O que é licenciamento e como fazer o do seu veículo? 

Licenciar o veículo é uma das obrigações que você deve cumprir e renovar anualmente para manter os documentos do seu carro regulares. Entenda como funciona a documentação, como licenciar o seu veículo e as datas para 2024.

Você já organizou todos os pagamentos anuais no seu orçamento? Para quem tem carro, o licenciamento é um deles, assim como o IPVA. Mas afinal, o que é licenciamento? E pra que serve esse documento?

O licenciamento é importante para que você possa circular regularmente e de forma segura com seu veículo pelo Brasil, e precisa ser renovado todos os anos. É por isso que, logo que um novo ano começa, os proprietários devem ficar atentos às datas e tarifas para manter essa documentação em dia.

Os prazos e a taxa de licenciamento variam de estado para estado, geralmente por rodízio dos números finais da placa do automóvel. Se você ainda tem dúvidas sobre como licenciar o veículo, como funciona na prática, e precisa de um passo a passo para regularizar a documentação, acompanhe o texto abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=-6bkutMrZ0o

O que é o licenciamento de veículos? 

O licenciamento é um documento de autorização para que um veículo possa circular normalmente pelas ruas do país. Em outras palavras, é o famoso "documento do carro" quando o motorista é abordado em uma blitz policial, por exemplo. 

Atualmente, esse certificado é digital e pode ser acessado pelo app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou site do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Vale lembrar que o órgão não emite mais o documento no papel moeda. Ou seja, você terá que imprimir em casa ou solicitar a impressão no departamento. 

Como conseguir o licenciamento digital?

Antes de solicitar a emissão ou renovação do licenciamento digital, os motoristas devem resolver todas as pendências: multas, IPVA ou qualquer outro tipo de débito precisam ser pagos.  

Confira aqui o calendário de pagamentos do IPVA 2024

Como consultar meus débitos do carro?

Os motoristas podem consultar os débitos do carro, como IPVA atrasado, multas e outras pendências pela internet, por meio de dois canais: 

Para obter o licenciamento, o veículo não pode ter nenhuma restrição judicial ou administrativa, então essa consulta precisa ser feita antes de solicitar o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e). 

Qual é a taxa de licenciamento?

Os preços mudam todos os anos, de acordo com uma taxa determinada pela Secretaria da Fazenda e o Departamento de Trânsito de cada estado. Mas ao contrário do IPVA, que varia de acordo com o modelo do carro, o valor do licenciamento é único para todos os veículos. 

Em São Paulo, por exemplo, a taxa de licenciamento em 2024 é de R$ 160,22. Para conhecer os valores em cada região, clique aqui.

O que é o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e)? 

Tirar o licenciamento anual é como ter um atestado de segurança do veículo, garantindo que ele está em condições de uso e com a emissão de poluentes e ruídos dentro do aceitável. 

Essa garantia é confirmada por meio do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e), que é o documento emitido depois do licenciamento ter sido realizado corretamente pelo site do Detran do seu estado. 

A documentação atualizada deve estar sempre à mão do motorista porque, em caso de uma fiscalização, é obrigação do motorista comprovar a situação regular do automóvel que está conduzindo. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), não licenciar o veículo é uma infração gravíssima, passível de multa e apreensão do carro. 

Como pagar o licenciamento?

Depois de regularizar a situação do carro no Departamento de Trânsito e resolver todas as pendências, é só checar os prazos no site e seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado; 
  2. Faça o login com seus dados. Se for o seu primeiro acesso, crie uma conta com o seu CPF; 
  3. Vá até a aba "Veículos" e clique na opção "Licenciamento Anual";
  4. Em seguida, clique em "Licenciamento digital (CRLV-e); 
  5. No campo indicado, insira o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo) e placa do carro; 
  6. Por fim, pague a taxa de emissão do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e). O pagamento pode ser feito por internet banking, agências bancárias ou pelo caixa eletrônico. 

Depois de pago, o documento será emitido em até 24 horas. Então, fique atento ao site do Detran ou aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para ter o licenciamento atualizado em mãos. 

Como pagar o licenciamento atrasado?

Pagar o licenciamento atrasado é bem simples. Se você tem débitos abertos e deseja regularizar, é só seguir o mesmo passo a passo explicado acima. 

Como pagar o licenciamento no Nubank?

Se o seu veículo está registrado no estado de São Paulo, você pode usar sua conta do Nubank para pagar o licenciamento, basta acessar a área Contas do Detran no seu app. Com a função, você pode consultar e pagar o licenciamento, IPVA e multas do Detran. 

Para fazer isso, primeiro você deve cadastrar o seu veículo no app do Nubank. Confira o passo a passo:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique no ícone "Pagar"; 
  • Depois, selecione a opção "Contas do Detran" e utilize a seta roxa para passar as telas informativas; 
  • Em seguida, cadastre a placa do seu veículo;
  • Na próxima tela, digite o número do Renavam, que pode ser encontrado no documento do seu automóvel; 
  • Em seguida, dê um nome para o seu veículo e pronto!

Depois do cadastro, seu licenciamento estará disponível para pagamento. Confira:

  • Retorne ao atalho "Pagar" e, depois, toque em "Contas do Detran";
  • Em seguida, selecione "Consultar débitos do veículo";
  • Na tela seguinte, o aplicativo mostra os débitos em aberto; 
  • Selecione “licenciamento” clicando no sinal de "mais (+)" e, depois, em “continuar”; 
  • Revise os pagamentos que estão sendo feitos e siga;
  • Selecione a forma de pagamento;
  • Verifique os detalhes do pagamento, coloque sua senha de 4 dígitos, e pronto: um boleto a menos!

Calendário licenciamento 2024: qual é a data de pagamento?

Em geral, os proprietários de veículos já podem se programar para pagar o licenciamento logo no início do ano, afinal, os calendários de cada estado são divulgados pelo Detran em janeiro. 

Os prazos variam entre fevereiro e dezembro, com data limite para pagamento seguindo a ordem dos números finais da placa do carro. Para conferir o calendário do licenciamento em 2024 no seu estado, clique aqui.

Qual é o aplicativo usado para ver o licenciamento do carro? 

Para ter o licenciamento do veículo no celular, você deve instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. Fique atento na hora de baixar: o desenvolvedor do app oficial do governo é o Serviços e Informações do Brasil.

Ao acessar o app, o usuário faz um cadastro e, na tela inicial, seleciona a opção "Veículos". Então, basta clicar em "Toque aqui para adicionar um CRLV" e digitar o número do RENAVAM e o código de segurança que consta no CRV - Certificado de Registro do Veículo, antigo DUT.  

Se o motorista quiser baixar o documento eletrônico para ter acesso mesmo sem conexão com a internet, ele deve seguir as instruções:

  1. Acesse a opção “Veículos” do aplicativo CDT;
  2. Selecione o veículo desejado;
  3. Clique nas três bolinhas que aparecem no canto inferior direito da tela;
  4. Selecione a opção “exportar”; 
  5. Pronto: é só escolher o aplicativo para fazer o download e imprimir o CRLV-e.

Também é possível obter o documento de licenciamento nos aplicativos Poupatempo Digital e do Detran de cada estado. 

Leia mais:

Quanto custa ter um carro? O que considerar antes de comprar

Contas do Detran: tudo sobre a função do Nubank para gerenciar as despesas com o seu carro

Viagem de carro: 6 dicas para não errar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.