ESG

Responsabilidade socioambiental e governança importam

"Queremos ser lembrados não só pela revolução que criamos, mas pela forma como chegamos lá"

David Vélez,
Fundador e CEO do Nubank

Nos comprometemos a sempre sermos carbono neutro

Como empresa, devemos ter consciência dos nossos impactos e do nosso legado na sociedade e no meio ambiente.

Em 23 de setembro de 2020, anunciamos que o Nubank zerou a emissão de dióxido de carbono de toda a sua história.

Somos a primeira instituição do setor bancário no Brasil e no México a fazer isso.

Emissões totais

Esse cálculo levou em conta nossas emissões desde a nossa fundação:

Em toneladas de CO²

Gráfico detalhando a redução de dióxido de carbono em toneladas pelos anos Gráfico detalhando a redução de dióxido de carbono em toneladas pelos anos

100% dessas emissões
já foram compensadas.

A importância
de ser digital

Por sermos digitais e eficientes, causamos menos impacto do que bancos tradicionais. Mesmo assim, queremos minimizá-lo.

Emissões de CO2 (em toneladas)
por milhão de clientes

Gráfico de CO2 1 Gráfico de CO2 2

Nosso consumo:
água, energia e resíduos

Ter um quadro grande de funcionários significa um certo grau de consumo – e queremos ser transparentes também nesse aspecto.

O Nubank encerrou o ano de 2019 com

2.398

funcionários

Nosso consumo médio de água foi

8,83

O consumo médio de energia foi

0,97

MWh

Também em 2019, destinamos

84%

dos resíduos dos nossos escritórios para reciclagem

Tarifômetro

000.000.000.000

Desde a nossa criação, poupamos bilhões de reais dos nossos clientes em tarifas abusivas. Tarifas que ficaram no bolso das pessoas – e não nos cofres dos bancos.

O Nubank está em 100% dos municípios brasileiros

Conseguir chegar a tantos lugares é muito importante em um país como o Brasil, que tem mais de 46 milhões de pessoas desbancarizadas.

Mapa do Brasil com todos os estados em roxo

O impacto em números

3,8

milhões

de clientes tiveram acesso a uma conta ou cartão de crédito pela primeira vez com a gente

6,3

milhões

dos nossos clientes ganham menos que um salário mínimo – e são tradicionalmente excluídos dos grandes bancos

2,2

milhões

dos clientes Nubank têm mais de 55 anos. 15% deles nunca havia tido um cartão de crédito na vida

78

milhões

de horas foram economizadas em filas de banco desde que o Nubank foi criado

1

milhão

de microempreendedores foram libertados da burocracia e das taxas abusivas de outras contas PJ desde 2019

A importância da educação financeira

Falar sobre dinheiro ainda é um tabu para boa parte da população. E a gente quer mudar isso.

O Nubank tem hoje plataformas focadas em educação financeira para ajudar as pessoas a se informarem mais e tomarem as melhores decisões sobre seu dinheiro.

50

milhões de pessoas leram nosso blog em 2020

Veja mais

1,4

milhão de pessoas já se inscreveram na newsletter

Veja mais

6,5

milhões de pessoas assistiram nossos vídeos de educação financeira em 2020

Veja mais

O nosso compromisso para ter um Nubank mais diverso

Construir times fortes e diversos sempre foi um dos pilares do Nubank. E a gente sabe que isso não acontece naturalmente: é preciso trabalhar todos os dias para criar um ambiente mais plural e inclusivo.

Hoje, 56% das posições de liderança no Nubank são ocupadas por pessoas de grupos sub-representados.

Estamos fazendo progresso, mas o trabalho ainda está no começo.

Nós queremos ser uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo, onde todos se sintam acolhidos e valorizados.

Nossa visão para 2025

50% de mulheres

Metade do nosso quadro será composto por mulheres, inclusive em posições de liderança

30% de pessoas pretas e pardas

Cerca de um terço dos(as) funcionários(as) do Nubank serão pessoas que se identificam como pretas e pardas e 22% das posições de liderança serão ocupadas por elas

Como estamos hoje?

Gênero

58%

homens

41%

mulheres

1%

não-binários

98,4%

cisgênero

0,2%

transgênero

1,4%

outros

Identidade sexual

74%

heterossexual

15%

lésbica/gay

10%

bissexual

1%

outros

Cor e raça

71%

brancos

23%

pretos e pardos

5,7%

asiáticos

0,5%

indígenas

Liderança que se dá pelo exemplo

Um dos pilares do Nubank é que todas as pessoas que fazem parte da empresa devem agir como donas, independentemente de sua posição. E isso parte da liderança: ter um conselho administrativo e um time de diretores éticos e engajados é essencial para nossa missão.

Nossas políticas

Conheça as políticas e diretrizes estabelecidas para nortear uma governança sólida e transparente.

Política de Privacidade

Nosso objetivo é acabar com a complexidade. Por isso, tentamos deixar nossa Política de Privacidade com a linguagem mais acessível possível.

Veja mais

Política de Compliance

Atuamos de acordo com as regulamentações e leis aplicáveis ao nosso negócio, focados em sempre proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes.

Veja mais

Política de Segurança

Valorizamos nossos clientes e entendemos o quanto a segurança cibernética é importante para usufruírem dos nossos serviços com tranquilidade.

Veja mais

Política de Responsabilidade Socioambiental (“PRSA”) do Nubank

As diretrizes e princípios que norteiam nossa atuação para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, mais próspera e mais sustentável.

Veja mais

Contratos

Nossos contratos não têm asteriscos ou letras miúdas. Acesse-os aqui.

Veja mais

Relatórios Financeiros

Queremos deixar nossos resultados claros para que qualquer pessoa possa acessá-los. Aqui você encontra nossas demonstrações financeiras do último ano.

Veja mais

Ética & Compliance

A autonomia e a liberdade dos Nubankers para criar, melhorar e errar são valores inegociáveis – e temos na ética o ponto de partida para fazer isso.

Veja mais

Dados Abertos

Nossas informações para contato e o histórico de taxas usadas para conversão.

Veja mais

SCR

Dúvidas e respostas sobre o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil.

Veja mais

Convenção de Boletos

Você pode acessar o certificado de Registro do Nubank aqui.

Veja mais

Saiba mais sobre nosso compromisso.

Nós sabemos que não bastam promessas: precisamos de ações concretas no dia a dia. Veja nossas últimas atualizações.