Pular navegação

Calendário 2024: as datas para considerar no seu orçamento

De pagamentos do FGTS a datas comemorativas: conheça as datas que mexem no seu bolso e comece o ano organizando as finanças.

Calendário 2024 - Ilustração de um calendário, com as datas para considerar no orçamento. As marcações estão em roxo e lilás.

Entra ano, sai ano e você tem sempre a sensação de que seu bolso não tem sossego? Para organizar os períodos de pagamentos e gastos, ter um calendário 2024 com as principais datas que mexem no orçamento pode ajudar a começar o ano de forma mais organizada.

Colocar na ponta do lápis as despesas e o dinheiro que vai entrar ajuda a evitar surpresas desagradáveis.

De matrícula escolar e declaração do Imposto de Renda 2024 a pagamentos de FGTS e dias comemorativos: saiba abaixo as principais datas do ano para considerar no seu orçamento.

Calendário 2024 de datas comemorativas e pagamentos

O queQuando
IPTUJaneiro ou mensal parcelado
Matrícula e material escolarJaneiro
CarnavalFevereiro
PisFevereiro a agosto
PasepFevereiro a agosto
Declaração do Imposto de RendaMarço e abril
PáscoaMarço
Dia das MãesMaio
Restituição do Imposto de RendaMaio a setembro
Dia dos NamoradosJunho
Festas juninasJunho
Férias escolares de invernoJulho
Dia dos PaisAgosto
Independência do BrasilSetembro
Dia das criançasOutubro
Black FridayNovembro
13º salárioNovembro e dezembro
Natal e Ano NovoDezembro
Auxílio BrasilMensal
Saque-aniversário do FGTSAnual

IPTU – janeiro ou mensal

O primeiro mês do ano começa com o IPTU (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana). Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país.

O IPTU é de responsabilidade dos municípios, portanto, as prefeituras é que determinam o seu valor final.

Apesar de ser cobrado anualmente, esse imposto pode ser pago ao longo de vários meses – em São Paulo, por exemplo, em até dez vezes. Ao receber o primeiro boleto, cada pessoa pode escolher entre quitar o imposto de uma só vez ou em parcelas.

Vale lembrar também que o IPTU incide somente sobre as propriedades urbanas. Propriedades rurais são taxadas, mas com o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).

Matrícula e material escolar – janeiro

Além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula. Outra coisa que costuma ser enviada nesta época é a lista de material escolar.

Pesquisar em sites e lojas, comprar em maior volume (juntando-se a outros pais e mães para uma compra coletiva, por exemplo) para ter mais descontos e reaproveitar materiais pouco usados do ano anterior são boas práticas para economizar.

Preste atenção aos itens pedidos pelas escolas: é proibido que materiais de escritório, higiene e limpeza, por exemplo, estejam na lista dos estudantes, segundo o Procon.

Carnaval – fevereiro

No calendário de 2024, o Carnaval cai no dia 13 de fevereiro (terça-feira) Se você pretende viajar, estabeleça prioridades e saiba fazer as melhores escolhas para não gastar tanto.

 A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) acompanha a cada trimestre o sobe e desce dos valores de passagens de avião. Até setembro de 2023, a tarifa média para voos domésticos era de R$ 557,57.

Quanto custa viajar? Aprenda a calcular as despesas da sua próxima viagem

Se você é do time dos bloquinhos de rua, festas ou outros programas, também já pode colocar os petiscos e as bebidas na ponta do lápis. Assim, você não se atrapalha e nem perde o controle do orçamento.

Lembrando: o Carnaval não é um feriado oficial (exceto em alguns estados e municípios), mas sim, ponto facultativo na maior parte do país. Os órgãos públicos e bancários fecham, mas as empresas não são obrigadas a dar os dias de folga (embora a maioria dê). Por isso, procure saber se terá essa folga antes de se planejar.

Como deixar seu celular mais seguro no Carnaval?

Pis

O Pis (Programa de Integração Social) é um benefício pago pelo governo aos trabalhadores de empresas privadas. Os prazos de pagamento são de acordo com o mês de aniversário do beneficiário:

  • Janeiro: a partir de 15/02;
  • Fevereiro: a partir de 15/03;
  • Março: a partir de 15/04;
  • Abril: a partir de 15/04;
  • Maio: a partir de 15/05;
  • Junho: a partir de 15/05;
  • Julho: a partir de 15/06;
  • Agosto: a partir de 15/06;
  • Setembro: a partir de 15/07;
  • Outubro: a partir 15/07;
  • Novembro: a partir 15/08;
  • Dezembro: a partir de 15/08.

Pasep

Já para o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que nada mais é do que o benefício pago para os funcionários públicos, os pagamentos ocorrem de acordo com o número de inscrição:

Número de inscriçãoData de pagamento
015/02 
115/03 
215/04
315/04
415/05
515/05
615/06
715/06
815/07
915/08

Declaração do Imposto de Renda 2024 – março e abril

O Imposto de Renda (ou IR) é um imposto cobrado pelo Governo Federal. Uma vez por ano, os brasileiros precisam preencher uma declaração acertando as contas de como sua renda variou ao longo dos últimos 12 meses. O Imposto de Renda 2023 diz respeito às receitas e gastos de 2023.

A declaração do IR acontece, geralmente, entre março e abril. Nos últimos três anos, ela foi de março a maio. Para se preparar, dê uma olhada nos conteúdos sobre o IR do Blog do Nubank, assim você já fica por dentro do assunto e tira algumas dúvidas.

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4&list=PLTPJoMFW9ontMsJHoPzoWaWVInfpoTWnl

Feriado de Páscoa – março

No calendário 2024, a Páscoa é comemorada no dia 31 de março(domingo), com feriado nacional na Sexta-Feira Santa, no dia 29.

Junto às festas de fim de ano, essa uma das datas que mais movimenta os pequenos negócios. Além de ajudar a impulsionar vagas temporárias de trabalho, é uma boa chance para ganhar uma renda extra trabalhando dentro de casa – além dos chocolates, também há nichos de mercado para lembrancinhas, decoração, almoço etc.

Não é época só de potencial de ganho, é claro, mas também de gastos: com o perdão do trocadilho, a Páscoa pode ser bem salgada.

Em 2023, o preço do ovo de Páscoa ficou 18% mais caro, de acordo com levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O chocolate em barra teve uma alta de 9,22% e, os bombons, de 12,54%.

Como ganhar dinheiro na Páscoa?

Dia das Mães – maio

No calendário 2024, o Dia das Mães cai em 12 de maio. E, seja saindo para almoçar, pedindo comida em casa, ou presenteando com flores, cartões, lembrancinhas ou presentões, são várias as maneiras de homenagear a sua mãe. A escolha depende da sua realidade e planejamento financeiro. 

De qualquer forma, vale ter essa data em mente para não ser pego de surpresa e deixar para última hora.

Como usar o Shopping do Nubank no Dia das Mães?

Restituição do IR – maio a setembro

Serão cinco lotes da restituição do IR, pagos nos últimos dias úteis dos meses de maio a setembro – além de alguns lotes adicionais que podem aparecer depois. Vale a mesma regra dos anos anteriores: quanto antes a declaração é entregue, mais chances de receber cedo a restituição. 

É possível antecipar a restituição do Imposto de Renda? Clique e saiba mais.

Dia dos namorados – junho

Ah, o amor! No dia 12 de junho, quarta-feira, os casais que celebram a data podem preparar o bolso. Não é obrigatório gastar, é claro, mas, caso tenha presente e jantar comemorativo, vale se planejar.

Festa Juninas – junho

Junho é época de algumas das festas mais gostosas do Brasil. Dependendo de onde você estiver, o alvoroço maior pode ser em torno da festa junina, da de São João ou de outras figuras.

Quem gosta de organizar a celebração precisa de planejamento. Para não gastar tanto, pesquisar os melhores preços é essencial. Em lugares tradicionais, como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), o valor das hospedagens e transportes pode subir muito na época, então vale comprar com antecedência.

Em junho de 2023, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), por exemplo, mostrou que os preços de produtos tradicionalmente usados em festas juninas estavam 11,41% mais caros em relação aos 12 meses anteriores ao estudo.

Férias escolares de inverno – julho

Esse é o período em que a criançada está em casa. Seja uma viagem, um filme no cinema ou um passeio no parque, a programação pode exigir do seu orçamento. Por isso, dentro do que é possível para o seu bolso, separe um valor  para algumas atividades durante o mês de julho.

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado?

Pacotes de viagem valem a pena? Saiba o que considerar antes de contratar

Dia dos Pais - agosto

No calendário de 2024, o Dia dos Pais é comemorado no dia 11 de agosto. Vale pensar (e reservar uma quantia que caiba no seu orçamento) numa forma de surpreender e homenagear o seu.

Dia dos Pais: como Nubankers ensinam seus filhos (e pais!) sobre dinheiro

Feriado da Independência – setembro

O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, é feriado nacional e, no calendário 2024, cai em um sábado. Por isso, é importante ter essa data em mente caso queira se organizar para curtir o fim de semana viajando ou em casa.

Dia das Crianças – outubro

Dar um mimo para as crianças no 12 de outubro é legal. Lembrar de se planejar para não acabar se enroscando, então, melhor ainda.

Se for possível, coloque essa data no seu planejamento financeiro logo no início do ano. Assim, você evita gastos inesperados e não precisa mexer na sua reserva.

Aproveite e escute o episódio 86 do Semanada:

https://www.youtube.com/watch?v=mNc8PHqoI7M

Black Friday – novembro

A Black Friday, com seus descontos atraentes, tem sempre um lugarzinho no coração e no calendário de compras dos brasileiros. No calendário de 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês.

Tradicionalmente, o auge das ofertas começa na sexta e termina só na segunda, conhecida como Cyber Monday. Mas é comum que o mês de novembro inteiro já seja repleto de campanhas e descontos especiais.

As promoções das Black Friday podem parecer tentadoras, mas é preciso olhar com cuidado para as finanças antes de sair comprando. Como todos os gastos do dia a dia, um planejamento financeiro é fundamental para entender o que de fato não vai comprometer o orçamento.

13º salário – novembro e dezembro

Novembro é a época em que o trabalhador já começa a fazer as contas para as despesas de fim de ano, mas também é hora do pagamento do décimo terceiro salário.

A primeira parcela do décimo terceiro 2024 deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela é paga até 20 de dezembro. Algumas empresas escolhem fazer o pagamento de uma só vez; neste caso, o prazo máximo é 30 de novembro.

A primeira parcela do décimo terceiro é maior do que a segunda. Isto acontece porque o primeiro pagamento não tem descontos de impostos e benefícios. Por isso, não estranhe receber dois valores diferentes.

Além disso, pessoas que pedem o adiantamento do décimo terceiro ao tirar férias recebem apenas a segunda parcela, paga até 20 de dezembro.

Natal e Ano Novo

Você piscou e 2024 acabou. De presentes a happy hours, festas e viagens, a dobradinha de celebrações de fim de ano costuma pesar no bolso.

Vale dizer que não é preciso gastar muito, comprar demais ou ficar obcecado em achar o item perfeito para garantir um bom presente. Dá para zerar a lista e arrancar sorrisos sem acabar com o seu orçamento. 

Presente de Natal: um guia para não errar

Saque-aniversário do FGTS – ano todo

Quem aderir ao saque-aniversário do FGTS pode realizar saques anuais das contas do FGTS, seja da ativa ou das inativas (de empregos anteriores). O saque-aniversário não é obrigatório – o trabalhador pode escolher fazê-lo se desejar.

Existem algumas faixas de saldo para as contas do FGTS. A porcentagem do saque-aniversário é fixada para cada uma delas.

Contas que tiverem mais de R$ 500 serão acrescidas de uma parcela fixa: o trabalhador poderá sacar, além da porcentagem estabelecida, esse valor predeterminado.

Durante o ano, também é necessário levar em conta as despesas fixas do dia a dia, como aluguel, água, energia, supermercado, entre outros. Elas não podem ficar de fora do seu planejamento financeiro.

Agora que você já tomou nota das datas que deve considerar no seu orçamento, aproveitar 2024 pode ficar mais fácil – e sem aperto. 

Assista ao vídeo abaixo e saiba como começar a organizar sua vida financeira.

https://www.youtube.com/watch?v=b3BaOcaaKwE&list=PLTPJoMFW9onsAwC6p4dBdwoftcsgA-fbZ

Leia também:

Como criar um planejamento financeiro pessoal eficiente

Como fazer uma retrospectiva efetiva do seu ano?

Metas de Ano Novo: como fazer com que elas durem?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.