Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Pix no Nubank: tudo que ...

Pix no Nubank: tudo que você precisa saber para usar

Clientes da conta do Nubank já podem usar o Pix e registrar suas chaves no nosso app. Com o novo sistema de pagamento do Banco Central, você finalmente pode aproveitar em todos os bancos a simplicidade que o Nubank sempre ofereceu.

O Nubank nasceu com a missão de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Com produtos digitais, sem tarifas abusivas e sem burocracias, a gente dá a liberdade para nossos clientes controlarem seu dinheiro de maneira simples e sem complicações. 

É por isso que, aqui no Nubank, a gente ama o Pix – o novo sistema de pagamentos do Banco Central.

O Pix é uma alternativa a TED, DOC e boletos: uma forma de fazer transferências e pagamentos instantâneos, inclusive nos finais de semana e feriados. Como foi criado pelo Banco Central, o Pix vai funcionar em praticamente todos os bancos e fintechs do país. 

Transferir a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias da semana, e com o dinheiro caindo na hora na conta de quem recebe. Já pensou?

A gente já. Desde que criamos a nossa conta digital, oferecemos transferências gratuitas, ilimitadas e instantâneas para outras contas do Nubank – que podem ser feitas a qualquer momento, qualquer hora do dia. 

Agora, com o Pix, o mundo vai ficar um pouco mais do jeito que sempre sonhamos – e isso é ótimo! Você pode transferir para a sua Conta do Nubank sem pagar nada e sem precisar gerar um boleto para escapar das tarifas dos outros bancos. 

O Pix já começou a funcionar – veja, abaixo, como usá-lo na sua conta do Nubank.

Saiba mais sobre como usar o Pix na conta PJ do Nubank.

O que é o Pix, mesmo?

O Pix é um novo meio de pagamentos que permite aos usuários fazer transferências e pagamentos instantâneos, que são concluídos em até dez segundos, de forma ilimitada e gratuita – no Nubank, tanto para usuários pessoa física quanto pessoa jurídica. 

Além disso, o Pix está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana – não é necessário esperar para fazer pagamentos ou transferências.

Outra novidade do Pix é a possibilidade de pagar usando apenas um dado da pessoa que vai receber: a chave do Pix. Com ele, você pode fazer um pagamento informando somente o CPF, número de telefone, e-mail ou a chave aleatória – e só. 

Veja tudo sobre o Pix.

Como registrar as chaves do Pix

As chaves do Pix são como um “apelido” para a sua conta, ou um endereço. Você registra uma informação sua como chave e só precisa passar esse dado na hora de receber um pagamento. 

Por exemplo, você registra o seu e-mail como chave do Pix na conta do Nubank. Na hora de receber um depósito, não precisa passar o número da conta, CPF, etc. Basta passar seu e-mail para quem vai fazer o pagamento – ele estará vinculado à sua conta do Nubank e, sempre que alguém colocar seu e-mail como “destinatário” do Pix, o dinheiro cai direto nela.  

Registrar uma chave não é obrigatório – você consegue fazer um Pix usando os dados bancários das contas. No entanto, as chaves são uma forma de facilitar e agilizar esse processo. 

É possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de telefone celular;
  • E-mail;
  • Ou a chamada “chave aleatória” – uma sequência de números e letras gerada pelo próprio sistema do Pix, no nosso app.

Pessoas físicas podem registrar um total de até cinco chaves por conta da qual sejam titular, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves, também por conta. Só não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. 

Veja como registrar uma chave do Pix no Nubank:

  • No seu app do Nubank, vá até a área “Pix” e escolha a opção “Acessar minha área Pix”;
  • Vá na opção “Minhas Chaves” e em “Registrar chave”;
  • Escolha as chaves que você deseja registrar: CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória; no caso do celular e e-mail, é necessário inserir o código enviado para autenticar o registro;
  • E pronto! Enviaremos o registro de suas chaves para o Banco Central.

Vale lembrar!

Sempre que você compartilhar qualquer chave do Pix com outra pessoa, ela verá, no momento de enviar um pagamento ou transferência, seu nome completo, os seis dígitos do meio do seu CPF, e que você registrou a chave em uma conta do Nubank.

É importante dizer que quando você compartilha uma chave, quem usá-la para fazer um pagamento terá acesso aos dados mencionados. Por isso, fique atento quanto ao local e com quem você divide suas chaves.

Ainda tem dúvidas sobre as chaves do Pix? Entenda tudo sobre elas.

Excluir suas chaves do Pix

Quando você quiser, é possível excluir suas chaves do Pix da sua conta do Nubank. É simples: 

  • No nosso aplicativo, é só acessar a área Pix e escolher a opção “Minhas chaves”;
  • Depois, escolha a chave que deseja excluir e toque no ícone de três bolinhas à direita;
  • Selecione a opção “Excluir chave”;
  • Digite sua senha de 4 dígitos – e pronto!

Portabilidade de chaves do Pix

Pedir portabilidade de chaves do Pix para a conta do Nubank é simples: ela começa quando você tenta cadastrar, no nosso app, uma chave já registrada em outra conta; você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.

Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, é responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.

Na prática, portanto é só seguir o passo a passo para registrar as chaves, mas adicionando uma chave que você registrou em outra conta – e então confirmar o pedido após receber o aviso da instituição onde a chave estava previamente cadastrada. 

A instituição na qual a chave estava previamente registrada deverá te enviar esse pedido de confirmação em até 10 minutos. Depois que você confirmar, a instituição deverá concluir a portabilidade em até 1 minuto, quando você receberá uma notificação do banco para onde migrou sua chave te avisando que deu tudo certo.

Enquanto você não fizer a confirmação, a chave continuará vinculada à conta anterior, e caso você não confirme em até sete dias, a portabilidade é automaticamente cancelada.

O que posso fazer com o Pix?

O Pix é um meio de pagamento, tal como TED, DOC, cartão de crédito e de débito. Portanto, com ele, é possível fazer transferências e pagamentos – sejam elas digitais ou em estabelecimentos físicos. Abaixo, mostramos o que você pode fazer com o Pix no nosso aplicativo.

Fazer transferências pelo Pix

Com o Pix, é possível transferir de forma instantânea, a qualquer momento e dia da semana, informando apenas uma chave Pix do usuário – e, no Nubank, de forma ilimitada e gratuita para todos os usuários. 

Veja, no vídeo a seguir, como transferir:

Fazer pagamentos por QR Code

Em estabelecimentos físicos ou para pessoas que compartilharem uma chave Pix no formato de QR Code, os pagamentos são feitos com a leitura desse código – de forma rápida e simples. 

Veja abaixo como fazer:

Enviar uma cobrança do Pix

Na hora de compartilhar uma chave do Pix para receber uma transferência, você pode enviar uma cobrança do Pix para quem precisa te fazer um pagamento. Veja como fazer isso no nosso app:

Quais as vantagens do Pix?

  • Rapidez: as transferências e pagamentos são concluídos em até dez segundos entre qualquer banco;
  • Facilidade e segurança: com as chaves do Pix, não é necessário informar todos os dados bancários e pessoais para receber uma transferência ou pagamento, mas sim somente uma das chaves cadastradas – só CPF, só telefone celular, só e-mail, etc;
  • Disponibilidade: o Pix poderá ser enviado e recebido 24 horas por dia, 7 dias da semana; 
  • Custo mais baixo: para pessoas físicas, o Pix será gratuito; para pessoa jurídica e estabelecimentos, ele tem um custo, mas muito menor do que o dos demais meios de pagamento – no Nubank, por exemplo, o Pix também será gratuito para os clientes PJ.

Importante: embora ele seja totalmente gratuito no Nubank, existem algumas situações em que outros bancos poderão escolher cobrar pelo Pix para pessoas físicas – quando ele não for feito por um canal digital, por exemplo. Veja em quais situações o Pix pode ser cobrado em outras instituições.

Saiba tudo sobre o Pix.

4.46

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post