Como funciona um cartão de crédito?

17 de março de 2021

Entenda o que acontece quando o cliente digita a senha ou aproxima o cartão da maquininha para finalizar a compra.

Inseriu ou aproximou da maquininha, digitou a senha – quando solicitada – e pronto: compra aprovada em poucos segundos. Por trás dessas operações existe uma grande rede que torna cada transação feita com cartão de crédito segura e possível. Entenda a seguir.

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo: Quer dizer: o cliente tem um certo valor para gastar ao longo das semanas e só paga tudo de uma vez, no vencimento da fatura.

Como funciona uma compra com cartão de crédito?

Para garantir que cada compra seja aprovada e registrada, o fluxo de informações é o seguinte:Lojista           Adquirente Bandeira          Emissora.

Quem é quem no fluxo de um cartão de crédito

Descubra o que faz cada uma das partes envolvidas.

O emissor é quem define as taxas cobradas, o limite disponível e é com quem o cliente mantém um relacionamento.O Nubank, por exemplo, é o emissor de um cartão de crédito – da mesma forma que os bancos são emissores dos cartões que oferecem.

A bandeira – Mastercard, por exemplo – é responsável por processar compras feitas no seu cartão de crédito, além de repassar essas informações para o emissor e permitir que a via seja usada em outros países.

O adquirente é quem administra o terminal de pagamento (maquininha do cartão).E o lojista, o dono do estabelecimento que vende os produtos ou serviços.

Bastidores do funcionamento de um cartão de crédito

Quando seu cartão é inserido na maquininha e você digita a senha, o adquirente recebe um aviso de que o lojista está realizando uma venda.O adquirente informa a bandeira sobre a transação.

A bandeira comunica o emissor do cartão, que autoriza ou não a compra.Vale lembrar que em pagamentos feitos por aproximação a senha não é necessária para transações até R$ 200.