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Como ganhar dinheiro na Páscoa?

A Páscoa pode ser uma oportunidade de ganhar um dinheirinho a mais, mas é preciso cuidado para não gastar mais do que lucrar. Separamos cinco dicas e cinco ideias que podem te ajudar. Confira.
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A época mais saborosa do ano está se aproximando e, junto com ela, a chance de ganhar um dinheirinho extra para ajudar nas contas. Pode parecer fácil, mas não é. Por isso, antes de sair gastando com matéria-prima, tenha um plano de lucro em mente e os pés no chão.

Em 2022, a Páscoa é comemorada no dia 17 de abril (domingo) e o período deve agitar o comércio, o que é também uma oportunidade para empreender.  

Antes de mais nada, é importante lembrar que inovação, criatividade e cuidado com os clientes são fundamentais para ganhar destaque em meio a tantas opções. Além da venda do protagonista da data, o ovo de chocolate, há outros caminhos para explorar.

Para te ajudar nessa doce jornada, veja algumas dicas do Sebrae e algumas ideias de como ganhar dinheiro na Páscoa. 

O poder da Páscoa

A Páscoa, junto às festas de fim de ano, é a época que mais movimenta os pequenos negócios. Além de ajudar a impulsionar vagas temporárias de trabalho, é uma boa chance para ganhar uma renda extra trabalhando dentro de casa.

Depois de 2 anos sentindo os efeitos causados pela pandemia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas de Páscoa devem movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo em 2022.

Renda extra na Páscoa: anote as dicas do Sebrae

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, está sempre atento às tendências do mercado e traz cinco dicas para quem está querendo saber como ganhar dinheiro na Páscoa. 

1. Pense fora da caixa

Inovação e criatividade são fatores determinantes para chamar a atenção do cliente para o seu produto. Uma embalagem divertida para as crianças pode fazer toda a diferença, por exemplo. Ou, talvez, um pacote mais romântico, se for para casais. Laços, tags personalizadas, colheres de boa qualidade são algumas formas de decoração que costumam ser bem vistas pelos consumidores.

Para se destacar e ganhar espaço, a dica é driblar o que normalmente já é produzido pelas grandes marcas.

Use as redes sociais a seu favor

Divulgar para parentes e amigos no WhatsApp é a primeira ideia que vem à cabeça, mas o poder das redes sociais vai bem além disso. Abrir um perfil no Instagram dedicado a seus produtos, por exemplo, pode alavancar as vendas. Ou, então, usar a própria conta para divulgar as suas criações com textos criativos, fotos que valorizem a beleza do produto e que façam as pessoas comerem com os olhos. 

A transparência facilita a vida de quem quer se programar para fazer o pedido. Por isso, faça um catálogo com as seguintes informações: tempo de produção, tipos de sabores, peso, tamanho, ingredientes principais, preços, condições de pagamento (como o Pix), prazo de entrega e, claro, todos os seus contatos.

2. Customização

Trate cada cliente como único. A customização é uma forma de deixar o presente e o atendimento mais marcantes. 

Se puder, ofereça essa opção ao cliente pois muitas pessoas querem fugir do comum – e o trabalho artesanal permite esse tipo de personalização. Antes de mais nada, procure conhecer o seu público-alvo e apresentar propostas que façam sentido. 

3. Novos nichos de mercado

A Páscoa também é data de presente mesmo para quem não está na onda de se enterrar no chocolate. Pessoas de dieta ou com restrições alimentares também buscam opções, e focar num público mais específico pode ser uma estratégia.

Uma das alternativas é oferecer uma linha fitness, com ovos mais proteicos ou com menor adição de açúcar. Outra ideia é ter opções veganas, para quem não consome leite animal ou é intolerante/alérgico à lactose. Navegar por águas menos exploradas pode significar um grande espaço de atuação.

4. Recheio

Diversificar pode te ajudar, mas na medida certa: também não é preciso ter tantas opções de recheio porque isso pode aumentar seus gastos com ingredientes. Tenha sempre em mente que não adianta vender muito se o lucro não compensar.

Por isso, ao criar seus produtos, lembre-se de equilibrar as opções de recheio com a qualidade dos ingredientes para garantir o retorno dos seus clientes, cobrando um preço justo.

Saiba aqui como precificar um produto ou serviço

Para quem já fez isso antes é mais fácil conhecer o gosto do cliente. Para quem está começando, vale produzir aos poucos, conforme os pedidos vão chegando. Assim você consegue entender seu público e o que funciona melhor com ele. 

5. Brindes e mimos

A competição é dura. Com a concorrência cada vez mais acirrada, hoje em dia quem não trata o cliente de maneira especial corre sério risco de fracassar. Lembre-se de que eles são os maiores promotores dos seus produtos para conquistar outras pessoas.

Pequenos cuidados – que não precisam ser caros! – podem fazer a diferença. Itens de papelaria como cartões com mensagens carinhosas ou marcadores de livro são detalhes que custam pouco, mas ajudam o seu negócio a ser lembrado pelos clientes. Para isso, faça as contas na hora de precificar seu produto incluindo esses diferenciais.

Como ganhar dinheiro na Páscoa além dos ovos?

Não é só de ovo de chocolate que vive a Páscoa – e pequenos empreendedores de outros setores também podem abocanhar um pedaço dessa data. Veja cinco ideias para ganhar dinheiro nesta data.

Ah, em todos os casos, lembre-se: fazer um plano antes de começar a vender é essencial para ter uma projeção dos seus gastos e lucros.

1. Lembrancinhas temáticas

Muitas empresas, escolas e até mesmo famílias procuram uma lembrancinha temática para presentear funcionários, alunos e convidados.

Há uma lista longa de possibilidades: coelhos em E.V.A com bombons dentro, canecas com doces, petisqueira de brigadeiros, cenouras acrílicas com confetes, kit de confeiteiro para crianças e o que mais a criatividade permitir. Para quem manda bem no artesanato, dá para fazer os principais símbolos da Páscoa em amigurumis e crochê.

2. Cestas personalizadas

Para fugir do óbvio e ficar marcado na memória, surpreender com cestas personalizadas agrada pela atenção dedicada ao presente. Você pode colocar na cesta produtos variados, desde chocolate até ingredientes para fazer o almoço de Páscoa. Muitas lojas vendem itens separados e dá para montar da maneira que você achar melhor. 

3. Almoço de Páscoa

Para quem trabalha com comida, oferecer um menu especial de Páscoa é outra forma de aproveitar essa data. Quem não quer preparar em casa ou enfrentar os restaurantes cheios acaba fazendo encomendas.

4. Kit caça aos ovos

É possível montar um kit de caça aos ovos com patinhas de coelho, placas de orientação, pistas, adesivos, dicas de “tá quente" e "tá frio", por exemplo. Dá até para acrescentar ao kit algumas máscaras de coelho, fantasias e o kit de confeiteiro.

5. Ovos no pote

Queridinhos da época, os ovos aparecem em diversos formatos – um deles é o ovo no pote. Simples de fazer, são mais baratos e ainda dá para criar camadas com sabores diferentes. Se quiser, também pode usar aquele copo bolha para fazer. Capriche na decoração e boas vendas.

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