes, além de estimular a concorrência entre as instituições financeiras.
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