É muito comum que, ao começar um novo emprego, seja necessário abrir uma conta salário em um novo banco – normalmente aquele do qual a empresa empregadora é parceira. Nem sempre essa é a instituição financeira que o funcionário prefere usar no dia a dia, e é aí que a portabilidade de salário pode ajudar.
Com a portabilidade, a pessoa tem liberdade para escolher onde receber seu salário. Confira, a seguir, como o serviço funciona e como aderir.
O que é portabilidade de salário?
A portabilidade de salário é um serviço oferecido por instituições financeiras que permite que funcionários de empresas públicas ou privadas transfiram o salário de uma conta salário para um banco de sua preferência.
O que é conta salário?
A conta salário é a conta bancária aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários. Ela também pode ser usada para receber outros tipos de pagamentos, como pensões e aposentadorias. No entanto, a conta salário só pode receber depósitos do empregador, e transferências vindas de outras fontes são proibidas. Esse tipo de conta não tem nenhum custo para o empregado.
Como funciona a portabilidade de salário?
A portabilidade de salário funciona de maneira semelhante às transferências feitas entre contas de diferentes instituições, mas sempre de forma gratuita. Desde julho de 2018, esse tipo de portabilidade pode ser solicitada tanto à instituição onde o trabalhador deseja receber seus pagamentos quanto ao banco onde ele possui uma conta salário. Antes, a solicitação deveria ser feita exclusivamente à instituição onde ele recebe o pagamento mensal.
Depois que a solicitação da portabilidade é feita, o banco de origem verifica as informações e, após a validação, ajusta o sistema para que os próximos créditos de salário sejam repassados à nova conta indicada.
Essa transferência de recursos é automática, pode acontecer pelo período que o cliente desejar e não tem nenhum custo – os bancos não podem cobrar por ela.
Quem pode fazer a portabilidade de salário?
Funcionários de empresas privadas ou públicas que tenham uma conta salário. Quem recebe em conta corrente, por exemplo, não consegue fazer a portabilidade de salário.
Como fazer a portabilidade de salário?
O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições financeiras, como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa conta pode ser solicitada pelo app. O processo de transferência, depois que você realiza o pedido pelo app, leva até dez dias.
O que é necessário para fazer a portabilidade?
Na solicitação é necessário informar o CNPJ da companhia, Razão Social da empresa e o banco no qual a pessoa tem a conta salário.
É importante ter estes dados em mãos antes de solicitar a portabilidade - se algum deles estiver incorreto, o processo de transferência de recursos pode ficar mais demorado.
Onde conseguir essas informações?
As informações referentes à empresa em que você trabalha e a instituição em que você recebe seu salário podem ser encontradas em seu demonstrativo ou na folha de pagamento. Normalmente, os dados estão no topo do documento, junto das informações pessoais.
Quanto tempo demora para o salário cair na conta com a portabilidade?
De acordo com o Banco Central, a instituição financeira usada pelas empresas para pagar o salário deve garantir a transferencia do dinheiro no mesmo dia, até as 12h.
Tem taxa para portabilidade de salário?
Não, a portabilidade é gratuita. As instituições financeiras não podem cobrar pelas transferências e nem taxas de adesão ao serviço.
É vantagem fazer portabilidade de salário?
A portabilidade de salário é uma boa alternativa para trabalhadores que, apesar de serem obrigados a receber o pagamento em uma conta salário, preferem transferir os valores para uma instituição financeira que ofereça melhores condições.
Além da liberdade de escolha, a essa transferência também facilita na organização, pois a gestão das finanças pode ser centralizada em uma conta que oferece os serviços desejados pelo trabalhador. Ela também incentiva a competitividade entre os bancos, o que pode resultar em melhores produtos e serviços financeiros à disposição as pessoas.
É possível cancelar a portabilidade de salário?
Sim, é possível cancelar a portabilidade a qualquer momento. Normalmente, dá para fazer isso pelo aplicativo ou site da instituição em que está recebendo seu salário atualmente (aquela para a qual você fez a portabilidade). Em algumas situações, é preciso ir até uma agência física do banco e solicitar o cancelamento. Por isso, o primeiro passo é verificar com a sua instituição financeira qual o procedimento adotado por ela.
Como fazer a portabilidade de salário para a conta do Nubank
Fazer a portabilidade de salário para o Nubank é simples e o processo pode ser feito pelo aplicativo. Saiba como a seguir.
- Entre no aplicativo e, dentro do painel conta, toque em “Depositar” e, em seguida, na opção “Portabilidade de Salário”;
- Digite o CNPJ da empresa em que trabalha e toque na seta para continuar;
- Informe a Razão Social da empresa em que você trabalha e toque na seta para avançar;
- Insira o nome do banco onde a sua empresa deposita pagamento – se você já tiver portabilidade em algum banco, a instituição a informar continua sendo a que a sua empresa deposita seu salário.
- Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, enviaremos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.
Leia também:
Conta salário: o que é, como funciona e quando vale a pena?
Como funciona a portabilidade de consignado?
Portabilidade de investimentos: como trazer a sua carteira para o Nubank?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.