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O Nubank manda mensagem no WhatsApp para os clientes?

Resposta curta: sim. Em algumas situações, clientes podem receber mensagens do Nubank no WhatsApp. Entenda como funciona e saiba como identificar um contato verdadeiro.
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O Nubank nasceu, em 2013, para combater a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle do próprio dinheiro. Desde o primeiro dia, buscamos ter uma relação transparente e próxima com os nossos clientes – e esse é um dos motivos pelos quais nosso time de atendimento ficou tão conhecido. Nossos canais oficiais de atendimento são o chat, telefone e também interagimos com nossos seguidores nas redes sociais, incluindo o WhatsApp.

O Nubank tem WhatsApp? 

O Nubank tem WhatsApp, mas esse número é usado apenas para comunicações pontuais e para a realização de negociação de dívidas.  Nestes casos, o próprio Nubank ou um de nossos parceiros entra em contato com os clientes.

Abaixo, entenda quando e como o Nubank e nossos parceiros entram em contato via WhatsApp.

Quando o Nubank manda WhatsApp para os clientes?

Estamos sempre buscando maneiras de ficar ainda mais próximos das pessoas, por isso existem algumas situações pontuais em que enviamos mensagens por WhatsApp para os nossos clientes, por exemplo:

  • Envio de conteúdos relacionados a educação financeira;
  • Envio de conteúdos sobre como nossos produtos funcionam;
  • Contatos informativos, que avisam o cliente que existe uma dívida em aberto, e que indicam que ele acesse o aplicativo para regularizar a situação;
  • Contatos pontuais, que permitem que o cliente obtenha o boleto para o pagamento da fatura de cartão de crédito em atraso e regularize a sua dívida. 

Vale reforçar que, no caso do Nubank, não é possível que os nossos clientes acionem o Nu por esse canal. Portanto, o WhatsApp do Nubank não serve como canal de atendimento.

Caso precisem de ajuda, nossos clientes têm à disposição outros canais de atendimento, como o chat do aplicativo e nosso telefone, que funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana.

Como entrar em contato com o atendimento do Nubank?

Para que você não caia em golpes, vamos te ajudar a identificar quando um contato é realmente do Nubank no WhatsApp.

Como identificar o Nubank no WhatsApp?

Para confirmar se a mensagem que você recebeu é do Nubank, basta checar se ela foi enviada pela nossa conta comercial. Por exemplo: um dos números da nossa conta comercial é +55 (11) 5039-0444. Para consultar o número, basta clicar sobre a palavra “Nubank” que a tela com os dados de contato vai aparecer. 

Mas este não é o único número do Nubank no WhatsApp. Por isso, outra forma de garantir que você está falando com o Nu é checar se há o ícone de "verificado" ao lado do nome Nubank. O símbolo de verificado também deve aparecer caso o contato se identifique como parceiro do Nubank.

Confira o exemplo abaixo:

O que o Nubank pede e não pede no WhatsApp?

Quando o Nubank envia um WhatsApp aos clientes, existem situações em que podemos te pedir a confirmação de alguma informação pessoal pelo WhatsApp, como o CPF, para te ajudar no pagamento de uma fatura de cartão de crédito atrasada, por exemplo. 

Mas, neste caso, somente pedimos os três primeiros dígitos do seu documento.  

Por isso, também fique atento para o que o Nubank não pede por WhatsApp ou por outros canais de comunicação: 

  • O Nubank nunca vai pedir, via WhatsApp, ou qualquer outro canal, que você forneça qualquer informação sensível como código para autenticação de dois fatores, número da sua conta, dados de transações financeiras, senhas, código de segurança ou número de cartão de crédito;
  • Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe;
  • Não compartilhe informações da sua conta por meio desse serviço ou qualquer outro;
  • O Nubank não pede pagamentos antecipados para a liberação de empréstimo ou cartão de crédito via WhatsApp ou qualquer outro canal. Recebeu alguma mensagem oferecendo aprovação imediata em troca de um pagamento. Bloqueie o número imediatamente;
  • O Nubank nunca liga ou envia mensagens para informar sobre compras suspeitas no cartão de crédito. Caso isso aconteça, entre no seu aplicativo e confira as informações da sua fatura por lá;
  • Se você abriu uma negociação de dívida e recebeu um boleto de cobrança pelo WhatsApp, confirme a veracidade do boleto pelo app – basta clicar na área de "Cartão de Crédito" e conferir se a informação do boleto também aparece por lá, com o status "Aguardando pagamento".

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e saiba como identificar o golpe da falsa central de atendimento:

https://www.youtube.com/watch?v=oWEyif6kwWM

Se você recebeu alguma mensagem do Nubank por WhatsApp e ficou com dúvida sobre a autenticidade dela, nosso time de atendimento também pode te ajudar pelo chat do aplicativo ou pelo telefone.

Como entrar em contato com o atendimento do Nubank?

Como identificar o boleto da fatura do cartão de crédito enviado pelo Nubank por WhatsApp? 

Como explicado acima, o cliente pode obter o boleto para pagamento de fatura do cartão de crédito em atraso pelo WhatsApp. 

Além de todas as dicas para checar se o contato que você está recebendo é o do Nubank, também é importante checar o boleto recebido para pagamento. Para saber se esse boleto é verdadeiro, verifique algumas informações: 

  • Os dados do beneficiário: o nome  e CNPJ do beneficiário do pagamento é sempre o Nubank. Você pode consultar aqui os CNPJs do Nubank para validar se é mesmo do Nubank. 
  • Os dados do pagador: cheque se o pagador é você e se o seu nome está correto;
  • Valor do boleto: confira se o valor que consta no boleto confere com o valor que você precisa pagar.  

Se tudo estiver correto, redobre a atenção na hora de pagar o boleto. Ao abrir o aplicativo do seu banco para concluir o pagamento, verifique se todas as informações que aparecem na tela estão corretas e coincidem com o que está no boleto.   

Confira aqui mais dicas de como saber se um boleto é falso

Quando o contato por WhatsApp é feito por uma das nossas empresas parceiras, o processo é um pouco diferente. Saiba mais a seguir. 

Quando as agências parceiras do Nubank enviam WhatsApp para os clientes?

Além do Nubank, nossas agências parceiras também podem entrar em contato com os clientes por WhatsApp. Esse contato pode ser feito de três formas: 

  • As agências enviam mensagem diretamente pelo WhatsApp para os clientes; 
  • Elas também podem enviar e-mail disponibilizando seus próprios contatos, e um deles é o WhatsApp; 
  • Nossas agências parceiras também podem enviar SMS disponibilizando o contato delas via WhatsApp. 

Esse contato pode ser feito quando o cliente tem pagamento de fatura de cartão de crédito e empréstimo em aberto. 

Diferentemente do WhatsApp próprio do Nubank, as agências de cobrança podem permitir que o cliente realize a negociação de dívidas de cartão de crédito e empréstimos, e obtenha o boleto para pagamento via Whatsapp. Por isso, é importante saber quem são os nossos parceiros.

Quais são as agências de cobrança que trabalham com o Nubank?

As agências de cobrança que trabalham com o Nubank são: Paschoalotto, Almaviva (CRC), Bellinati Perez, PersonalCob e Concilig.

Para que você não caia em golpes, vamos te ajudar a identificar quando um contato é realmente das nossas agências no WhatsApp.

Como identificar uma agência parceira do Nubank no WhatsApp?

Da mesma forma que o contato do Nubank no WhatsApp é verificado, os das nossas agências parceiras também são verificados. Por isso, quando uma das nossas agências entrar em contato, cheque se, ao lado do nome dela no WhatsApp, há o ícone de verificação.

O que as agências pedem no WhatsApp?

Cada agência parceira tem um processo de contato com os nossos clientes. De forma geral, elas pedem seu nome e CPF. O que não muda, porém, é o tipo de informação que as agências parceiras não pedem.  

  • As nossas agências parceiras nunca vão pedir, via WhatsApp, ou qualquer outro canal, que você forneça qualquer informação sensível como código para autenticação de dois fatores, número da sua conta, dados de transações financeiras, senhas, código de segurança ou número de cartão de crédito;
  • Elas também não pedem para que os nossos clientes realizem alguma operação como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação;
  • As agências nunca vão te pedir informações da sua conta e não vão exigir pagamentos antecipados para a liberação de empréstimo ou cartão de crédito via WhatsApp ou qualquer outro canal; 
  • Se você abriu uma negociação de dívida e recebeu um boleto de cobrança pelo WhatsApp, confirme a veracidade do boleto pelo app – basta clicar na área de "Cartão de Crédito" ou “Empréstimo" e conferir se a informação do boleto também aparece por lá, com o status "Aguardando pagamento".

Como identificar o boleto enviado pelas agências de cobrança por WhatsApp? 

Ainda que tenha sido uma agência parceira que tenha enviado o boleto da negociação das dívidas em aberto de cartão e empréstimo, o beneficiário do boleto será sempre o Nubank. Por isso, para saber se esse boleto é verdadeiro, valem as mesmas regras dos boletos enviados pelo próprio Nubank por WhatsApp.

Ao receber o boleto pelas agências, verifique: 

  • Os dados do beneficiário: o nome  e CNPJ do beneficiário do pagamento é sempre o Nubank. Você pode consultar aqui os CNPJs do Nubank para validar se é mesmo do Nubank. 
  • Os dados do pagador: cheque se o pagador é você e se o seu nome está correto;
  • Valor do boleto: confira se o valor que consta no boleto confere com o valor que você precisa pagar.  

Se tudo estiver correto, redobre a atenção na hora de pagar o boleto. Ao abrir o aplicativo do seu banco para concluir o pagamento, verifique se todas as informações que aparecem na tela estão corretas e coincidem com o que está no boleto.   

Confira aqui mais dicas de como saber se um boleto é falso

Como entrar em contato com o atendimento do Nubank?

Nossa área de atendimento ao cliente funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e tem autonomia para te ajudar com qualquer assunto relacionado aos nossos produtos e serviços. Nós temos os seguintes canais:

Chat

Jeito simples e rápido de chamar nosso atendimento. É só fazer assim:

  1. Na tela inicial do app do Nubank, toque no ponto de interrogação (parte superior direita da tela);
  2. Depois, vá em "Entrar em contato" e clique em "Conversar pelo chat';
  3. E pronto! Agora é só descrever seu problema ou dúvida em uma única mensagem, que nosso time conseguirá te ajudar da melhor forma.

Vale lembrar que clientes Nubank Ultravioleta contam ainda com o Suporte de Emergência 24h. Clique aqui para saber mais.

Atendimento em Libras

O Nubank também possui um canal exclusivo para atendimento em Libras. Para acessar, siga as etapas:

  • Na tela inicial do app, toque no ícone de interrogação na parte superior direita da tela;
  • Vá em "Entrar em contato" e selecione a opção "Atendimento em Libras".

Esta opção de atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O nosso chat também continua funcionando o tempo todo.

NuLibras: como encontrar os conteúdos com acessibilidade no Nubank

Telefone

Se você tem alguma dúvida e prefere ligar para a central de atendimento do Nubank, nosso número é 4020 0185, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 591 2117 para demais localidades. A ligação é gratuita e você pode entrar em contato a qualquer hora do dia.

Atendimento Ultravioleta 

Clientes Ultravioleta têm equipe de atendimento exclusiva pelo app e telefone, com tempo de espera reduzido e que resolve o seu problema, de ponta a ponta, no primeiro contato.  Para entrar em contato, basta procurar pela seção "Benefícios Ultravioleta", que aparece na tela inicial do seu app ou na área de Configurações.

Ouvidoria

Nós também temos a ouvidoria, um canal de segunda instância que pode reavaliar a sua demanda caso você não tenha ficado satisfeito com a solução oferecida pela área de atendimento ao cliente. 

Nossa ouvidoria funciona das 8h às 18h em dias úteis, seguindo como referência o calendário de feriados da cidade de São Paulo (SP), e o contato pode ser feito por meio do telefone 0800 887 0463 ou e-mail (ouvidoria@nubank.com.br).

Redes sociais

Vale lembrar que existem outras formas de tirar dúvidas e ficar por dentro dos produtos do Nubank: 

  • No app, você pode encontrar a FAQ com respostas para as perguntas mais comuns;
  • No blog (aqui mesmo) também temos conteúdos para tirar suas dúvidas de forma objetiva;
  • No nosso YouTube, temos playlists com tudo sobre nossos produtos; 
  • Você também pode participar da NuCommunity, nossa comunidade oficial que reúne cerca de 300 mil fãs do Nubank e pessoas interessadas em se conectarem, tirarem dúvidas, darem sugestões e ficarem por dentro de todas as novidades;
  • Nas nossas redes sociais, como Instagram, Facebook, X, TikTok e LinkedIn, você também encontrará conteúdos sobre educação financeira e informações úteis sobre o Nubank;
  • Se você é cliente Nubank Ultravioleta, pode conferir também os conteúdos especiais no Youtube e no Instagram.

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