Pular navegação

Conta para menor de 18 anos no Nubank: tudo que você precisa saber

Jovens de 10 a 17 anos podem ter a conta do Nubank, ter um cartão de débito no seu nome e até usar as Caixinhas para começar sua jornada financeira. Tudo começa com a autorização da mãe ou pai.

Vista de baixo e do quadril para cima, uma menina branca e ruiva de cabelos cacheados está sorrindo e olhando para frente, em direção ao sol. Céu azul ao fundo.

O Nubank foi criado para acabar com a complexidade do sistema financeiro e ajudar as pessoas a controlarem o próprio dinheiro. E essa missão vale para pessoas de qualquer idade. É por isso que criamos a conta para menores de 18 anos do Nubank. Com ela, queremos ajudar adolescentes do Brasil inteiro a começar a própria jornada financeira  com a ajuda dos pais.

A conta para menor de 18 anos no Nubank é para jovens com idade entre 10 e 17 anos. Para ter acesso a ela, basta que as pessoas responsáveis pelo jovem sejam clientes e façam o pedido pelo próprio app. 

Entenda, abaixo, tudo o que a conta para menores de idade oferece, quem pode abrir e porque ter uma conta desde cedo pode contribuir com a educação financeira dos seus filhos. 

Como funciona e o que oferece a conta para menores de 18 anos do Nubank?

A conta para menor de 18 anos do Nubank tem todas as funções que já existem na conta do Nubank hoje: Pix, recarga de celular e várias outras ferramentas que ajudam o jovem a começar a gerenciar as próprias finanças. 

Ela conta também com as Caixinhas, que permitem aos jovens organizar e guardar seu dinheiro por objetivos.

Com a conta para menor de 18 anos do Nubank, os adolescentes podem:

  • Usar as Caixinhas para guardar o dinheiro por objetivos;
  • Fazer e receber transferências por Pix, TED gratuita ou entre contas do Nubank;
  • Fazer recarga de celular direto pelo app;
  • Realizar compras online com o cartão com função débito virtual;
  • Sacar dinheiro físico em caixas eletrônicos da rede Banco24horas/Tecban ou da rede Saque e Pague;
  • Ativar o Modo Rua, para deixar o aplicativo mais protegido contra roubos de celular;
  • Comprar Gift Cards com desconto para usar em marcas de games, alimentação e brinquedos;
  • E todas as outras funções oferecidas pela conta do Nubank.

Saiba tudo sobre a conta do Nubank

Quais as vantagens da conta para menores de 18 anos para os pais?

A conta para menores de 18 anos do Nubank também garante vantagens que ajudam os responsáveis pelos jovens a acompanhar a vida financeira dos filhos, como o Controle Parental e o Espaço Família.  

Controle Parental

O Controle Parental é uma ferramenta a que os pais têm acesso no app do Nubank e que permite checar o histórico de movimentações da conta para menor de 18 anos, como as entradas e saídas de dinheiro, os gastos com cartão de débito, compras de Gift cards, transações via Pix, saldo e movimentações das Caixinhas. 

Somente o adulto que abriu a conta para o menor de idade tem acesso ao Controle Parental.

Espaço Família 

Clientes Nubank Ultravioleta têm acesso ao Espaço Família, uma área do aplicativo que permite gerir as contas da casa e compartilhar os benefícios Ultravioleta com até quatro pessoas, incluindo o jovem menor de 18 anos.

Os responsáveis podem adicionar os filhos a esse espaço para, assim, compartilhar o acesso ao Controle Parental com outra pessoa adulta. Dessa forma, ambos os responsáveis pela criança podem acompanhar suas movimentações da conta para menor de 18 anos. 

Meus filhos podem ter um cartão de crédito?

No Nubank, a idade mínima para ter um cartão com a função crédito é de 18 anos, mas é possível solicitar um cartão de crédito adicional para o seu filho vinculado ao seu cartão Nubank ou cartão Ultravioleta

Assim, você pode compartilhar o limite do seu cartão e até estabelecer um valor máximo de gastos por cartão adicional. Dessa forma, seu filho tem mais autonomia na hora de fazer compras, e você a tranquilidade de acompanhar os gastos dele porque é possível checar as compras do cartão adicional e os detalhes da transação. 

O titular do cartão principal também recebe notificações pelo app do Nubank sobre todas as operações realizadas com o cartão adicional. 

Vale ressaltar que é preciso ser cliente da conta do Nubank ou do Nubank Ultravioleta para ter acesso ao cartão adicional e o responsável pelo pagamento das faturas é o titular do cartão de crédito principal.

Na conta para menor de 18 anos, o cartão liberado para o adolescente tem apenas a função débito. 

Como funcionam as Caixinhas na conta para menores de 18 anos?

A conta para menores de 18 anos tem todas as funcionalidades que já existem na conta do Nubank – e isso inclui as Caixinhas, ferramenta que permite guardar o dinheiro por objetivos. Assim, seu filho aprende desde cedo o valor de guardar dinheiro para atingir metas.

Para os jovens menores de 18 anos, as Caixinhas ficam disponíveis apenas com a opção de RDB do Nubank, que tem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e que cresce a 100% do CDI.

O fluxo para criar uma Caixinha na conta para menores de 18 anos é o mesmo da Conta do Nubank: 

  • Na tela inicial do app, clique em "Caixinhas"; 
  • Depois, clique em (+) para criar a sua caixinha e siga o fluxo: dê nome ao seu objetivo, selecione quanto tempo pretende atingir essa meta e o valor; 
  • Em seguida, defina quanto desse dinheiro você precisa ter disponível na data em que quer atingir sua meta;
  • Selecione o RDB disponível para você, digite sua senha e pronto.  

Saiba mais sobre as Caixinhas no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=v1Wp7c1gRTQ

Gift cards na conta para menores de 18 anos

Gift cards são "cartões-presente" que podem ser usados em determinadas lojas ou plataformas de conteúdo online. Como os jovens não podem ter acesso a cartão de crédito, os Gift Cards são opção para que eles iniciem sua vida de consumo de forma responsável e controlada, sem a necessidade de criar qualquer tipo de dívida.  

Na conta para menores de 18 anos do Nubank, os jovens podem comprar créditos para usar em diferentes lojas de games, brinquedos, alimentação e app de transporte. Essa compra é feita a partir do saldo da conta do jovem. 

Quem pode pedir a conta do Nubank para menores de 18 anos?

A conta para menor de idade do Nubank é para jovens de 10 a 17 anos, e o acesso deve ser solicitado por um dos responsáveis legais da criança – ou seja, os adolescentes não podem pedir uma conta e cartão com função débito sozinhos. O processo começa nos pais.

Qualquer cliente do Nubank que tenha filhos nessa faixa etária pode solicitar a conta digital para menores de 18 anos.

Pais e mães que ainda não são clientes do Nubank precisam primeiro abrir uma conta para si próprios, para depois pedirem a conta para seus filhos.

Importante: em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e para proteger os melhores interesses dos menores de idade, os pais e mães devem ler atentamente as informações de privacidade apresentadas ao solicitar a abertura de conta para seus filhos.

Também em cumprimento à LGPD, não temos informações sobre quais de nossos clientes têm filhos na faixa dos 10 aos 17 anos. Por isso, é possível que você receba a opção de abrir uma conta para adolescentes mesmo que não tenha filhos nessa idade. Neste caso, basta desconsiderar o aviso.

Como pedir a conta do Nubank para menores de 18 anos?

Pedir a conta para seu filho ou filha adolescente é simples. Basta começar o processo no aplicativo Nubank do pai ou da mãe e depois enviar um convite para o jovem. As orientações são as mesmas para clientes Nubank e Nubank Ultravioleta:

  • Entre no app do Nubank, e clique na sua foto de perfil; 
  • Em seguida, toque em "Criar Conta para filhos". Leia as informações na tela e toque em "Continuar";
  • Insira os dados do seu filho ou filha: nome completo, número do CPF, e-mail e data de nascimento – ele ou ela precisa ter um e-mail próprio, OK?
  • Por fim, leia e aceite o contrato da conta, e insira sua senha de 4 dígitos.

Após realizar esse processo, o adolescente vai receber um convite pelo e-mail informado.

Em seguida, ele deverá clicar no link enviado, baixar o aplicativo do Nubank no próprio celular e seguir as orientações para cadastrar a conta. O processo no app do Nubank é simples, mas dependendo da idade da criança, recomendamos que você esteja com ela em todo o processo. 

Depois que o jovem seguir as orientações no app, basta esperar. A aprovação da conta pode levar alguns dias, já que fazemos uma análise de todos os cadastros. Assim que estiver tudo certo, seu filho ou filha receberá um e-mail de que tudo está certo.

Como pedir o cartão com a função débito?

Com a conta criada, pedir o cartão com função débito Nubank também é simples. Caso não tenha solicitado na hora de abrir a conta, seu filho ou filha deve:

  • Abrir o app do Nubank;
  • Clicar no botão “Função Débito”;
  • Selecionar a opção “Pedir função débito”.

O cartão será emitido e enviado no prazo informado no app. Lembrando que menores de 18 anos não têm acesso ao cartão de crédito, apenas à função débito.

Vale a pena abrir uma conta para menores de 18 anos?

No Nubank, a gente acredita que quanto antes se aprende sobre organização e controle financeiro, melhor. Abrir uma conta para seu filho em um ambiente controlado pode ajudá-lo na própria jornada financeira e pode contribuir para que ele se torne um adulto mais consciente sobre esse tema.

Um estudo do Banco Central, realizado entre 2010 e 2019, mostrou que jovens que frequentaram aulas de educação financeira tinham menos tendência de se endividar em relação aos que não aprenderam sobre o assunto.

Por isso, queremos empoderar as pessoas desde cedo a aprender a lidar com suas finanças, dando segurança e tranquilidade para os pais e mães. A conta para menores de 18 anos do Nubank é uma boa opção para começar.

Educação financeira de pais para filhos

A educação financeira tem um papel fundamental para formar adultos que tenham uma relação melhor com o seu dinheiro, e estimular esse aprendizado também é importante para quem quer abrir uma conta para seu filho ou filha.

Aqui no nosso blog, você encontra conteúdos que ensinam desde termos do mundo financeiro até dicas práticas sobre como organizar sua renda – da mesada até a aposentadoria. Para os pais que querem começar a falar sobre o assunto com os filhos, recomendamos a seguinte trilha de conhecimento: 

Brincadeiras de criança: por que elas são tão importantes?

7 Brincadeiras de criança que podem ajudar os seus filhos a entender sobre economia e dinheiro

O que é consumismo infantil e como lidar com ele?

Educação financeira infantil: hábitos para ensinar aos filhos

Finanças para os pequenos: 5 formas de falar sobre dinheiro sem ser chato em atividades e passeios com as crianças

Como e quando começar a dar dinheiro para as crianças?

Educação financeira infantil: quais investimentos os pais podem fazer para as crianças?

Crianças e jovens precisam estabelecer metas? Entenda como ajudar os seus filhos a alcançar os próprios objetivos

Educação financeira para jovens: estratégias e ferramentas para falar sobre dinheiro com adolescentes

Menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores?

Cartão de crédito para menor de 18 anos: quando vale a pena liberar essa ferramenta?

Menor de idade pode ter cartão adicional do Nubank?

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.