Pular navegação

Como quitar dívidas ainda no início deste ano

Se você decidiu esperar passar o Ano Novo para colocar suas contas em dia, tudo bem. Se organize e comece 2021 saindo do vermelho.

Quitar dívidas: planeta ao lado de vários cartões enfileirados

O ano de 2020 representou dificuldades em muitas esferas – a financeira foi uma das principais.

O ano se encerra com 66% das famílias brasileiras endividadas, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

E o mês de dezembro é um complicador adicional: além dos gastos habituais (com presentes, por exemplo), janeiro chega com as tradicionais despesas de inicio de ano – IPTU, IPVA, licenciamento do carro, seguro, material e matrícula escolar…

Se suas finanças estão no vermelho (ou chegando lá), separamos algumas dicas para quitar dívidas e se livrar das contas atrasadas em 2021.

Veja mais: 5 passos que vão te ajudar a quitar as dívidas

1. Mapeie as despesas e contas atrasadas

Dos gastos no cartão de crédito às contas da casa, inclua todas as despesas deste mês e as que estão atrasadas. Além dos valores, registre, também, os juros cobrados e o tempo em atraso de cada uma.

2. Calcule a renda extra

Apesar dos gastos, o fim do ano costuma ser também uma época de entradas adicionais de dinheiro: décimo terceiro, bônus, participação nos lucros da empresa, trabalho temporário, serviços extras etc.

Se você está endividado (ou em vias de se endividar), quitar os débitos existentes é o melhor uso para esse dinheiro.

Faça um registro dessa renda extra, mais o salário, e subtraia aquilo que já foi gasto: o restante pode ajudar a aliviar ou quitar dívidas.

3. É hora de priorizar

Lembra da lista de despesas? Esse é o momento de olhar para ela e comparar com sua receita. O dinheiro que você tem disponível é suficiente para pagar tudo? Se a resposta for não, será necessário priorizar.

O que isso significa: não necessariamente a maior dívida deva ser a primeira a ser paga. É importante olhar para os juros cobrados, por exemplo, para saber quais contas irão crescer mais rápido. Fique de olho, também, em multas e eventuais perdas de serviços que você possa sofrer caso passe mais de alguns meses em atraso.

4. Negocie as dívidas

Os passos anteriores vão te ajudar a ter uma visão mais clara da sua situação financeira atual. E, com isso mapeado, você terá melhor noção de quanto conseguirá dedicar de sua renda nos próximos meses para quitar dívidas que ainda estejam em aberto.

A partir disso, o melhor passo a ser tomado é entrar em contato com as instituições para quem você deve e negociar. Explique sua situação e proponha um novo acordo que se adeque às suas finanças.

Veja mais: Dicas para negociar suas dívidas no cartão de crédito

5. Fique de olho nos juros

Quando a gente está endividado, a tendência é querer fechar os olhos e fingir que não está acontecendo. Não caia nessa: a melhor maneira de manter suas finanças sob controle é ter uma visão clara do status de cada dívida.

Tem mais dúvidas?

Estou inadimplente. E agora?

5 sinais de que seu cartão de crédito precisa de atenção

Nome sujo: o que você precisa saber

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.