O Nubank é um banco?

Fintech, instituição financeira, instituição de pagamento, banco digital… afinal, o Nubank é um banco?

O Nubank nasceu com a missão de simplificar e revolucionar os serviços financeiros no Brasil. Começamos em 2013 com um cartão de crédito sem anuidade ou taxas escondidas, e logo vieram novos produtos e serviços. Hoje, temos autorização para operar como instituição de pagamento e instituição financeira. Mas, afinal, o Nubank é um banco?

Resposta curta: o Nubank é popularmente conhecido como um banco digital independente. Mas a verdade é que somos muito mais do que isso. O Nubank é uma plataforma de serviços digitais – e também é, ao mesmo tempo, uma fintech, uma instituição financeira e uma instituição de pagamento.

Entenda abaixo o que as diferentes classificações significam e como o Nubank é, ao mesmo tempo, todas elas.

O que é uma fintech?

O termo foi criado a partir da junção das palavras "financial" (financeiro) e "technology" (tecnologia). Em resumo, fintechs são empresas que utilizam a tecnologia para introduzir inovações no mercado financeiro, e oferecem serviços exclusivamente em plataformas e canais digitais. 

O Nubank é uma fintech porque surgiu em um ambiente 100% digital, e usa a tecnologia e o design para devolver às pessoas o controle sobre suas vidas financeiras – e, com isso, incluir milhões de brasileiros no sistema financeiro. 

Em outras palavras, esse termo tem a ver com o nosso modelo de negócio: buscamos desburocratizar o mercado e oferecer soluções simples por meio da tecnologia, otimizando serviços e deixando de repassar custos operacionais da empresa para nossos clientes. O Nubank já ajudou seus clientes a economizar mais de R$ 21 bilhões em taxas abusivas e anuidades. 

Por que o Nubank é uma instituição de pagamento e financeira? 

Essas classificações estão conectadas às autorizações fornecidas pelo nosso regulador, o Banco Central do Brasil. Elas têm a ver com os produtos e serviços que podemos oferecer.

Em 2013, quando nosso cartão de crédito roxinho foi lançado, o Nubank tinha autorização para atuar como instituição de pagamento. 

O Banco Central define como instituição de pagamento uma empresa que permite serviços de compra, venda e de movimentação de recursos pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro, mas sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

Ou seja: uma instituição de pagamento pode oferecer cartões de crédito ou contas de pagamento para seus clientes, atuando em serviços que envolvem compra e venda, mas não pode liberar empréstimos e financiamentos como um todo.

Foi em 2018 que o Nubank ampliou sua atuação e recebeu autorização para ser também uma instituição financeira.

A instituição financeira é aquela que pode receber, fazer as transações ou a aplicação de dinheiro, em reais ou qualquer outra moeda estrangeira. Ela também pode guardar os valores que pertencem a pessoas, empresas, instituições etc. Isto significa que ela é a ponte entre clientes e serviços do mercado financeiro.

Essa tal ponte inclui oferecer saques, empréstimos e investimentos, por exemplo, dependendo do tipo de licença que o regulador dá. Alguns exemplos de instituições financeiras são as sociedades de crédito, de financiamento e de investimento, os bancos comerciais e os bancos múltiplos, além das distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

As instituições financeiras são sempre supervisionadas pelo Banco Central, e seguem as regulações do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 

É por isso que, hoje, o Nubank tem produtos como o empréstimo pessoal e fundos de investimentos.

Então qual é a diferença entre um banco e uma instituição financeira?

Ambos são regulados e fiscalizados pelo Banco Central, mas as instituições financeiras são um gênero, enquanto os bancos são a espécie. Em outras palavras, um banco é uma instituição financeira, mas uma instituição financeira nem sempre é um banco.

Bancos são instituições financeiras especializadas em guardar o dinheiro das pessoas e fornecer serviços financeiros como saques, empréstimos e investimentos aos seus clientes. 

Há também diferentes tipos de bancos, sendo que a atividade deles vai depender da licença concedida pelo Banco Central. Por exemplo, os bancos que contam com uma licença comercial necessariamente oferecem conta corrente.

É comum que algumas instituições financeiras sejam conhecidas como "bancos digitais". Os chamados bancos digitais fornecem uma estrutura 100% online e de fácil acesso, enquanto os bancos tradicionais, por mais que tenham internet banking e possam ser considerados digitalizados, seguem com uma estrutura física para a oferta de serviços. 

Por isso, além de fintech, instituição de pagamento e instituição financeira, o Nubank também é chamado de banco digital independente, mesmo tecnicamente não sendo um banco. O Nubank é uma instituição regulada que nasceu digital e oferece muitos serviços, como o cartão de crédito roxinho e o seguro de vida. 

Mas atenção: o fato de sermos digitais não faz com que o Nubank seja menos comprometido com a sua experiência ou com as suas finanças. O Nubank cumpre todas as exigências regulatórias, leis e normas que regem as instituições financeiras no Brasil, e todas as nossas atividades são monitoradas pelo Banco Central.

Aliás, as instituições financeiras que já nasceram digitais têm desempenhado um papel importante para a inclusão de mais pessoas no sistema. No Nubank, por exemplo, um a cada quatro clientes tiveram acesso a uma conta ou cartão de crédito pela primeira vez com a gente.

Além disso, de acordo com o Banco Central, 2.346 municípios não contam com nenhuma agência bancária. O Nubank está presente em 100% dos municípios brasileiros, e atribuímos isso ao fato de oferecermos produtos transparentes, digitais e livres de burocracias ou taxas abusivas.

Saiba mais: Por que o Nubank não tem agência física?

"E se eu precisar de atendimento?"

Não precisa se preocupar. Você não ficará na mão caso tenha alguma dúvida ou problema: nossa central de atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana – incluindo sábados, domingos e feriados.

Para entrar em contato e obter suporte do nosso time de atendimento, você pode recorrer aos nossos canais oficiais:

Chat: é só acessar o app e clicar no ícone com um ponto de interrogação na parte superior da tela. Na seção "Me Ajuda" há uma série de respostas para dúvidas frequentes, mas você também pode clicar em "Chat" para conversar com um de nossos atendentes instantaneamente.

Telefone: caso prefira falar pelo telefone, nosso número é 0800 608 6236. A ligação é gratuita e você pode entrar em contato a qualquer momento.

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