Pular navegação

Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes

O golpe está aí – e a gente está aqui para ajudar você a não cair nele. Aprenda a identificar uma tentativa de golpe usando o nome do Nubank e saiba como falar com a gente quando precisar de ajuda.

Imagem com a frase "Você sabe diferenciar o que é golpe e o que não é?" escrita em preto, sobre um fundo cinza, no topo da tela. Abaixo, está escrito "O Nubank te ajuda." em branco, sobre um bloco roxo, com o logo do Nubank no canto inferior direito.

O Nubank nasceu, em 2013, para transformar a relação das pessoas com o próprio dinheiro. Ao longo dessa jornada, conquistamos a confiança de mais de 90 milhões de clientes que, com a gente, se livraram da burocracia financeira. Ficamos felizes e honrados com esse crescimento, mas também sabemos que ele aumenta a nossa responsabilidade com a segurança dos nossos clientes. Afinal, tamanha exposição deu origem a golpes, fraudes e crimes financeiros que usam o nome do Nubank de forma indevida para enganar as pessoas, clientes ou não.

Seja na internet ou fora dela, os criminosos usam muito a marca Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que sempre tem algo estranho no ar... Uma observação mais atenta pode te fazer perceber os sinais de um contato falso que pode até parecer o Nubank, mas não é o Nubank

Por isso, a nossa missão é ajudar você a treinar o seu faro para não cair em roubadas. Uma das formas de fazer isso é com a nossa nova página de segurança digital: nubank.com.br/seguranca. Saiba mais sobre ela a seguir.

Conheça a nova página de segurança digital do Nubank

No Nu, nós acreditamos que a informação é uma ferramenta poderosa contra ataques golpistas. Pensando em te proteger ainda mais, lançamos uma página especial dedicada a falar de prevenção a golpes e fraudes, com conteúdos especiais que podem te livrar de situações de risco. Para conhecer, acesse nubank.com.br/seguranca

Na página, você também encontrará informações sobre o atendimento do Nubank e canais para saber o que fazer diante de uma emergência. 

Além disso, a página faz parte da campanha "Parece o Nubank, mas não é o Nubank", criada para te mostrar:

  • Quais são as táticas de golpe mais comuns entre os fraudadores;
  • Como eles podem usar a marca Nubank para te enganar;
  • Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank;
  • Como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank;
  • Como reconhecer nossos perfis legítimos nas redes sociais.

Às vezes, por mais que um contato pareça real, é importante que você não tome nenhuma ação até ter certeza de que ele é real mesmo.

Parece o Nubank, mas não é o Nubank: as tentativas de golpe mais comuns

Em geral, as tentativas de golpe que usam a marca Nubank para te enganar vão ter características similares. 

A intenção é chamar a sua atenção para situações boas demais ou alarmistas demais. Manipular seu senso de urgência é, inclusive, a principal estratégia para te fazer agir rápido sem pensar nas consequências.  

Por exemplo: quando alguém te liga dizendo que sua conta está bloqueada e, para desbloqueá-la, você precisa fazer um Pix, não é o Nubank, é o golpe da falsa central de atendimento. Ou ainda, quando você recebe um link com uma super promoção, que promete Pix na hora, também não é o Nubank, é um golpe de phishing

Um SMS dizendo que há algo de errado com a sua conta e, para resolver, você precisa baixar um "aplicativo de segurança" também não é o Nubank, mas uma tentativa de instalar um malware no seu celular. Nas redes sociais, acontece a mesma coisa: sabe quando você recebe uma mensagem de um perfil pessoal dizendo que é um atendente do Nubank pronto para te ajudar? Também é golpe, nós não fazemos isso. 

Em todos esses casos, os golpistas e fraudadores usam a engenharia social, uma técnica de manipulação, para conquistar a sua confiança e te fazer acreditar de que se trata de um contato real, mesmo não sendo. Por isso, é importante que você redobre a atenção. 

Aprovação imediata? Pedido de senha? Cuidado: conheça 8 tentativas de golpe comuns que usam o nome do Nubank

O que o Nubank não faz: como identificar um atendimento real?

Em algumas situações, o Nubank pode mesmo te ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp. Caso isso aconteça, é imprescindível que você saiba diferenciar um contato real de um contato falso. 

O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações e mensagens. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe.

Em uma ligação do Nubank, podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade.

Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo, por exemplo, desligue a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais do Nubank diretamente. Você pode nos procurar pelo chat no app, por e-mail (meajuda@nubank.com.br) e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).

Quais são os canais de atendimento oficiais do Nubank?

E lembre-se: Nas redes sociais, nosso usuário é sempre @nubank, em todas as plataformas, sem exceção. Qualquer coisa diferente disso, é golpe. Nós nunca vamos entrar em contato com você usando contas pessoais.

Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank?

Você pode ajudar o Nubank a coibir as tentativas de golpe que usam o nosso nome de forma indevida. Basta abrir um boletim no Canal de Denúncias do Nubank, uma página onde clientes e não clientes podem reportar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas com produtos e serviços do Nubank. 

Leia também: 

Canal de Denúncias do Nubank: como denunciar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e ações suspeitas

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.