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O Nubank faz ligação para os clientes?

Em algumas situações, o Nubank pode entrar em contato direto com o cliente por telefone. Aprenda a identificar uma ligação do Nubank e saiba como se proteger de golpes.

Imagem de uma mulher negra sentada em um café, lendo um livro. Sobre a mesa, está uma carteira com um cartão Nubank. Há também uma xícara de café.

No Nu, nós estamos ao lado dos clientes o tempo todo: seja na palma da mão, com um app que tem produtos e serviços intuitivos e fáceis de usar, seja com um atendimento humanizado e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de nos procurar por um canal de atendimento oficial quando precisam de ajuda, nossos clientes também podem receber uma ligação do Nubank. Mas quando o Nubank liga para os clientes?

Você pode ser procurado por telefone de duas formas – em uma chamada tradicional, ou pelo WhatsApp. Estamos sempre buscando maneiras de nos conectar ainda mais com os nossos clientes. É por isso que, em situações pontuais, nós podemos te procurar diretamente por telefone. 

Abaixo, descubra como identificar uma ligação do Nubank e como não cair no golpe da falsa central de atendimento. 

Em quais situações o Nubank liga para os clientes?

O Nubank liga para os clientes sempre que há uma oportunidade de negociação de dívidas. A gente entende que imprevistos acontecem e que nem sempre é possível pagar a fatura do cartão de crédito ou a parcela do empréstimo em dia. Por isso, quando um cliente se torna inadimplente, nós oferecemos soluções para que ele possa regularizar essa pendência.

Uma das formas de fazer isso é fazendo uma ligação para cada um deles com a ajuda de agências de cobrança parceiras. Essas empresas nos ajudam a contatar os clientes para oferecer condições de pagamento especiais e personalizadas – e esse contato pode ser feito por telefone, WhatsApp e SMS. 

Se, por qualquer motivo, você está em atraso, as agências parceiras podem te ligar e oferecer um plano de pagamento especial, considerando o valor da dívida e a sua situação financeira.

Faz parte da missão do Nubank ajudar as pessoas a ter controle sobre a própria vida financeira – e isso passa também por oferecer soluções em momentos difíceis. É por isso que, durante o ciclo de cobrança da sua fatura, o Nubank liga para os clientes diretamente. Esse contato também pode ser feito via app, por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Como identificar uma ligação do Nubank?

Durante a ligação, o Nubank nunca vai pedir para que você forneça qualquer informação sensível, como senha, PIN, código de autenticação ou número de cartão de crédito.

Nós também nunca vamos te pedir para baixar nenhum app no celular, nem pediremos por nenhuma transação ou pagamento direto pelo telefone. Você pode encontrar informações sobre as agências parceiras do Nubank aqui.

Os parceiros que ligam em nome do Nubank podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade.

Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo, por exemplo, desligue a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais do Nubank diretamente O mesmo vale caso o contato peça informações adicionais.

Confira também se o acordo proposto pelo parceiro está disponível no seu app do Nubank. As propostas geradas por terceiros aparecem também no aplicativo. Caso você encontre alguma informação que não bate com o que o atendente diz, procure por nós diretamente.

Cuidado com o golpe da falsa central de atendimento

O golpe da falsa central de atendimento acontece quando um criminoso finge ser de uma instituição financeira e liga para os clientes dizendo que há algo de errado com a conta bancária deles.

A abordagem do golpe da falsa central de atendimento pode variar, mas costuma despertar a atenção da vítima e fazer com que ela entregue, sem perceber, exatamente aquilo que o golpista precisa para driblar a segurança da conta e extrair dinheiro.

É por isso que, caso seja abordado por chamada de telefone, você deve redobrar a atenção para ter certeza de que está mesmo falando com um contato oficial do seu banco. 

E lembre-se: o Nubank nunca liga ou envia mensagens para solicitar que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe.

Leia também:

Quais são os canais de atendimento oficiais do Nubank?

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

Como negociar dívidas de cartão de crédito e empréstimo no Nubank de uma só vez?