O Nubank nasceu para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. A gente fica muito feliz de ter conquistado a confiança de mais de 20 milhões de clientes que, com a gente, se livraram da burocracia e tarifas abusivas.
Mas a gente sabe também que, com a exposição e o crescimento, veio também um efeito colateral: o aumento do número de pessoas mal intencionadas que tentam aplicar golpes usando o nome do Nubank.
Recebemos relatos de clientes e não-clientes denunciando tentativas de enganar o consumidor usando a nossa marca.
Sites falsos e mensagens mentirosas enviadas por Whatsapp, email e redes sociais são os mais comuns.
Na maioria das vezes, os golpistas tentam usar mensagens chamativas – como aprovação garantida do cartão de crédito Nubank, um limite alto liberado sem análise ou até mesmo um empréstimo sem verificação de dados.
Outras vezes, criam contas falsas fingindo se passar pelo atendimento do Nubank.
Nossos times trabalham rápido para tirar do ar todas as páginas que propagam esse tipo de informação – mas a gente acha importante também expor elas aqui para que mais pessoas fiquem atentas e não caiam em golpes usando o nome do Nubank.
Vídeo: 7 dicas para não cair em golpes com o nome do Nubank
Abaixo, veja em mais detalhes como funciona a nossa comunicação, o que a gente não faz de jeito nenhum e alguns dos golpes comuns, como phishing, que são aplicados usando nosso nome.
1. O Nubank NÃO pede a senha do seu cartão em promoções (nem a senha do seu e-mail)
Promoções falsas, que usam o nome do Nu, querem enganar possíveis clientes e não clientes. Algumas pedem que a pessoa acesse uma página e preencha um cadastro que inclui a senha do cartão ou até mesmo login e senha do e-mail.
O Nubank não pede que os clientes informem sua senha em um site de promoção – e não pede login e senha de e-mail.
2. Preste atenção aos canais de comunicação
Desconfie de mensagens enviadas por canais não-oficiais do Nubank e de e-mails pedindo senhas ou qualquer outro dado pessoal.
Caso receba algo desse tipo, reporte e entre em contato com a gente por um de nossos canais de atendimento.
Ah, lembrando que nosso app só deve ser baixado nas lojas oficiais: App Store ou Play Store.
Isso vale também para números de telefone que se passam por nós – só conversamos via redes sociais pelos nossos perfis oficiais.
3. O Nubank não distribui convites para o cartão de crédito via redes sociais
Mensagens no WhatsApp, Facebook ou qualquer outra rede social distribuindo convites assinados pelo Nubank são falsas. O pedido do nosso cartão pode ser feito pelo site do Nubank ou no nosso blog, no botão “Quero ser cliente”, ou através de um link indicado por algum amigo ou conhecido que já seja cliente e te mande o convite.
No caso de um amigo que tenha te indicado, ele pode, sim, enviar o link da indicação através do WhatsApp, e-mail ou Facebook, mas o link sempre será do próprio site do Nubank, http://www.nubank.com.br.
Viu um link e ficou na dúvida? Pode entrar em contato com a gente para checar se ele é verdadeiro antes de sair preenchendo cadastros.
4. O Nubank não libera cartões de crédito sem análise
Todo mundo passa por uma análise e, somente após a verificação das informações, nós conseguimos dizer se é ou não possível liberar um cartão de crédito. Não acredite em propagandas enganosas, como “Cartão Nubank com aprovação imediata”, “Você acabou de ser selecionado para ter um cartão”, “O Nubank está distribuindo convites de aprovação automática” e até, como mostramos acima, “Sem consulta ao SPC/Serasa”, como no exemplo anterior.
Todas as pessoas que pedem o cartão de crédito Nubank passam por uma análise de perfil e de crédito. Não acredite em mensagens ou demais comunicações que digam o contrário.
Veja mais informações sobre como pedir o cartão Nubank aqui. Esses são os únicos canais oficiais que possuímos e por onde você deve pedir o seu roxinho.
5. O aumento de limite é feito apenas pelo aplicativo
Nenhum limite de crédito é prometido antes que o cartão de crédito seja liberado para nossos clientes. Ou seja: você só descobre qual será o seu limite quando aprovamos seu pedido do cartão Nubank.
Caso você queira alterar o seu limite, é preciso ir até a barra de limite que fica no seu app e ajustar por lá. Esse procedimento é gratuito: não cobramos nenhuma taxa para analisar o seu pedido de aumento. Algumas vezes o Nubank aumenta o limite do cliente proativamente, levando em conta o comportamento de gastos de cada um. Porém, quando isso acontece, o cliente é avisado por email, além de receber uma notificação no app.
Por isso, não acredite em mensagens, links ou imagens que prometem convites ou cartões com limites já definidos, como no exemplo acima. O limite do seu roxinho sempre depende do perfil do cliente e da análise que fazemos.
6. O cartão de crédito Nubank é gratuito.
Não efetuamos nenhum tipo de cobrança na hora de realizar o cadastro – e nem depois.
Mensagem que dizem algo como “após o pagamento do boleto, iremos te liberar um cartão de crédito” são um golpe. Assim como no caso de aumento de limite, o Nubank também não cobra nada na hora de efetuar o cadastro.
7. O empréstimo está disponível apenas para clientes Nubank
Nessa fase inicial, a opção de empréstimo está disponível apenas para quem já é cliente do Nubank e o valor é depositado apenas na NuConta. Não exigimos o pagamento de nenhum boleto para que o empréstimo seja liberado e não depositamos o empréstimo em contas de outros bancos.
É importante ficar sempre de olho nos nossos canais oficiais e qualquer dúvida ou conteúdo suspeito, entrar em contato com a gente por aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}