Pular navegação

Cuidado, é golpe! Falsa promoção da Páscoa premiada do Nubank

Criminosos estão se passando pela instituição para aplicar golpes financeiros e roubar dados de clientes com falsa campanha de “Páscoa premiada”, que envolve Pix e “ovo de ouro”. Saiba como se proteger.

Ilustração em preto, branco e roxo de uma mão segurando uma plaquinha de atenção, com um ponto de exclamação ao centro dela.

O Nubank nasceu, em 2011, para transformar a relação das pessoas com o dinheiro e permitir que elas tenham mais autonomia sobre as próprias escolhas financeiras. Desde o início, a segurança dos nossos clientes sempre foi uma prioridade. 

Além de criar ferramentas e barreiras que protegem o seu dinheiro e os seus dados, é parte do nosso trabalho te alertar toda vez que criminosos usam o nosso nome para aplicar golpes financeiros.  

O mais recente deles é o golpe da falsa promoção de Páscoa do Nubank (ou golpe da Páscoa premiada do Nubank). Nesta modalidade, os golpistas disparam mensagens pelo WhatsApp com um link que oferece até R$ 500 via Pix para quem responder a um questionário e encontrar um “ovo de ouro” em uma enquete. 

No final, o usuário também é induzido a compartilhar a mensagem falsa em sua rede de contatos para, só assim, receber o suposto prêmio. 

Atenção: o Nubank não está realizando nenhuma campanha de Páscoa em 2023. Se você foi impactado por alguma mensagem citando uma promoção ou prêmios de Páscoa, não clique, saiba que se trata de um golpe. 

Esse golpe é um exemplo de como os criminosos utilizam táticas de engenharia social para ativar o senso de urgência das vítimas e fazê-las agir sem pensar direito – afinal, quem não gostaria de receber um Pix de presente? Sempre que você receber uma mensagem desse tipo, desconfie e procure pelos nossos canais oficiais para tirar dúvidas. 

No vídeo abaixo, mostramos os exemplos de golpes mais comuns e outras técnicas de convencimento utilizadas pelos golpistas. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=4vw2VLMLn_g

Recebi uma mensagem sobre a promoção de Páscoa do Nubank. O que eu faço?

Se você receber esse tipo de mensagem pelo WhatsApp ou redes sociais, não clique no link e nem forneça informações pessoais

Você ainda pode denunciar o contato que te encaminhou o link diretamente no app de mensagens. Depois, faça uma denúncia ao Nubank pelo e-mail pagina.falsa@nubank.com.br. Desse modo, você nos ajuda a combater crimes digitais e evita que mais pessoas sejam atingidas pela promoção falsa. 

Tome cuidado também com a sua chave Pix: caso ela seja o seu número de CPF, por exemplo, não divulgue, assim os golpistas não terão acesso a ele. 

Cliquei no link falso sobre a promoção de Páscoa do Nubank. E agora?

Se você clicou no link e teme que seus dados tenham sido expostos, entre em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento imediatamente e consulte também o SOS Nu, nossa central com informações de segurança que contém um  guia de emergência com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais.

Leia também:

Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: é golpe

Mais segurança: Nubank protege aplicativo contra captura de telas

Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.