Pular navegação

Menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores?

Com supervisão dos pais ou responsáveis, um menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores, mas são necessários alguns cuidados.

Muita gente sonha em alcançar a independência financeira. Ter um orçamento equilibrado e investimentos suficientes para viver de rendimentos fazem parte do contexto que ajuda a alcançar esse objetivo. Outro fator que pode fazer a diferença nessa jornada é começar a investir cedo, quem sabe até mesmo na infância ou adolescência. Mas menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores?

Com supervisão dos pais ou responsáveis, dá sim para começar a aplicar em ações e outros investimentos de renda variável. Em dezembro de 2023, o número de investidores (CPFs) na Bolsa com até 15 anos de idade ultrapassava os 35 mil, segundo dados da B3. Já a pesquisa Raio-X do Investidor 2023, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (Anbima), mostrou que 20% dos investidores brasileiros têm entre 16 e 25 anos. 

Confira, a seguir, quais são as regras e os cuidados necessários para um menor de 18 anos de idade poder investir na Bolsa de Valores.

Menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores?

Pode. Uma pessoa com menos de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores desde que possua um número de CPF. Mas a conta desse jovem em uma corretora precisa ser vinculada a um responsável legal, que deverá cuidar de todo o processo, desde a abertura da conta até as decisões sobre onde e quanto investir.

Crianças e adolescentes podem investir em ações, fundos imobiliários e ETFs, por exemplo. Mas existem algumas exceções: apenas maiores de 18 anos podem aplicar em minicontratos, opções, swap e mercado futuro em geral.

Como comprar ações na Bolsa de Valores? Guia para começar

Menor de 18 anos de idade pode investir pelo Nubank?

No Nubank, a conta para menor de idade está disponível para jovens de 10 a 17 anos, e o acesso precisa ser solicitado pelo pai ou pela mãe que tem uma conta no Nubank – ou seja, os adolescentes não podem abrir uma conta sozinhos; por enquanto, o processo começa com a ajuda e permissão dos pais ou responsáveis legais.

A conta para menor de 18 anos tem todas as funções que já existem na conta do Nubank hoje, como cartão com a função débito, Pix, recarga de celular e várias outras ferramentas que ajudam a organizar e gerenciar as finanças. Ela conta também com as Caixinhas, que permitem aos jovens organizar e guardar seu dinheiro por objetivos.

Qualquer cliente do Nubank que tenha filhos nessa faixa etária pode solicitar a conta digital para menores de 18 anos. Pais e mães que ainda não são clientes do Nubank precisam primeiro abrir uma conta para si próprios para, então, pedirem a conta para seus filhos.

Clique aqui e saiba mais sobre a conta para menores de idade do Nubank.

Existe valor mínimo para investir na Bolsa?

Não existe um valor mínimo para investir em ações e outros ativos comercializados na Bolsa, mas é preciso respeitar algumas regras. No caso de ações ofertadas no mercado à vista (compra e venda durante o pregão), o investidor pode comprar lotes com 100 ações.

O valor irá depender da cotação daquela ação naquele momento. Se ela estiver valendo R$ 10, por exemplo, será necessário R$ 1 mil para fazer a operação. Quem quiser comprar menos de 100 ações pode usar outro método: o mercado fracionário, onde é possível comprar lotes que têm entre 1 e 99 ações.

Quais as vantagens de começar a investir cedo?

Quando se trata de investimentos, uma das principais lições que os investidores aprendem é a importância do tempo. Quanto mais cedo uma pessoa começa a investir, mais tempo ela terá para aproveitar os benefícios da valorização dos ativos.

Isso acontece porque os juros compostos são influenciados de forma direta pelo tempo. Ou seja, o prazo total da transação faz toda a diferença – e o valor final pago em juros é completamente variável de acordo com o tempo de duração total da operação.

Por exemplo: se você investe em algum tipo de fundo que é calculado por juros compostos, quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro depositado no investimento com juros compostos, maior será a lucratividade.

No caso das ações, a possibilidade de ter resultados positivos no longo prazo é maior do que no curto. É considerado longo prazo janelas de anos e até décadas. O risco também existe nesta estratégia, mas tende a diminuir no longo prazo.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como a Bolsa de Valores funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE

Quais cuidados são necessários ao investir sendo menor de 18 anos de idade?

Ter cuidados ao começar no mundo dos investimentos é uma recomendação para todas as idades. Estudar o mercado, conhecer os riscos e sempre diversificar as aplicações são alguns dos itens indispensáveis nesse processo. Entenda melhor quais são esses cuidados a seguir.

Estudar o mercado

É muito importante saber em que você está investindo seu dinheiro. Portanto, analise os ativos financeiros e as empresas da Bolsa antes de aplicar. Além disso, é importante começar o hábito de acompanhar o mercado. Fique de olho nas informações e notícias, mas não dependa delas para tomar decisões de investimentos.

Se fazer esse acompanhamento de notícias muito de perto causa ansiedade, tire esse item da lista: lembre-se de que estratégias de longo prazo não são afetadas por movimentos e informações de momento. 

Conhecer seu perfil de investidor

Conhecer seu perfil de investidor te ajuda a direcionar suas estratégias e a garantir bons resultados em suas aplicações. O perfil ajuda as pessoas a colocarem seu dinheiro nos investimentos que mais fazem sentido aos seus objetivos financeiros. Mas os pais ou responsáveis por menores de idade devem levar em consideração a falta de experiência deles e, mesmo que o perfil de investidor seja mais arriscado, ele deve começar com cuidado.

Analise os riscos

A partir do seu perfil de investidor, você entende quais riscos está disposto a correr em seus investimentos. Para um investidor iniciante, o mais recomendável é escolher apenas investimentos de baixo risco.

Diversifique seus investimentos

Diversificação dos investimentos é distribuir o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos. A principal vantagem dessa estratégia consiste em reduzir os riscos das suas aplicações bem como garantir uma boa rentabilidade no médio e no longo prazo.

Você pode diversificar seus investimentos dentro de apenas uma categoria, como renda fixa e renda variável, mas também pode alocar o seu patrimônio nos dois grupos. Na Bolsa de Valores, é possível diversificar investindo em empresas de setores diferentes e que reagem de maneira distinta aos movimentos da economia.

Leia também:

Educação financeira para jovens: estratégias e ferramentas para falar sobre dinheiro com adolescentes

Educação financeira infantil: 5 hábitos financeiros que os pais podem ensinar aos filhos

Investimentos para iniciantes: conheça 5 opções para começar

Como criar hábitos financeiros em família?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.